Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia, alguem pode me auxiliar pois não sou eletrecista mas estou fazendo uma rede eletrica, tenho 7 dependencias de QUARTO E BANHEIRO Ccada uma, ja coloquei cabo 10mm na rede , ja coloquei uma caixa de distribuição em cada quarto e vou colocar 1 disjuntor de 32a bipolar para chuveiro e 2 monopolar de 10a para lampada e tomada sendo que cada dependencia vai usar 4 lampadas de led 12w acho que é equivalente a 100welas e um chuveiro de 5500w 220v. 
MINHA DUVIDA É QUAIS DJUNTORES GERAIS DEVO USAR NA DISTRIBUIÇÃO DO POSTE QUE É ONDE ESTOU PUXANDO A REDE porque NO POSTE VEIO 2 DISJUNTORES MONOPOLAR DE 65A CADA.AGUARDO. OBRIGADO

Postado

Bom, independente de qualquer outra coisa, para cabo 10mm você deveria usar disjuntor de 50A...

Quando você diz:

2 horas atrás, salvador mark disse:

tenho 7 dependencias de QUARTO E BANHEIRO Ccada uma

Por dependências você quer dizer unidades, tipo kitnet de 1 quarto com banheiro?

Para 5.500W deveria usar disjuntor 25A, mas eu entendo os 32A, pode ser se o fio for 6mm²

Aconselho a levar em consideração um micro ondas e usar um disjuntor de 20A e outro de 10A

O disjuntor geral deveria ser a soma de todos eles, ou seja 63A, porém um cabo 10mm² deve usar um disjuntor de 50A e levando em consideração que o disjuntor do chuveiro e da iluminação estão superdimensionados, eu usaria um disjuntor geral bipolar de 50A.

Postado

amigo sugiro que seja feito um projeto elétrico por um eletrotécnico, o calculo feito pelo amigo Cesar é para o disjuntor geral de cada dependência, o disjuntor geral das sete dependência tem que se levar em conta vários fatores como por exemplo o de utilização. se você usou apenas um circuito com cabo de 10mm² para distribuir nas sete dependência, quando três chuveiros forem ligados ao mesmo tempo você pode ter problemas sérios. Só um projeto bem elaborado neste caso pode te trazer segurança, e determinar se a potencia fornecida pela concessionaria esta adequada as suas necessidades.

Postado

Bom dia!

Esses 7 quartos serão kitnets, mini hotel? Pois o disjuntor de entrada (estou falando do disjuntor e cabo do poste) não pode ser calculado assim.

Você vai levar em conta os 7 quartos com o chuveiro ligado ao mesmo tempo! Uma potência de 5500x7 = 38500w ou 38,5kw.

38500 / 220 = 175A

Agora a bitola dos cabos:

58c54883b416a_Semttulo.jpg.0a12bb25f7e27b3cccd0e51e843eb5aa.jpg

A concessionária deve ser comunicada pois o fio que vem da rede (do poste dá rua até o poste padrão de entrada) tem que suportar a mesma carga.

É de assustar a primeira vista mas de acordo com a norma NBR5410 e + - isso. Não parei para calcular com mais precisão.

Espero ter ajudado!

• Curtir 1
Postado

Vamos por partes:

1- o disjuntor que a concessionaria colocou destina-se a proteger a fiação que vai do poste ao relógio e controlar a carga contratada. Do relógio em diante é por sua conta.

2 - o disjuntor de entrada na sua caixa de distribuição tá protegendo a fiação que vai do relógio até a caixa. Ele não precisa ser a soma de todos os ramais que existirão na residência. A tabela que o @Bruno R Ruinho publicou te será bastante útil. Ter muitos chuveiros não significa que todos eles irão funcionar ao mesmo tempo, mas os ocupantes da casa devem ter conciência que se 3 ou mais forem ligados poderão ter o desconforto de um pequeno apagão.

3 - O disjuntor nunca deve ter capacidade superior a da fiação que está sendo protegida. Aquecimento de fiação é a principal causa de incendio. Curto nunca foi problema, já que os disjuntores abrem.

4 - Se os 2 primeiros disjuntores protegiam a fiação anterior e posterior de sobrecarga, os de distribuição passam a enxergar apenas a posterior. Nos quartos, considere além da iluminação, tv e outras tranqueiras, mas nunca se esqueça do ferro de passar roupa e do secador de cabelos, 1000w cada. Se houver intenção de ar condicionado, já o coloque na conta. Faça o dimensionamento das cargas de cada aposento ou grupo de aposentos que será protegido, selecione o fio adequado pela tabela acima e o respectivo disjuntor, lembrando sempre da regra de que o disjuntor nunca pode ser mais forte que a fiação. O Corpo de Bombeiros agradece e a sua família também.

4 - a fiação do chuveiro merece atenção especial. Vale a pena colocar disjuntores específicos para esse beberrão de energia e fiação exclusiva. Se tentar aproveitar o ramal do chuveiro para energizar o aposento em anexo, toda a fiação do aposento terá que ser da mesma bitola que vai no chuveiro (e cobre não é barato). Vai parecer um tanto estúpido a fiação que vai para lampadas led terem um calibre para 25A, mas estamos falando de segurança. Havendo um problema (e se não existissem problemas não existiriam disjuntores) na fiação de luzes que resulte em forte fuga de corrente, 20A por exemplo, e sendo o fio de poucos amperes porque é destinado a uma lampadinha de poucos watts, o disjuntor não desarma (é de 25A), terás um aquecimento descontrolado de 4000w e sua casa pega fogo.

Boa sorte. Me chame para o churras de inauguração. kkkkkkkkkkkkkkkk

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!