Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Complicações da limpeza de hardware com sapphire r9 390


Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem?
Eu estava fazendo a limpeza em meu pc pois tinha ciência que o mesmo precisava, mas quando terminei, a placa-mãe começou a beepar: 1 bip longo e 3 bips curtos (Sinalizando problema de vídeo).
Meu HARDWARE é o seguinte:

placa-mãe Asus M5A99FX PRO R2.0

processador AMD 9590

water cooler H100i Corsair (para o processador)

2 x 4GB RAM Hyperx 1600 MHz

1 placa de vídeo Radeon R9 390 Sapphire

1 HD 500GB

1 SSD 120GB

fonte Corsair RM850X

gabinete Phantom 410 Black NZXT

Pois bem, após a limpeza e troca de pasta térmica, tanto da cpu quanto da gpu, foi efetuada a re-instalação de todos os componentes. Já testei:

1-Recolocar o processador

2-mudar de slot a gpu

3-funcionar sem memória RAM (beep acusou problema com RAM (OK!)

4-resetar a bios

5-mudar o modo de funcionamento da gpu pelo botão específico para tal mudança

6-trocar os cabos de alimentação da gpu

7-funcionar a máquina sem a gpu

8-trocar de gpu

9-testar os outros slots com outra gpu

Todos os processos acima citados não surtiram efeito, exceto os de número: 8 e 9.

Achei estranho, pois a placa apresenta sinal de que está recebendo carga e o cabo que foi trocado garante tal questão. Como eu não abri a fonte, por estar em garantia, é descartado qualquer opção de dano à mesma.

Obs: A máquina funcionava normalmente antes de inventar essa de limpar o pc e tirar meio kg de poeira.

O que fazer? Já não sei mais!
Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde Lucas,

 

Isso sempre acontece quando nos aventuramos nessa área de hardware sem ter queimado pelo menos 3 componentes na vida, eu, quando iniciei, queimei processador, placa de vídeo e pelo menos umas 5 memórias pra só depois aprender a manusear corretamente estes componentes sensíveis e aprender sobre eletricidade estática.

 

A única dica que dou para tentar lhe ajudar, é testar essa GPU sua em outro PC, leve em uma assistencia proximo à sua casa que eles fazem isso de graça pra voce, vai com o papo de que se tiver queimada voce vai ter que comprar outra que eles mais do que rápido fazem o teste.

 

Lembre-se de como manuseou a placa de video, se tirou ela com o PC na tomada ainda ou energizado, se a placa estava energizada por algum motivo pode ter ocorrido algum curto o que ocasionou a queima da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande parte dos problemas que ocorrem após uma limpeza é o fato da poeira entrar nos slots, tanto de memória RAM, quanto da GPU, aí é aquele festival de beeps, PC que não dá vídeo, que não inicia... Faça aquela clássica limpeza dos contatos dos pentes de memória e da GPU com uma borracha e também a limpeza dos slots. Para isso utilize um compressor de ar, spray de ar comprido ou spray limpa-contato elétrico (lembrando: leia o rótulo do limpa-contato para ver se ele não ataca plásticos e borrachas, que geralmente são aqueles não-inflamáveis, pois estes costumam dar dor de cabeça depois). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que sou técnico e nunca tive problema com essa questão. Eu uso luva, manta, pincel, todos anti-estáticos. E a pulseira anti-estática, que não posso esquecer... hehe.
Quanto ao soquete, eu sei que estão funcionando, pois testei com outra gpu e funcionou normalmente. Também passei borracha nos contatos, mas o problema não foi resolvido. Vou ter de colocar em outra máquina mesmo... Espeque que não tenha estragado, pois é muita falta de sorte em uma época só: 1 mês eu perdi maçarico, isqueiro, placa de vídeo, fone de ouvido, headset! Ahhhh... kkk está feio pro meu lado! Assim que eu colocar a gpu em outra máquina, posto os resultados. Obrigado pelo auxilio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!