Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde amigos, como vão ?

Necessito da ajuda de vocês... Meu computador começou a dar uns problemas sérios de uns dias pra cá, antes demorava, agora com bastante frequencia.

Hoje, quando inicio algum jogo, em menos de 5 minutos a tela fica com listras e o PC trava. Aí ja vem aquela história, de trocar a Fonte, mas aí é que tá, a fonte é nova, tem 3 meses, e ela é acima do recomendado pra minha maquina. Já que não sou tão leigo, fui tentar procurar a fonte do problema, fui nos logs de eventos do windows, e lá ví uma série de erros críticos, identicos ( Kernel-Power, 41, 63) sendo que esse erro existe a mais tempo do que o problema em sí, porque só começou a congelar tela agora, aliás, o problema tem log desde antes eu colocar a fonte nova.

Eu comprei a fonte dia 27 de janeiro, e no dia 26 houve esse erro, e depois disso voltou a ter apenas no dia 21/02.

Isso ,e fez pensar que possa ser placa de vídeo. Mas a mesma está em ótimo estado, não é e nunca foi OverClokada, apesar de ser antiga, ta toda 10/10. Mesmo assim eu coloquei o Furmark, e coloquei o preset 1080. ela só finalizou o teste UMA vez, e nas outras vezes ocorreu o problema.

Eu li bastante sobre o erro, e ví que são tantas variáveis, que eu sozinho não vou conseguir solucionar, conto com a ajuda de vocês !

eu vou encaminhar umas imagens, do afterburner, mostrando os graficos do teste em que a placa foi até o final no Furmark, e logo depois outro teste que o PC travou.

Meu PC:

placa-mãe: Asrock H61M-HP4

Processador: Intel Core i5 3330 3,0 com Turbo Boost ativado

Memorias: Hyper X Fury 8Gb de latencia 11 + Teikon 4gb latencia 10 (ambas são 12800, não sei se a latencia diferente interfere no problema)

HD's: 1 de 500gb,e 2 de 320gb. (desativei um dos de 320gb mas o problema persistiu)

Placa de Vídeo: XFX Radeon HD 7870, 2Gb 256bit.

Fonte: Hoopson 550W (não é das melhores, mas sobra nesta configuração).

Desde já agradeço a todos.

58c2d5eb06c45_errocrtico.PNG.e85236954127967ec75aa58ef6c58fc0.PNG58c2d5e9e9a9c_errocritico2.thumb.PNG.7c62afb30dbf7aca8e98f3f0f2857ed6.PNGlog1.thumb.PNG.da92fb32a889e2c8179b014ce8acc0eb.PNGlog2.thumb.PNG.930f0dca3b6268fc8ed3b3a1e0ff2144.PNGlog3.thumb.PNG.90a3b8bca7098b6ccf0d423fd797925d.PNG

descrição erro.PNG

• Membro VIP
Postado

@Cristian Gomes da Vitória  Quando você diz "sobra" na fonte..... como você sabe disso?

Esqueça a questão de "watts reais"... isso é balela de vendedor, semelhante ao RMS e PMPO de rádios.

A questão de toda a fonte, e já fiz esse paralelo, é de um opala 4.1 e de um uno mille 1.0.  Desprezamos a velocidade em que isso ocorre, ambos andam a 100km/h, e cada um gastará X combustível

O drama é que a fonte do computador, quando forçada, deve manter 12V como 12V, 5V como 5, 3,3 como 3,3, etc...  e ao puxar-se 200w no geral, por exemplo, a fonte deve segurar a onda. Porque escolhi os carros?

Porque onde a fonte vai "arriar" é quando o opala e o uno tiverem de manter os mesmos 100km/h, lomba acima, em 5ª marcha.

Kernel erro crítico, que eu tenho para mim, é problema de alimentação na linha de 5V

A seção

do fórum tem um montão de fonte "que sobra"... mas que não se garante na energia que promete entregar. Assim, te recomendo pedir a um conhecido, técnico, testar as linhas de 12V, de 5V, de 3V do teu computador com multímetro, e ver se "a tal fonte" está de fato sobrando. Porque para o windows te avisar de erro crítico, a coisa tá feia

• Curtir 1
Postado

@ilkyest Obrigado pela resposta, quando eu disse que sobra, é porque nesses 3 meses que a tenho, já coloquei o PC pra rodar jogos forçando placa, processador e a fonte segurou...

A fonte não ta desarmando, isso seria outro indício que ela está trabalhando normal, não ?

Fora que o problema não vem de agora, alias, quando coloquei a fonte nova, o problema sumiu por quase um mês...

Mas os congelamentos nunca ocorreram, começaram a 3 dias.

Eu tenho multimetro aqui comigo, dá pra eu mesmo fazer o teste, saberia me dizer como eu avaliaria ?

• Membro VIP
Postado
Citação

A fonte não ta desarmando, isso seria outro indício que ela está trabalhando normal, não ?

não.. Eu tive uma mtek que nunca desarmou... mas que chiava quando forçava.

Citação

Eu tenho multimetro aqui comigo, dá pra eu mesmo fazer o teste, saberia me dizer como eu avaliaria ?

força ele e mede nas tomadas. Pega as medidas de 5V as de 12, durante o teste

Postado

@ilkyest Vou colocar o Furmark pra rodar, e deixar o multimetro no 12V, esperar dar ***** e depois repito no 5V.

depois solto os resultados aqui, obrigado amigo.

adicionado 21 minutos depois
19 minutos atrás, ilkyest disse:

não.. Eu tive uma mtek que nunca desarmou... mas que chiava quando forçava.

força ele e mede nas tomadas. Pega as medidas de 5V as de 12, durante o teste

Então @ilkyest, rodei o Furmark 4 vezes.

2 no preset 1080p

2 no manual 1080 com MSAA 8x

por incrível que pareça, ele foi até o final nos 4 testes. (ele só tinha feito isso 1 vez em inumeras tentativas ontem.)

Em relação as voltagens, eu fiz um teste pra cada tensão em cada preset.

Meu multimetro é aquele alicate amperimetro, que não tem opção de corrente continua baixa, ele ja começa no 1000, então ele não mostra tensão específica (ao invés de mostrar 11,9 mostra 11).

Em ambos testes, a corrente 5V, que marcava 4V no multimetro, não oscilou.

apenas no preset 1080, a corrente 12V, que marcava 11V, oscilava entre 11 e 10, mas não desarmou nem travou.

Dá pra tirar alguma conclusão ?

• Membro VIP
Postado

Com amp-clamp não...

na verdade o padrão ATX prevê 10% de queda, em piores cenários, o ideal é 5%, e o arredondamento do teu multímetro é 10% devido à alta tensão dele....  Rode um superpi da vida, tem às pencas... ele sobe bastante "a puxada"

Tu usas estabilizador? e tua fonte é com seletor de tensão ou é automática?

Postado

@ilkyest Filtro de Linha, vou baixar o super pi e manter os testes nas duas voltagens

A fonte é chaveada

adicionado 18 minutos depois

@ilkyest Efetuei o teste do Furmark junto com o Super Pi.

a oscilação foi a mesma, o uso de CPU foi a 32% apenas, ele terminou o teste do Furmark, e quando voltou pra area de trabalho com o resultado, 2seg depois deu tela branca e travou alí.

mas sem redução da tensão, apenas aquela oscilação ja mencionada.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!