Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD FX6300 chegar á 67°?


Posts recomendados

Bem, antes ele chegava á 60° e travava, daí umas recomendações 
troquei as pasta térmica, limpei, troquei minhas ram de 2x2 =4GB RAM 
estou com um 1x4 
porém não esta travando mais.. mas ele esta muito mais quente '-' 
eu só tenho o cooler que veio na placa-mãe M5A78L-MLX/BR 
como posso fazer pra esfriá-lo mais? 

placa-mãe M5A78L-MLX/BR 
 AMD FX6300
4GB RAM

80HD (VENDI O DE 500) 
FONTE CORSAIR HX520W                                                                  

15934216_929298210535951_534545143_o.jpg

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriella Sampaio tem furação para colocar uma ventoinha naquela grelha traseira? Ajudaria bastante, porque esses gabinetes com a fonte em cima aquecem demais.

 

Outro detalhe é que você não pode usar o HWmonitor para ver as temperaturas dos FX da AMD. A leitura é errada, bug conhecido e que perdura há anos sem qualquer satisfação da AMD. Também acontece em todos os outros aplicativos como AIDA64, SpeedFan, Real Temp, Core Temp, etc.

 

O único aplicativo correto é o AMD Overdrive, proprietário da AMD. Mas ele só mostra a margem térmica (foto). É uma contagem regressiva. Se chegar no 0ºC é porque bateu no limite do aceitável para uso 24/7. Se abaixar de zero o valor fica em vermelho, abaixo do recomendável.

 

Baixe o AMD Overdrive e veja como fica a temperatura. É um app meio paternalista, que trata o consumidor como criança (que não pode saber a temperatura em valores reais), mas não tem jeito. Os outros apps vão fazer uma leitura errada.

 

overdrive.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Contiusa disse:

@Gabriella Sampaio tem furação para colocar uma ventoinha naquela grelha traseira? Ajudaria bastante, porque esses gabinetes com a fonte em cima aquecem demais.

 

Outro detalhe é que você não pode usar o HWmonitor para ver as temperaturas dos FX da AMD. A leitura é errada, bug conhecido e que perdura há anos sem qualquer satisfação da AMD. Também acontece em todos os outros aplicativos como AIDA64, SpeedFan, Real Temp, Core Temp, etc.

 

O único aplicativo correto é o AMD Overdrive, proprietário da AMD. Mas ele só mostra a margem térmica (foto). É uma contagem regressiva. Se chegar no 0ºC é porque bateu no limite do aceitável para uso 24/7. Se abaixar de zero o valor fica em vermelho, abaixo do recomendável.

 

Baixe o AMD Overdrive e veja como fica a temperatura. É um app meio paternalista, que trata o consumidor como criança (que não pode saber a temperatura em valores reais), mas não tem jeito. Os outros apps vão fazer uma leitura errada.

 

 

overdrive.jpg

 da erro qaundo vou instalar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriella Sampaio os drivers do sistema / BIOS devem estar desatualizados. Deixa para lá, então. 

 

Mas tem como colocar um fan naquela grelha traseira? Sabe a medida entre uma furação e a outra? Geralmente é para ventoinhas de 80, 92 ou 120mm.

 

Está usando qual pasta térmica?

 

Aplicou a gota de pasta?

 

172acd99_vbattach213935.jpeg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Contiusa disse:

@Gabriella Sampaio os drivers do sistema / BIOS devem estar desatualizados. Deixa para lá, então. 

 

Mas tem como colocar um fan naquela grelha traseira? Sabe a medida entre uma furação e a outra? Geralmente é para ventoinhas de 80, 92 ou 120mm.

 

Está usando qual pasta térmica?

 

Aplicou a gota de pasta?

 

172acd99_vbattach213935.jpeg

 

 

meu primo que aplicou a pasta nao sei o nome, mas ele mexer com isso e tal ele disse que é uma das melhores 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gabriella Sampaio disse:

mas ele mexe com isso e tal ele disse que é uma das melhores 

 

Isso é muito subjetivo, porque tem muita pasta "silver", "gold" por aí que o pessoal acha que é boa, de prata e tal, mas são verdadeiros cavalos paraguaios. Até porque tem algo errado na montagem ou na pasta do cooler, porque não era para estar dessa forma, colado no limite com apenas um núcleo sendo usado.

 

Mas o cooler box é ruim mesmo. O ideal, se você tiver como, seria comprar um cooler novo, nem que seja um Gammaxx 200T, que estão baratos. Ele já vem com a pasta térmica pré-aplicada. Não é nenhuma Brastemp, mas vai deixar o seu FX-6300 em boas condições de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Contiusa disse:

 

Isso é muito subjetivo, porque tem muita pasta "silver", "gold" por aí que o pessoal acha que é boa, de prata e tal, mas são verdadeiros cavalos paraguaios. Até porque tem algo errado na montagem ou na pasta do cooler, porque não era para estar dessa forma, colado no limite com apenas um núcleo sendo usado.

