Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um som Aiwa que quando ligo ele abre a gaveta de cd sozinho, após alguns segundos. A primeira coisa que vou fazer é trocar os capacitores de filtragem da alimentação. Um deles tem uma capacitância que eu acho baixa, 2200 uF. Quero colocar um com pelo menos 4700 uF. Assisti num vídeo , que capacitância muito baixa, deixa passar ruido da frequencia de rede. Tem algum problema, se eu aumentar?

• Coordenador
Postado

Não tem problema aumentar a capacitância não, mas pode colocar um de 3300uF que já esta de bom tamanho!...

Uma das coisas que levam a gaveta ficar abrindo é as borrachinhas da gaveta relaxadas, mau contato no sensor de posicionamento da gaveta ou ainda mecanismo fora do ponto... 

Postado

Eu não tinha pensado sobre isso, da gaveta estar com problema de sensor e estar descalibrado. A minha intuição foi que era o processador com problema. Como eu tinha contado ao senhor, ele ligou sozinho durante uma madrugada e tocou um cd, mas eu estou aberto a pensar sobre as possibilidades. Eu já arranquei os capacitores, mas só vou comprá-los na terça que vem, pois eu vou pro dentista que fica do lado da loja de componentes. Até lá eu não vou poder ligar o aparelho e fazer testes.

• Coordenador
Postado

Sobre ele ligar sozinho e sair tocando um CD, não pense que é "coisa" estranha! O diagnóstico do defeito pode ser simples, o difícil é achar ele! (Defeito)

Parta sempre do princípio que o processador do som precisa de um comando para executar uma ação, esse comando pode vir sim de um ruido de rede provocado por má filtragem dos capacitores! Por um dos Switchs do painel com fuga, ou por mau contato nos sensores da gaveta...

• Curtir 1
Postado

Acho bom esse tipo de pensamento, primeiro verificar as causas mais simples, para depois pensar em coisas mais complicadas. Realmente, o processador precisa de um comando, e esse comando é do switch, no caso, o botão abre e fecha, no caso de ligar e tocar o cd, idem. Quando eu tirei os capacitores, medi a tensão, com ele carregado, e a tensão estava bem baixa, em mV. A capacitância também tava bem baixa. Mesmo assim, o system estava funcionando. Eu quero arrumar e deixar ele funcionando normalmente, e eu não tenho pressa pra esse system, pra mim o que vale é o desafio e o aprendizado.Ele vai ser um system reserva.

Postado

Peço mais uma vez  o esquema desse aparelho, o modelo não tem aqui no Brasil, então acho que só em sites gringos que dá pra encontrar. Eu já fiz a pesquisa em inglês: scheme, mas não encontrei. O sr tem mais experiência, talvez consiga mais fácil. o modelo é Aiwa XG 303. Agradeço desde já.

• Coordenador
Postado

Hehehehe!!! OK!

Uma observação que fiz foi que o visor dele esta bem visível, isso significa que a fonte dele não deve ter capacitores esgotados, o problema ai pode ser só mau contato!... 

Postado

Os capacitores estão com problemas, eu liguei o aparelho, e depois eu retirei eles, e estavam com apenas alguns milivolts de tensão. Um deles inclusive soltou uma espécie de liquido emborrachado, bastante, até. Vou verificar se abre novamente a gaveta. Pode ser que o contato  do eject esteja fechado direto. Ele abre completamente sim, e fica aberto. Se eu aperto o botão pra fechar, ele fecha e após uns segundos volta a abrir.

• Coordenador
Postado

Se tem capacitores vazados, troque-os todos, e não ligue o aparelho sem eles! Isso pode danificar até os transistores de saída de potência!...

Postado

Olha, eu até pensei em fazer isso, ainda bem que eu não tentei. Quanto ao cd player, o mecanismo tá todo descalibrado e emperrado, não sei se vale a pena arrumar, vou ter que estudar muito. Talvez eu use só a função que mais preciso, o rádio, que tá funcionando perfeitamente. Acho que vou desativar o cd, tirando os cabos dele.

• Coordenador
Postado

Se não tiver como recuperar o módulo de CD, você pode usar essa opção e adaptar uma entrada AUX nele, caso ele já não possua uma entrada AUX!...

Postado

Desativei o cd e fiz testes, com o rádio. Os botões falham, as vezes eu aperto uma função e muda pra outra que não tem nada a ver. Observei que o display deu umas breves apagadas. É quase certeza que tem o mesmo problema do Gradiente. Só que pra desmontar a placa do processador , é bem mais difícil, muitos parafusos e uma placa interligada a outra através de uns plugs , macho e femea, diretamente nas placas.

• Coordenador
Postado

Esses conectores entre as placas lateral e painel, costuma dar muito mau contato,  bata um jato de limpa contatos nesses conectores  e desconecte e conecte novamente por várias vezes até o limpa contatos começar a secar, pode ser que só com isso já resolva o problema!...

Postado

Eu acho isso importante também, só que eu não entrei em detalhes. No rádio, existe os 2 botões do tuning, up e down. quando eu to apertando pra sintonizar, de repente ele muda pra cd. Isso, tanto no botão do painel como no controle remoto. Eu sei que o comando do controle vai diretamente pro processador. E essa piscada, que ta acontecendo no display tá diretamente relacionada com a alimentação, creio. Pena que eu não tenho o esquema, pois achar onde ta a alimentação no processador é complicado. Acho que uma hora vai parar de funcionar de vez, se continuar assim.

Postado

Uma dúvida básica. Como eu falei, eu troquei os capacitores de entrada de alimentação. Um deles, eu coloquei um de 3300 uF no lugar de 2200 uF. Eu sei que após a retificação dos diodos vem os capacitores, que aumentam a tensão, além de controlar o ripple. Esse aumento de capacitância , afeta essa tensão, aumentando a? Eu sei que a tensão nominal do capacitor, é a isolação que ele trabalha, e isso não interfere, mas tenho essa dúvida quanto a capacitância.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...