Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

BA255 Pino de Trigger


Posts recomendados

Ola pessoas, Primeiramente Feliz ano Novo a todos do Forum.

 

Eu estava a procura de um CI com 2 saidas de pulso para controlar 2 enrolamentos de um Transformador Flyback de alta tensão que estou montando, ele possui 1500R no secundário e isso impede que o primario seja qualquer pedaço de fio kkk tenho que ter um oscilador descente para 2 enrolamentos primarios oscilarem em paralelo quando 1 liga o outro desliga e isso a pelo menos 100KHz e que não tenha perda como o NE555, que ao colocar 16V no VCC dele você tem apenas 14,5V ou menos depende da discipação do NE555, no OutPut. Más mesmo que este tenha perdas o que é inevitavel pois nada trabalha de graça, eu irei utilizar uma fonte externa para os mosfets. Então após pesquisas encontrei este BA255 mas no datasheet nos 2 pinos de Trigger eles requerem um sinal oriundo de algum outro CI gerador de onda quadrada, é isso mesmo? ta certo essa parada? se for nao tem necessidade dele.... bom então analisando ele e um NE555, ( que nao quero utilizar por ter somente 1 OutPut) o trigger do NE555 é colocado o capacitor que da a frequencia do mesmo. Isso significa que se eu quiser posso colocar um capacitor nesse Trigger do BA255? Eu sei que  a frequencia é dada pelo Capacitor e pelo resistor do pino 6 e do pino 2 mas o que fazer com os 2 pinos de Trigger? alguem pode ajudar? isso ta me dando dor de cabeça kkk  

 

E antes que perguntem qual o motivo de montar um flyback desse sendo que eu poderia utilizar os já prontos de  TV antiga, eu nao quero corrente continua quero alternada e até onde eu sei esses flybacks tem diodos e alguns até capacitores dentro que fazem uma etapa de multiplicador de tensão, e o foco aqui é alternada e claro que após concluido eu irei colocalo dentro de resina epoxy ou dentro de um tanquinho de oleo a vácuo para  nao ter ar dentro, estou indeciso da melhor forma ainda.

 

datasheet http://pe2bz.philpem.me.uk/pdf on typenumber/A-C/BA236.pdf

 

Bom aguardo a resposta de vocês

 

Happy new year to all!!!

 

Robert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Robert Gabriel Da Silva ,

 

Opa bom ano novo para você também !!!!

 

Esse CI não tem a versatilidade do 555. Ele tem internamente dois monoestáveis, e como tal, eles são acionados por um pulso positivo na entrada de Trigger.

Melhor dizendo, eles são sensíveis à borda de subida do pulso.

 

Não vai conseguir montar um oscilador com ele....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Robert Gabriel Da Silva ,

 

Hehehe isso faz parte do aprendizado !

 

Vou te dar uma dica : existe a versão Cmos do 555, não vai ter nenhuma perda de tensão !

 

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/52-artigos-diversos/9646-conheca-o-555-cmos-art2026

 

TLC555 ou LMC555 ou ICM7555 .....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk pois é eu ja li sobre este componente TLC7555 e também vi o LM556 que tem 2 output, mas olhando para o diagrama esquemático dele percebi q o mesmo não possui independencia entre OutPuts. É isso mesmo ou eu to ficando louco?

 

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm556.pdf

 

Pois o meu problema maior Paulo, nem é a perda e sim pois presciso de 2 osciladores que intercalam seus pulsos sacas, a perda eu compenso fazendo um estágio de amplificação com um transistor de potencia qualquer para o Gate dos Mosfets.

Agora uma pergunta offtopic @aphawk  na hora de fazer um driver de Mosfet, como saber quando o mosfet está com o resistor limitador de corrente perfeito para ele trabalhar com maxima potencia? Eu geralmente calculo entre 1K5 e 270R vou alterando ate achar. Mas sei que tem um calculo seguindo o HFE, ate sei fazer mas como saber se o transistor esta saturando ( ate ond eu sei saturar significa q ele parou de oscilar é isso?)  d+ tornando-se apenas um interruptor liberando passagem de corrente e não esta oscilando... Tipo eu ja notei que depende da carga dele ele precisa de mais corrente para oscilar  e tal, como saber isso utilizando trafo como carga?  É ta mais complicado q parece kkk Pois até se tiver como intercalar a oscilação entre 2 NE555 o que eu acredito q seja possivel através do pino 5 dele,  acho que facilitaria muito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Robert Gabriel Da Silva ,

 

Bom, o LM556 nada mais é do que dois LM555 totalmente independentes, a saída de um deles não tem nada a ver com a saída de outro !

Eu ainda não entendi o que você quer dizer com dois osciladores que intercalem seus pulsos.... com o LM556 você terá dois osciladores independentes, cada um com seus próprios resistores e capacitores que determinam a frequência de oscilação, e nunca haverá nenhum tipo de sincronismo entre eles.

 

Agora, sobre o Mosfet ....

 

MOSFET não trabalha igual a um transistor comum, não existe HFE neles.

 

O Gate de um Mosfet possui impedância DC elevadíssima, mas possui uma certa capacitância entre o gate e o dreno, e é essa capacitância que cria problemas conforme a frequência de chaveamento aumenta !

