Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tira-teima: Smart Habilitado


Clemente Silva

Posts recomendados

  • Membro VIP

Teste de desempenho de HDs, com e sem uso do SMART

Eu sempre tive minhas dúvidas quanto ao SMART habilitado provocar queda de desempenho do HD. Para tentar comprovar se realmente ocorre essa queda de desempenho, resolvi fazer alguns benchs. De fato, conclui que há realmente uma pequena queda no desempenho, mas eu classifico como quase imperceptível.

Sei que já existe um tópico fixo sobre esse assunto, mas eu achei melhor abrir outro para mostrar os resultados dos testes em separado, deixando o tópico disponível para quem quiser postar seus próprios testes também.

Para fazer esse teste, usei o bench HDTune versão 2.0 (que pode ser baixado neste link, apenas 584 KB), em ambiente no Windows XP Home com SP1, instalado em sistema FAT32.

Para esse teste, usei 3 HDs de diferentes marcas e especificações (espero adicionar ainda mais alguns neste teste). À máquina foi reiniciada à cada teste para cada HD, sendo que nessa ocasião eu aproveitava para habilitar/desabilitar o SMART. Os discos foram conectados na porta IDE 0, com cabo de 80 vias, e estão todos livres de quaisquer defeitos, com todos os atributos do SMART em valores normais. Os dados foram desfragmentados antes do início dos testes.

Nota: Os resultados para cada HD estão separados nas próximas 3 mensagens deste tópico.

Claro que não considero os testes que fiz como sendo únicos e definitivos, portanto se alguém quiser fazer seus próprios testes, inclusive usando outros métodos e programas, é só postar aqui.

À seguir, as especificações da máquina utilizada e dos HDs testados:

Especificação da máquina utilizada:

Intel Pentium 4 Northwood C1 (2.4 Ghz, FSB 533 Mhz, L2 512 KB)

Motherboard ECS P4VMM2 (chipset VIA P4M266)

Memória 2 x 256 MB DDR PC2100

Especificação dos discos rígidos, na sequência em que foram testados:

HD n° 1: Western Digital WD400EB, 40 GB, UDMA 5 (ATA100), 5400 rpm, buffer 2 MB

HD n° 2: Quantum Fireball CX13, 13 GB, UDMA 4 (ATA66), 5400 rpm, buffer 512 KB

HD n° 3: Samsung SpinPoint P80 SP0802N, 80 GB, UDMA 5 (ATA100), 7200 rpm, buffer 2 MB

Acessórios adicionais:

Café, colírio, paciência (principalmente para transferir os screens por acesso discado gratuito) e comprimidos para dor de cabeça. :-D

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://forum.clubedohardware.com.br/style_images/1/icon11.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teste de desempenho com/sem uso do SMART - Western Digital WD400EB

Considerando apenas a Taxa de Transferência, medida no quadro Transfer Rate, vemos no campo Average que a média cai em torno de 1,5 MB/s quando o SMART está habilitado. Há uma diferença, portanto. Pequena, mas há.

SMART DESABILITADO

hdtune_wd400eb_nosmart.gif

SMART HABILITADO

hdtune_wd400eb_smart.gif

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://forum.clubedohardware.com.br/style_images/1/icon11.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teste de desempenho com/sem uso do SMART - Quantum Fireball CX

Neste HD não houve absolutamente nenhuma diferença no Transfer Rate - Average, com o SMART habilitado ou desabilitado.

SMART DESABILITADO

hdtune_qfcx13_nosmart.gif

SMART HABILITADO

hdtune_qfcx13_smart.gif

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://forum.clubedohardware.com.br/style_images/1/icon11.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teste de desempenho com/sem uso do SMART - Samsung SpinPoint P80 SP0802N

Teoricamente, a diferença de desempenho com ou sem SMART deveria ser menor ainda em HDs de alta performance, com velocidade de rotação um pouco mais elevada. Esta teoria ganha força com o terceiro HD testado, cuja rotação é de 7200 rpm. Notem que a diferença é irrisória: apenas 0,2 MB/s à menos quando o SMART é habilitado.

SMART DESABILITADO

hdtune_samsungsp80_nosmart.gif

SMART HABILITADO

hdtune_samsungsp80_smart.gif

...

Bom, até o momento são esses três. Nos próximos dias eu devo testar mais alguns, entre eles um Maxtor DiamondMax que uso no trabalho.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por carlos_fs@09 ago 2004, 22:16

sera que ele usa o hd igual quando você esta usando algum programa que utilize bastante o hd (talvez até um jogo)

Boa pergunta.

Bom, eu acredito que no caso de um game nem daria para medir, já que máquinas com quantidades generosas de RAM (512 ou mais) raramente vão usar swap, portanto teria que ser uma aplicação que usasse constantemente o HD.

É aí que entram os benchs. O HD Tune (entre outros) mede a performance do HD em situações de stress, então acho que já serve para a gente ter uma base. Eu rodei o teste 3 vezes em cada HD, e os resultados foram praticamente iguais (diferença de "zero vírgula alguma coisa"...), mas houve sim alguma diferença, veja o teste com o Western Digital.

Mas eu vou descolar algumas outras marcas de HD para fazer o teste (o problema é que o tempo é curto, tem que instalar s.o., drivers, etc...) e quero testar com outros sistemas operacionais também.

O que eu quero ver é se isso varia de acordo com o fabricante, especificação (interface, rotação, capacidade, etc...), outros itens de hardware (placa-mãe, por exemplo), etc.

Até agora, eu não vi muita diferença com SMART habilitado ou não.

Você não quer fazer um teste aí?

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!