Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Port Forwarding - Virtual Servers


Posts recomendados

Olá.

Eu tinha um modem da Vivo no qual conectava meu roteador TPLINK. Este roteador tinha uma configuração de port forwarding onde conexões

externas na porta 1101 seriam direcionadas para o IP que especifiquei 192.168.1.101, conectado ao roteador.

 

Mudamos para a NET e o roteador deles já veio configurado inclusive com IP fixo pelo que vi. Então, fui obrigado a conectar meu roteador TPLINK não mais

em um modem mas em um roteador da NET já com autenticação nele. Por isso tive de mudar a configuração do TPLINK de PPPOE para DHCP.

 

Em resumo a rede ficou assim:

- roteador net 192.168.0.1

- roteador tplink recebeu ip 192.168.0.5 do roteador da net. O roteador TPLINK criou a rede wireless 192.168.1.1 e é nessa última rede onde todos os computadores estão conectados.

 

O que fiz para continuar usando minha port forwarding foi:

- no roteador da net eu fiz o port forwarding das conexões externas da internet na porta 1101 mandando tudo para o roteador TPLINK no IP 192.168.0.5, indicando tanto a porta de entrada como a de saída como 1101, ou seja, é para o TPLINK estar recebendo um encaminhamento com indicação de porta.

- no roteador tplink mantive a configuração anterior indicando que todas as conexões que chegassem nele pela porta 1101 deveriam ser encaminhadas para o PC conectado ao roteador com ip 192.168.1.101.

 

Apesar de tudo parecer configurado de maneira lógica, ou seja, conexão chega pela internet no roteador da net indicando porta 1101, o roteador da net encaminha pro IP do TPLINK conforme eu indiquei nele pra fazer. O roteador do TPLINK deveria estar recebendo um encaminhamento de conexão também indicando a porta 1101, e neste ũltimo caso, o tplink encaminharia a conexão finalmente ao computador de destino onde uma conexão VNC ocorreria, exatamente como ele já fazia antes.

 

O raciocínio parece correto, mas não está funcionando. Não consigo que os dois encaminhamentos de conexão ocorram.

Onde estou errando? Algum erro deve estar acontecendo no encaminhamento do roteador da NET para o roteador TPLINK. Pode estar acontecendo da indicação de porta estar sendo perdida e por isso o TP link não encaminha a conexão que recebe para o computador que desejo?

 

Só para deixar claro. Eu não quero alterar a configuração da rede no sentido de só usar o roteador da net e descartar o TP LINK. A configuração que está funciona, nos atende e é o que eu desejo deixar aqui. Eu preciso apenas descobrir como fazer o port forwarding funcionar quando a conexão passa por dois roteadores e dois port forwarding tem de ocorrer com sucesso para que a conexão VNC que desejo estabelecer ocorra com o computador desejado.

 

obrigado

adicionado 5 minutos depois

Antes que alguém comente sobre isso, já adianto, o IP 192.168.0.5 que o roteador TPLINK recebe do roteador da NET é reservado, ou seja, não muda. Reservei esse IP no roteador da NET para que o ip do roteador da TPLINK ficasse estático e o port forwarding funcionasse.

 

A ideia resumida do que disse acima é:

- Pego o IP externo nosso (internet) e solicito uma conexão VNC, indicando a porta 1101 no aplicativo.

- A conexão chega no roteador net que encaminha para o roteador tplink no ip 192.168.0.5 (endereço reservado), com indicação de manter a porta 1101 no port forwarding (indiquei inbound e outbound ambos 1101)

- O roteador tplink recebe uma conexão no ip 192.168.0.5 na prota 1101 e encaminha pra outra rede dele mesmo, pro PC 192.168.1.101

 

Sendo o último passo bem sucedido, a conexão VNC ocorreria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei um artigo que fala exatamente sobre o que eu estou fazendo. Ele chama este processo de DOUBLE ROUTER FORWARDING. Segue:

Citação

A lógica, jeito que ele configurou os roteadores, está tudo exatamente como eu fiz na minha rede. Mas na minha rede não está funcionando. Se puderem ajudar. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!