Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, preciso de uma ajuda em um projeto. Estou querendo amplificar o sinal do piezoelétrico, fazendo obter uma saída 5V, com o intuito de acionar uma carga.

Realizei alguns testes com o piezoelétrico, ele não consegue fornecer uma tensão superior a 500mV, observando pelo osciloscópio.
Alguém teria uma ideia para amplificar esse sinal ?  Tentei usar o amp-op LM324 e um transistor BC548, porém não ajudou em nada...:(.

Agradeço.

Postado
2 horas atrás, MOR disse:

Poste uma foto do sinal no osciloscópio. 

MOR_AL

não tirei foto do osciloscópio pois é do laboratório da faculdade, porém, a variação era muito baixa o piezoelétrico chegava no máximo a 500mV quando eu dava um peteleco nele.

Postado

Bom (1).

O piezo, dependendo do tamanho e do "peteleco", pode fornecer mais que 5V.

Considerando que o sinal obtido seja de 500mVpp (pico-a-pico), Você tem 250mVp (de pico).

O sinal deve ser uma oscilação amortecida.

Eu não usaria um operacional LM324, pois pelo que eu entendi, o que você quer é um pulso de 5V, que serviria de sinal (gatilho) para acionar uma carga. Se a carga for suave (com mais de uns 1000 Ohms) e se o tempo de duração for de até algumas centenas de microsegundos, então o sinal pode ser usado para acionar diretamente esta carga. Mas se sua carga for diferente do apresentado, você terá que interconectar um condicionador de sinal e um drive (circuito que recebe o sinal, dá uma tratada nele e envia um outro sinal com mais potência e mais tempo de duração), adequado à sua carga.

No seu lugar eu faria:

1 - Colocaria um estágio de entrada para proteger o circuito ativo que vem a seguir, pois como informado, o "peteleco" pode gerar bem mais que 5V. Este circuito seria um resistor (10k) em série com o sinal, seguido de dois diodos (1N4148) em configuração paralela back-to-back ao terra. Isso limitaria o sinal em +/- 0,7Vpp.

2 - A seguir eu colocaria um comparador diferencial, como o LM339 (4 comparadores no chip), ou como o LM393 (dois comparadores no chip). Os outros que sobram. Você deve estabilizar a suas saídas (entrada positiva com ddp de uns 100mV em relação à entrada negativa.

O comparador deve possuir alguma histerese, para que não oscile durante a comutação.

3 - Se o sinal na saída deste comparador for suficiente para acionar sua carga, então seu problema está equacionado. Mas se sua carga precisa de mais tempo de acionamento, então sugiro a inclusão de um LM555 na configuração monoestável. O tempo do monoestável tem que ser suficiente para acionar a carga. 

4 - Se a saída do monoestável não possuir capacidade de tensão e ou corrente, então sugiro a inclusão de um drive. Ele pode ser um transistor ou um mosfet, ou o que sua carga necessitar.

Bom (2). 

1 - Isso é que eu faria com as poucas informações fornecidas.

2 - Não vou lhe fornecer mais informações. Como você é um estudante de faculdade, então já deve ter alguma capacidade autodidata, como observado quando criou esta postagem. O que apresentei já é suficiente para você continuar sozinho e ter sucesso.

Bons estudos.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Em 10/02/2017 às 18:39, Germano G. Gobbo disse:

com o intuito de acionar uma carga.

...

Em 10/02/2017 às 18:39, Germano G. Gobbo disse:

um transistor BC548

... isto, aliado a um relé, te basta. Publique o teu circuito. Penso que te falta apenas um ou dois capacitores e um ou dois diodos

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...