Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro ao clonar HD 500 GB para SSD 120 GB


fersc.luiz

Posts recomendados

Bom dia,

Recentemente clonei o HD de 500 GB do meu notebook para o SSD de 120 GB da Sandisk e o computador funcionou perfeitamente pelo SSD durante umas duas semanas até dar um problema de boot. Para solucionar o problema resolvi clonar novamente o HD para o SSD.

 

Resumindo, agora quando tento fazer o mesmo processo de clonagem, o software de clonagem (Acronis) informa que não é possível clonar pois necessita de mais 350 GB (aproximadamente) de espaço no SSD.

 

Porque na primeira vez o HD foi clonado sem problemas e agora dá esse erro de espaço?

 

Cheguei até restaurar o Windows 10 para ver se resolvia, mas não resolveu.

 

Dá para resolver isso? Diminuindo o tamanho da partição C: do HD por exemplo?

 

Se alguém puder dar uma ideia, agradeço.

 

Att. Luiz Fernando

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde sei, clonagem apenas funciona entre HDs de tamanho idêntico ou com o destino sendo maior. Não consigo imaginar como funcionou em um primeiro momento. Particionar o primeiro HD não serve.

 

O ideal serial reinstalar o SO do zero, sem clonar. Se souber utilizar linux, "clone" partição por partição utilizando o comando dd, porém terá que deixar o SSD idêntico antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Caique Portela disse:

Até onde sei, clonagem apenas funciona entre HDs de tamanho idêntico ou com o destino sendo maior. Não consigo imaginar como funcionou em um primeiro momento. Particionar o primeiro HD não serve.

 

O ideal serial reinstalar o SO do zero, sem clonar. Se souber utilizar linux, "clone" partição por partição utilizando o comando dd, porém terá que deixar o SSD idêntico antes.

Obrigado,

 

Agora você acabou de descobrir que é possível clonar o HD de tamanho maior para o SSD menor. Legal hein...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, fersc.luiz disse:

Obrigado,

 

Agora você acabou de descobrir que é possível clonar o HD de tamanho maior para o SSD menor. Legal hein...

Existe uma diferença entre clonar e restaurar a imagem de um sistema operacional. No segundo caso, de fato, só é possível entre equipamentos de capacidade similar ou o novo sendo de capacidade superior de armazenamento. 

Só não esqueça de esclarecer que essa sua clonagem só foi possível porque a quantidade de dados salvos no HD era inferior a 128 GB... senão fica parecendo que você comprimiu 500 GB em 128 GB.

Diminuir o tamanho de C:\ não vai resolver nesse caso, a não ser que você clone partição por partição desde que respeitada a capacidade de armazenamento do SSd.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Rodrigo_Sobrinho disse:

Existe uma diferença entre clonar e restaurar a imagem de um sistema operacional. No segundo caso, de fato, só é possível entre equipamentos de capacidade similar ou o novo sendo de capacidade superior de armazenamento. 

Só não esqueça de esclarecer que essa sua clonagem só foi possível porque a quantidade de dados salvos no HD era inferior a 128 GB... senão fica parecendo que você comprimiu 500 GB em 128 GB.

Diminuir o tamanho de C:\ não vai resolver nesse caso, a não ser que você clone partição por partição desde que respeitada a capacidade de armazenamento do SSd.

 

Ah sim, agradeço a resposta,

respondendo aos seu comentários:

 

Na primeira ocasião eu escolhi a opção Clonar do Acronis,

A quantidade de dados era inferior a 128 GB e ocupava o espaço de uns 80 GB no HD.

A quantidade de dados atual ocupa o mesmo espaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Acronis nunca usei... tenta o HD clone free... 

Amigos já me aconselharam a não clonar de HD para SSd pois as vezes há o corrompimento das instruções de boot... (pode ser seu caso).

Como nunca aconteceu comigo se o HD clone free não funcionar eu iria sugerir uma formatação do zero do SSd e uma migração manual dos dados. Isso se for conveniente ao seu caso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!