Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos do fórum.

Surgiu uma dúvida.

Tenho um notebook com HD de 750GB 7200rpm, porém este é padrão SATA2, e estou pensando em trocar por um de 1TB.

Os HD's de 1TB que tenho encontrado a preços razoáveis, são todos de 5400rpm, porém padrão SATA3.

Dúvida: por ser SATA3, esses HD's compensariam a menor rotação em comparação com o SATA2 de 7200rpm?

Grato.

Postado

nao mudaria nada ja q hd nao consegue nem usar a banda total do sata 2 então sata 3 ficaria mesma coisa de sata 2 pra sata 3 o que muda é ssd ae sim dobra a velocidade mas HD qualquer que seja o HD nao muda absolutamente nada

Postado

xmauro, sou obrigado a discordar do seu ponto, pois minha esposa tem um notebook, com processador e memória iguais ao meu, mas com um HD SATA-2 5400rpm e a diferença entre o dela e o meu (7200rpm) é gritante, além de irritante hehehehe.

Lembrando que, nos dois notebooks, a interface nativa é SATA-3.

Quanto ao desempenho de um SSD, nem se discute, pois a diferença é abissal.

• Membro VIP
Postado

Veja qual o modelo dos HDs, em alguns casos o HD mais novo de 5,4k + SATA3 compensa a diferença de performance do 7,2k + SATA2.

Uma outra opção é usar os SSHD, são mais caros mas o tempo de boot e inicio dos programas mais usuais ficam menores.

Postado

Olhando os modelos de HD's para notebook vejo que a grande maioria é 5400RPM, a explicação é o menor consumo de energia, portanto fazem a bateria durar mais. A grande diferença é no cache de disco disponível, ví modelos que usam ainda cache de 8mb e outros que chegam a 128mb, lembrando que o cache é justamente para deixar os arquivos mais requisitados disponiveis portanto aumentando a velocidade. Se encontrar HD's de 7200rpm olhe para o consumo de energia e compare corrente e cache. Em condições iguais de cache e consumo de energia é logico que os de 7200rpm serão melhores.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!