Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Uma vez precisei de um resistor de baixa resistência e grande dissipação de calor para testar baterias chumbo acida.

Resolvi então montar uma Dummy load, também chamada de carga ativa, carga fantasma ou carga resistiva.

O problema foi justamente conseguir um resistor desses, aliás o que se faz nesses casos é associar em paralelo vários resistores de 0.1R ou 0.01R de 25 ou 50 Watts, mas isso fica muito caro e também não são fáceis de encontrar.

Pensei em fazer os cabos de potência saindo do gabinete da dummy load para ligar algumas resistências de chuveiro num balde d’agua, mas ficaria propicio a acidentes de curto, queimaduras e frequentes queimas de resistência e um verdadeiro trambolho.

Então decidi fazer um resistor com as resistências de chuveiro e já que teria que colocar ventilação forçada para o dissipador de calor dos mosfets, poderia colocar um fan a mais em cima do resistor.

Então fiz assim:

Peguei 20cm de cano de água de 1” ou 32mm, enchi de massa plástica e coloquei dois parafusos de 40 mm de comprimento, um em cada ponta, no meio da massa plástica e bem no centro do cano, deixei 20 mm para fora e 20mm dentro da massa.

Depois da massa seca, eu serrei com cuidado para tirar o cano e ficar somente com o tubo de massa plástica com os parafusos nas pontas.

Baseado no próprio suporte original da resistencia, eu fiz com a serrinha 4 sulcos rasos espiralados de ponta a ponta no tubo de massa, ficou exatamente como essa resistência da foto, só que com um parafuso em cada ponta, onde eu liguei as pontas das quatro resistências de chuveiro, não tenho fotos da minha, mas ficou assim como dessa foto.

83282140919084754_zo.jpg

Esses parafusos nas pontas levaram 3 porcas cada um, as duas primeiras prenderam as pontas das resistências e a última foi para ligar o cabo que traz a tensão.  

Usei aquelas resistencias de duchas Corona de 127V que é bem grossa e tem sua espiral de diametro reduzido comparado com as da Lorenzetti.

resistencia_clima_temperado_p__aquecedor

Para dizer a verdade eu nunca medi a resistência desse conjunto, mas serviu bem para o propósito.

Até hoje eu procuro um outro tipo de material que seja rígido, isolante e que principalmente suporte grande quantidade de calor para substituir a massa plástica, pois ela suporta a caloria, mas não por muito tempo.

Depois pensei em fazer tipo uma grade de resistências e colocar na frente do fan de 100mm que faz a exaustão do gabinete, assim seu resfriamento seria muito mais eficiente, mas como está funcionando pra mim, resolvi deixar para uma futura manutenção.

Seria assim:

grade resist.png

Para os mais experientes esse tutorial pode parecer óbvio, más quando estamos aprendo nunca passa pela nossa cabeça que podemos "fabricar" um resistor grande ao invés de pagar uma grana em um industrializado.

Que fique aqui registrado para futuras pesquisas.

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado

Legal mano. Fazer projeto pra gastar energia é mó moleza né? Quero ver fazer um pra economizar kk.

Realmente estas resistencias de baixo valor e alta potência custam uma mini fortuna quando são feitas sob encomenda. As comerciais nem tanto

Outra opção é enrolar arame em volta de uma telha, tijolo. Quer corrente 'controlada'? Duas chapas em água e vá colocando sal .. e por aí vai...

Outra... ligar lâmpadas de farol p.ex. Mas estas tem uma desvantagem de quando fria (assim que liga) tem uma resistência bem baixa. Talvez esta sua também pois...

55 minutos atrás, cesardelta1 disse:

nunca medi a resistência desse conjunto

P.ex. tenta medir e usar a lei de ohm em 12V pra calcular a corrente. Depois ligue,espere 1 pouco e meça com amperímetro. Hás de notar alguma diferença.

Se for muito muito muito importante, você quer que a prática fique coerente com a matemática e você tiver um trocadinho sobrando, a dica que dou é usar fio liga cuprothal cuja resistência não varia quase nada com temperatura. P.ex. gelado ou incandescentemente vermelho ele tem 0.1R/m (chute). Esta liga é usada como shunt pra medir corrente.

abç

• Curtir 3
Postado

Como molde pode tentar cerâmica, é usado em resistores de potência, pelo que sei tem uma loja na rua Florêncio de Abreu que trabalha com cerâmica, tem que dar uma pesquisada pois não me lembro o nome.

Quanto a carga ativa, eu acho que seria a melhor opção, eu montei um esquema que é bem simples e como transistor de potência pode usar os TIP35 que funciona muito bem e é barato.

https://blogdopicco.blogspot.com.br/2014/07/carga-ativa.html

Como regra eu usaria quatro TIP para cada 10A para que não esquente tanto a ponto de poder fritar um ovo no dissipador rsrs

Postado
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Legal mano. Fazer projeto pra gastar energia é mó moleza né? Quero ver fazer um pra economizar kk.

Pô, eu não tenho conhecimento suficiente nem pra fazer um projeto que gaste energia, que dirá economizar...hahaha

Lâmpadas de farol são boas consumidoras, mas tem que trabalhar com ar condicionado e óculos escuro, e para usar com fontes chaveadas é um saco.

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

a dica que dou é usar fio liga cuprothal cuja resistência não varia quase nada com temperatura. P.ex. gelado ou incandescentemente vermelho ele tem 0.1R/m (chute). Esta liga é usada como shunt pra medir corrente.

Vou pesquisar muito sobre esse material, não vou precisar dele, mas é muito interessante o assunto.

25 minutos atrás, Picco disse:

Como molde pode tentar cerâmica, é usado em resistores de potência, pelo que sei tem uma loja na rua Florêncio de Abreu que trabalha com cerâmica, tem que dar uma pesquisada pois não me lembro o nome.

Quanto a carga ativa, eu acho que seria a melhor opção, eu montei um esquema que é bem simples e como transistor de potência pode usar os TIP35 que funciona muito bem e é barato.

https://blogdopicco.blogspot.com.br/2014/07/carga-ativa.html

Como regra eu usaria quatro TIP para cada 10A para que não esquente tanto a ponto de poder fritar um ovo no dissipador rsrs

Quando eu morava em SP, mesmo no interior era mais fácil de achar as coisas, mas aqui no ES mesmo Vitória sendo capital de estado é difícil de achar algumas coisas.

Eu conheço sua carga, aliás acho que conheço tudo que está postado no seu blog e canal do youtube.

Estou estudando Áudio e RF, então to sempre de olho por lá

A carga que eu montei foi com mosfet e controle com PWM baseado numa fonte que o Albert projetou, na época eu estava estudando PWM e chaveamento e ficava perturbando o Albert...hehehe

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!