Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre transformadores e retificação


Posts recomendados

Olá pessoal, minhas dúvidas são as seguintes:

 

Eu tenho um transformador 15V+0V+15V.

Caso eu use um retificador de onda completa(o que usa 2 diodos) eu vou ter 15V, certo?

 

Posso utilizar um retificador de onda completa em ponte (o de 4 diodos) nesse trafo? Caso faça isso, terei 30V? Nesse caso eu teria que deixar o terminal central fora de uso, certo?

 

Segundo a especificação dele, ele é de 800mA. Em ambas configurações eu consigo extrair toda essa corrente?

 

Qual das 2 configurações é melhor? Estou fazendo uma fonte ajustável.

 

Basicamente é isso, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A potência do transformador deve ser sempre a mesma, independentemente da topologia (ligação dos enrolamentos) de como tiras a energia dele.

Para uma mesma potência a corrente disponível, quando a tensão é dobrada, vai cair pela metade, aproximadamente..

A questão do melhor ou pior vai depender do que necessitas ai..

Lembra que, uma tensão de 15 Volts depois de retificada e filtrada vai ter pico da ordem de 15V x 1,4142 = 21 Volts DC. Com 30 Volts ela terá pico de 42 Volts, praticamente acima da máxima tensão suportada por um CI desses reguladores como LM317 ou LM350 ou LM338..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!