Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Vi que nas especificações do USB 3.0 está descrito o suporte a até 0.9A de corrente alimentada, mais que os 0.5A geralmente alimentados por padrões mais antigos.

A minha dúvida é se eu consigo tirar os 0.9A utilizando um cabo USB 2.0, visto que os 5 pinos extras são de dados (4) e GND (1) na revisão 3.0.

Estou usando uma base de refrigeração personalizada, com algumas fans (2 e 3 e pretendo aumentar), e gostaria de saber se posso contar com os 0.9A das 2 portas USB que tenho. Já tentei verificar através do Gerenciador de Dispositivos, mas ele só indica os 0.5A na porta 2.0, sem falar nada das portas 3.0.

Grato desde já, Jonathan

Postado

@Jonathan Ramos Oliveira ,

Se o seu cabo USB 2.0  for daqueles "caros" , com cabo grosso, e portanto os condutores de cobre que levam o +V e o GND forem de boa qualidade, consegue sim !

Mas cuidado com uma coisa : normalmente os chips Hubs USB que existem nas motherboards conseguem fornecer 0.9A de corrente NO TOTAL , isto é, se você tentar puxar de duas portas de um mesmo chip, só vai obter a corrente total de 0.9A. O barato acaba nisso.....

Algumas placas possuem mais de um chip, e nesse caso você pode usar duas portas, sendo uma de cada chip, e aí sim poderá puxar 0.9A de cada uma delas.

Minha experiência com os cabos USB nacionais é péssima, antes de você conseguir puxar 0,5A a tensão já cai para menos de 4,3 Volts.

Tenho um cabo que veio com um pendrive top de linha da Patriot, é um cabo com blindagem e tudo, com ele consigo puxar os 0,5A e a tensão fica perto de 4,9 Volts. Mas é filho único de mãe solteira hehehe !

Paulo

• Curtir 2
Postado

@aphawk ,

Olha esse print. Todos os "Intel ... Host Controller" são listados como dispositivos diferentes, com ID's diferentes.

No entanto, não sei se fisicamente eles são chips separados, e não tenho como abrir o note pra verificar. No entanto, as duas portas são Charger Plus (http://www.asus.com/SG/support/FAQ/1010232) e, teoricamente, poderiam entregar mais corrente (não achei especificações exatas a respeito).

O cabo é mais grosso que o comum, os fios são de cobre (apesar de serem finíssimos, achei pouco em quantidade pra cada cor), mas não tem blindagem.

O que acha, arrisco?

Jonathan

Captura de Tela (15).png

Postado

@Jonathan Ramos Oliveira ,

Eu tive uma mother Asus com essa tecnologia, funcionava em conjunto com  um driver que carregado fazia a porta USB entregar até 1.2 A de corrente.

Me parece que você tem 3 chips independentes. Basta identificar quais das portas USB que vão aos chips, e sei que em uma delas com esse Charger Plus ligado vai permitir fornecer 1.2 A , mas não sei se o outro chip consegue fornecer a mesma corrente, ou se funciona apenas uma dessas portas especiais de cada vez, sei lá .... a documentação é quase inexistente sobre isso.

Olha, eu arriscaria fazer isso apenas nas portas USB 2.0 .... já que o teu cabo é grosso, faz um teste, inicialmente com apenas uma porta, e estando ok, ligue a segunda porta. Mas tenha certeza de ser uma porta USB de cada chip, e não duas do mesmo chip, ok ?

Deixe a sua porta USB 3.0 reservada para emergências kkkkk .

Paulo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!