Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
LBeK

Complicações da limpeza de hardware com sapphire r9 390

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bem?
Eu estava fazendo a limpeza em meu pc pois tinha ciência que o mesmo precisava, mas quando terminei, a placa-mãe começou a beepar: 1 bip longo e 3 bips curtos (Sinalizando problema de vídeo).
Meu HARDWARE é o seguinte:

placa-mãe Asus M5A99FX PRO R2.0

processador AMD 9590

water cooler H100i Corsair (para o processador)

2 x 4GB RAM Hyperx 1600 MHz

1 placa de vídeo Radeon R9 390 Sapphire

1 HD 500GB

1 SSD 120GB

fonte Corsair RM850X

gabinete Phantom 410 Black NZXT

Pois bem, após a limpeza e troca de pasta térmica, tanto da cpu quanto da gpu, foi efetuada a re-instalação de todos os componentes. Já testei:

1-Recolocar o processador

2-mudar de slot a gpu

3-funcionar sem memória RAM (beep acusou problema com RAM (OK!)

4-resetar a bios

5-mudar o modo de funcionamento da gpu pelo botão específico para tal mudança

6-trocar os cabos de alimentação da gpu

7-funcionar a máquina sem a gpu

8-trocar de gpu

9-testar os outros slots com outra gpu

Todos os processos acima citados não surtiram efeito, exceto os de número: 8 e 9.

Achei estranho, pois a placa apresenta sinal de que está recebendo carga e o cabo que foi trocado garante tal questão. Como eu não abri a fonte, por estar em garantia, é descartado qualquer opção de dano à mesma.

Obs: A máquina funcionava normalmente antes de inventar essa de limpar o pc e tirar meio kg de poeira.

O que fazer? Já não sei mais!
Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Lucas,

 

Isso sempre acontece quando nos aventuramos nessa área de hardware sem ter queimado pelo menos 3 componentes na vida, eu, quando iniciei, queimei processador, placa de vídeo e pelo menos umas 5 memórias pra só depois aprender a manusear corretamente estes componentes sensíveis e aprender sobre eletricidade estática.

 

A única dica que dou para tentar lhe ajudar, é testar essa GPU sua em outro PC, leve em uma assistencia proximo à sua casa que eles fazem isso de graça pra voce, vai com o papo de que se tiver queimada voce vai ter que comprar outra que eles mais do que rápido fazem o teste.

 

Lembre-se de como manuseou a placa de video, se tirou ela com o PC na tomada ainda ou energizado, se a placa estava energizada por algum motivo pode ter ocorrido algum curto o que ocasionou a queima da placa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande parte dos problemas que ocorrem após uma limpeza é o fato da poeira entrar nos slots, tanto de memória RAM, quanto da GPU, aí é aquele festival de beeps, PC que não dá vídeo, que não inicia... Faça aquela clássica limpeza dos contatos dos pentes de memória e da GPU com uma borracha e também a limpeza dos slots. Para isso utilize um compressor de ar, spray de ar comprido ou spray limpa-contato elétrico (lembrando: leia o rótulo do limpa-contato para ver se ele não ataca plásticos e borrachas, que geralmente são aqueles não-inflamáveis, pois estes costumam dar dor de cabeça depois). 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que sou técnico e nunca tive problema com essa questão. Eu uso luva, manta, pincel, todos anti-estáticos. E a pulseira anti-estática, que não posso esquecer... hehe.
Quanto ao soquete, eu sei que estão funcionando, pois testei com outra gpu e funcionou normalmente. Também passei borracha nos contatos, mas o problema não foi resolvido. Vou ter de colocar em outra máquina mesmo... Espeque que não tenha estragado, pois é muita falta de sorte em uma época só: 1 mês eu perdi maçarico, isqueiro, placa de vídeo, fone de ouvido, headset! Ahhhh... kkk está feio pro meu lado! Assim que eu colocar a gpu em outra máquina, posto os resultados. Obrigado pelo auxilio!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×