 

Em frequências altas, essa capacitância apresenta baixa impedância, e faz com que ocorram atrasos, tipos aqueles que existem em circuitos RC, fazendo o Mosfet demorar para conduzir e demorar para cortar ( o que é bem pior... ) .

 

Então, usamos circuitos que entregam o sinal ao gate do Mosfet com uma impedância bem baixa, que equivale a usar um resistor bem pequeno e o efeito RC desaparece !

 

Esses circuitos são chamados de DRIVERS.

 

Saturar um transistor comum significa que o transistor está trabalhando fora do modo linear, e não respeita mais o HFE , isto é, mesmo se você aumentar a corrente de base, não vai aumentar a corrente de coletor. Indica que pelo coletor do transistor já está circulando o máximo de corrente possível.

 

O problema de saturar um transistor é que quando você corta a corrente de base, ele demora bastante para cortar a corrente de coletor, e isso faz com que o circuito seja lento demais para cortar a corrente.

 

Um driver de Mosfet que use transistores comuns trabalhando saturados é inútil, pois não vai permitir chavear em velocidades mais altas, e pode até danificar o Mosfet em casos onde se usam dois ou mais Mosfets chaveando em momentos diferentes !

 

Eu quando precisei chavear um Mosfet de alta corrente e alta velocidade usei um CI IR2110 ou IR2104.

 

Não sou bom em fazer circuitos de drivers.... estou meio velho para isso, prefiro usar um CI dedicado e pronto !

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Muito bem explicado nossa to besta kkkk e eu procurando HFe nos mosfets ve se pode kkkk mas é esse problema de efeito RC q eu devo tirar então. Entendi perfeitamente agora tudo se encaixa, mas assim, se a carga do mosfet for grande como é o caso do meu transformador tipo flyback, Como eu faria para oscilar ele ja que pelo q entendi nao é nescessario que eu utilize 2 osciladores  ( meu trafo nao tem tap central, ele tem 2 enrolamentos independentes mas se for o caso eu desmonto e refaço o primario =P ) .

 

essa "capacitancia" entre gate e dreno como saber o valor dela e saber o resistor adequado para por em seu Gate? isso esta no datasheet?.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Robert Gabriel Da Silva ,

 

Heheh lembra que logo nos seus primeiros posts eu te falei que tem muita coisa prá ir aprendendo e só com o tempo ia conseguir ????  Pois é kkkkk

 

Quanto ao Flyback, olhe aqui antes :

 

https://www.google.com/search?q=oscilador+fly-back&client=firefox-b-ab&source=lnms&também=isch&sa=X&ved=0ahUKEwib18-OrqzRAhUGFJAKHcuTBx0Q_AUICCgB&biw=1307&bih=895

 

Repare que é raridade alguém usar um Mosfet para ele .... eu usaria algo mais fácil, com um oscilador tipo Hartley, olha que moleza :

 

maxresdefault.jpg

 

Sem LM555, LM556, driver de Mosfet kkkkkk

 

Aqui no Fórum tem um post onde você pode aprender bastante coisa sobre esse assunto, tem esquemas também :

 

Quanto à sua pergunta sobre a capacitância do Mosfet, sim, ela está detalhada no datasheet dele. Sobre o resistor, caso ele baste, você tem de fazer a conta pelo atraso de um circuito RC na frequência que você vai operar, e esse atraso tem de ser o menor possível para que essa demora não prejudique outras partes do seu circuito. Mas também tem de respeitar a carga máxima em nanoColoumbs que o Mosfet suporta ( também está no datasheet ) .  Complicadinho né ?

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk caraca kkkk 

4 minutos atrás, aphawk disse:

 

 

Quanto à sua pergunta sobre a capacitância do Mosfet, sim, ela está detalhada no datasheet dele. Sobre o resistor, caso ele baste, você tem de fazer a conta pelo atraso de um circuito RC na frequência que você vai operar, e esse atraso tem de ser o menor possível para que essa demora não prejudique outras partes do seu circuito. Complicadinho né ?

 

Paulo

 

 essa parte é moleza o problema é so achar no datasheet o valor pois nao ta especificado em portugues e geralmente é um jargão em inglês e eu so comheço o basico de inglês formar algumas frases e tal kkkk

 

com relação ao hartley eu ja utilizei quando eu utilizava flybacks prontos. No meu caso eu montei o meu, Comprei núcleo de ferrite tipo U/I  com aperto por grampo parecido com flyback memo. ( eu so chamo de flyback pois vi em um forum q os choppers de alta tensão são chamados de flybacks.)  e  eu mesmo enrolei o trafo e ja testei basicamente e ele está funcionando, o problema mesmo é montar o oscilador dele. Pensei em utilizar um circuito simples tipo o de um joule thief, q é apenas um mosfet ou transistor e um resistor em um enrolamento com center tap, fiz e funcionou mas nao com a potencia esperada de um trafo pré calculado para 50Kv ~100Kv ou mais =P  

 

bom vou voltar ao planejamento kkk um dia sai esse projeto e eu posto pra vocês verem o bichu kkk 

abraços Paulo obrigado pela ajuda 

 

Robert

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!