 

Mas o cooler box é ruim mesmo. O ideal, se você tiver como, seria comprar um cooler novo, nem que seja um Gammaxx 200T, que estão baratos. Ele já vem com a pasta térmica pré-aplicada. Não é nenhuma Brastemp, mas vai deixar o seu FX-6300 em boas condições de uso.

obg eu vou providenciar um cooler.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa temperatura não deveria fazer ele travar. É muito mais provável o travamento ser por conta dessa placa-mãe feita pelo Frankenstein :P

 

O que me chamou a atenção foi a tensão do processador. 1.44v é demais pra 4.1 GHz, eu uso 1.22 e já acho demais. Eu botei 1.42v pra chegar a 4.6 GHz.
Foi você que setou essas tensões?

 

Sobre o bug da leitura: pra mim o Overdrive lê a mesma temperatura que os sensores comuns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, está alto (nem vi), mas tem gente com placas de chipset 990FX e 970 rodando a 1.43v e 1.39v no turbo em stock voltage. Não quer dizer que a placa-mãe seja confiável, mas é 'comum' isso. Ela poderia descer para 1.2v, mas antes teria que fazer testes de estabilidade e estudar o BIOS em questão. Provavlemente atualizar o BIOS.

 

E, sim, o bug existe. Repare que nas máximas do HWmonitor ela tem a CPU rodando com uma carga bem pesada (85% de média nos 6 núcleos) e a temperatura de 71ºC (o limite para o FX-6300 estipulado pela AMD).

 

No AMD Overdrive ela tem uma média de 18% em todos os núcleos com margem de apenas 4ºC. É só fazer as contas. A temperatura passaria com folgas do limite a 85%. O que coloca o HWmonitor com uma temperatura completamente fictícia nesse caso (e em geral). 

 

Ou seja, o micro dela pode muito bem estar desligando ou travando por superaquecimento.

 

A menos que um engenheiro oficial da AMD explique os valores do AMD Overdrive, o que as pessoas veem e dizem nos programas como o HWmonitor é pura expeculação. E perigoso também, porque se basear em temperaturas fictícias pode colocar o chip do usuário acima das especificações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Contiusa disse:

É, está alto (nem vi), mas tem gente com placas de chipset 990FX e 970 rodando a 1.43v e 1.39v no turbo em stock voltage. Não quer dizer que a placa-mãe seja confiável, mas é 'comum' isso. Ela poderia descer para 1.2v, mas antes teria que fazer testes de estabilidade

Sim. 1.2v pode ser alcançável, mas ela precisa desativar o Core Performance Boost pois ele não permite menos que 1.3v, pelo menos aqui na minha placa-mãe.

Aqui, com CPB habilitado, ele configura automaticamente para 1.38v/4100MHz, se não estou enganado.

 

4 horas atrás, Contiusa disse:

E, sim, o bug existe. Repare que nas máximas do HWmonitor ela tem a CPU rodando com uma carga bem pesada (85% de média nos 6 núcleos) e a temperatura de 71ºC (o limite para o FX-6300 estipulado pela AMD).

 

No AMD Overdrive ela tem uma média de 18% em todos os núcleos com margem de apenas 4ºC. É só fazer as contas. A temperatura passaria com folgas do limite a 85%. O que coloca o HWmonitor com uma temperatura completamente fictícia nesse caso (e em geral)

Interessante que eu só vejo o bug em Idle, em Load as leituras mais ou menos se emparelham. Ou seja, se o Overdrive mostra uma margem de 0ºC em Load, todos os outros leitores mostram 70/71ºC.

O que eu pude notar é que o sensor "TMPIN2" da placa-mãe reflete mais a realidade do que o sensor usado pelo Overdrive e ademais, num modo GERAL. Enquanto o sensor "comum" (usado pelo OD e outros) tá mostrando 20ºC em Idle, o TMPIN2 mostra 29 (agora em 22ºC de temperatura ambiente). Quando em Load, o sensor comum mostra (digamos) 58ºC, e o TMPIN2 mostra 60ºC. Mostrava, quando eu ainda usava o cooler box.

 

Quando eu fazia uns testes com o cooler box em rotação super baixa, pude perceber que essa é a leitura mais próxima da CPU.

 

4 horas atrás, Contiusa disse:

Ou seja, o micro dela pode muito bem estar desligando ou travando por superaquecimento

Também.

 

4 horas atrás, Contiusa disse:

A menos que um engenheiro oficial da AMD explique os valores do AMD Overdrive, o que as pessoas veem e dizem nos programas como o HWmonitor é pura expeculação. E perigoso também, porque se basear em temperaturas fictícias pode colocar o chip do usuário acima das especificações

Não acho que ele vá explicar, ainda mais agora :P

 

De qualquer forma, faz sentido a pessoa seguir o que a AMD diz, é uma garantia também. Se algo der errado, é com o produto deles, com o programa de leitura deles que eles recomendam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!