Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Equalizador Tojo GR-300


Posts recomendados

Prezados, boa noite.

 

Possuo um equalizador automotivo Tojo GR-300 e pretendo ligá-lo a um CD player que eu tenho montado em casa. Como o player é bom o suficiente para as caixas de som, pretendo utilizar o GR-300 apenas para um ou dois subwoofer (8” - 6Ω - 150W, modelo SS-WG 444 da Sony). Gostaria de contar com a ajuda de vocês para me orientar sobre como fazer essa ligação. Pelo que vi em um tópico sobre um outro equalizador Tojo, bastaria fazer a ligação nos dois fios positivos de entrada de som, cada canal com um capacitor 25/100 e ligar cada subwoofer em um dos canais de saída do equalizador, frontal ou traseiro. Porém, com o objetivo de controlar o corte para o subwoofer pelo CD player, queria saber se é possível ligá-los na saída RCA dele.

 

Uma outra dúvida é sobre a impedância de saída do equalizador Tojo GR-300, não encontrei essa informação e não sei se ocorreria algum problema com o subwoofer, que é de 6Ω.

 

Bem, são essas as minhas dúvidas e qualquer ajuda será muito bem-vinda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela informação, Bcpetronzio, e pelo que você diz ele deve ser como a maioria dos amplificadores, ou seja, saídas entre 4 e 8Ω. Às vezes eu me enrolo com essa questão de compatibilidade de impedâncias, mas tento seguir uma dica que li em algum lugar: a impedância e a potência do amplificador deverá ser sempre igual ou inferior à dos alto-falantes. Se é uma regra válida em qualquer situação eu não sei, mas sempre procurei segui-la e nunca tive problemas.

 

Fico agora aguardando alguém que possa me dar um esclarecimento sobre a ligação do Tojo na saída RCA do CD player. Essa eu não vou arriscar, prefiro me orientar por uma informação segura.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, esses amplificadores, Tojo e outros da época, era de uma geração de amplificadores que só entregavam mais potência se os falantes fossem de baixa impedância, na época os de 4Ω + um tweeter 8Ω que não oferece muito "peso" por ter o capacitor em série com eles.

 

Sobre ligar a saída RCA do seu CD player direto na entrada do Tojo, eu não te recomendo! 

Explicando...

Na entrada do amplificador Tojo possui um circuito (resistores e capacitores), para oferecer a saída de potência do aparelho ligado a ele, uma impedância compatível como se fosse falantes ligados ao aparelho. (baixa impedância)

Já as saídas RCA (por padrão) possuem uma impedância alta, e esses amplificadores antigos não estão preparados para esse "casamento"... 

É melhor você ligar as saídas para os falantes normais do seu CD, direto ao Tojo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!