Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal,

Sou novo no fórum, este é o meu primeiro tópico e gostaria de ajuda quanto ao reparo de uma fonte. A fonte em questão é uma Siemens Sitop Power 20 6EP1434-1SH01, quando peguei, ela estava em pleno funcionamento, mas ao realizar uma medição com o multímetro nos "barramentos" positivos e negativos a fonte simplesmente parou. Deixe-me explicar melhor! Pelo que eu entendi do funcionamento desta fonte que possui duas PCB's, uma delas é responsável por pegar a corrente CA da rede, retificar, filtrar e enviar via 4 hastes de metal soldadas para a outra PCB que fica montada de forma invertida. Depois que a fonte parou, decidi terminar as medições e percebi que destas 4 hastes, 2 são positivas e duas são negativas, colocando umas das pontas do multímetro em uma das hastes positivas e a outra nas duas hastes negativas, uma por vez é claro, você observa uma medição de 60VDC, mas alternando para a outra haste positiva você observa tremendos 600VCD, e foi justamente fazendo esta medição que a fonte parou! Já tentei achar diagramas ou manuais desta fonte mas parece ser segredo industrial :D, não acho quase nada ou pelo menos eu não sei pesquisar... De qualquer forma se alguém puder me ajudar a colocar essa fonte em operação novamente ficarei muito grato!

Foto da Fonte:

siemens-s7-6ep1434-1sh01.jpg.57551ff5f1803dbb0c7150398ff0b74a.jpg

Postado

Como não responderam lá vou eu X) 

Também estou com extrema dificuldade de achar qualquer circuito desse tipo "segredo industrial"... para duas placa de vídeo diferentes e uma fonte. Não tem solução fácil você pode ir por dois caminhos ir abrir a fonte e procurar por defeitos mais típicos como queima de capacitores (smd ou de outro encapsulamento) porque quando dá curto eles são afetados logos (podem ser eles ou não) separar a área que tem curto também de diodos (smd ou de outro tipo) que também seguem a mesma , são fáceis de detectar como também os diodos... ou fazer engenharia reversa. Tudo para achar componentes em paralelo com eles que deu defeito se não foi eles.  Pronto daí:

1-Tenta a sorte e vai dessoldando tudo e tentando isolar onde tá o problema.

2-Fazer engenharia reversa usando um software de desenho como o proteus ou outro para fazer as trilhas virtualmente para ter ideia do que está ligado com o que e até onde o curto pode ir. Claro você tem que olhar se a placa tem duas faces com circuitos... se tem pontos ligando esses circuitos, enfim, engenharia reversa... Se o circuito for muito grande você pode ficar só na área do curto e um pouco a além... 

Não vai ser um trabalho nada fácil... mas é possível... se achar um componente estranho testa ele fora do circuito para ter certeza... arranje ferro de solda, multímetro digital(com capacímetro ou compre um capacímetro separado) , multímetro analógico , pistola de ar quente (ou mesa de retrabalho) e sugador de solda*... fora baixar software e ter muita paciência... 

Sim, provável que você tenha causado curto em alguma coisa que gera o sinal da fonte estar boa ou algum circuito de tensão ou fusível ou por ai vai... pode ter sido uma peça ou várias... E não ligue nada depois do reparo antes de fazer um teste em tudo X) 

Postado

É mas passa longe de um "electronic schematic" ou diagrama do circuito ... dependendo dá várias páginas detalhando cada ligação... com ajuda da busca "crt+f" no pdf ou outro tipo de comando de busca por palavra dá para achar especificamente o caminho no amontoado de circuito e delimitar onde está o problema... 

Esse diagrama de bloco ajuda? Ajuda...  ta melhor que não ter nada ^^ 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!