Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite à todos os companheiros,

Meu monitor Samsung SyncMaster T190/T190G começou a apresentar defeito da seguinte forma:

- Da noite para o dia, apareceu uma mancha escura na lateral, pesquisando a respeito vi que é pixel morto (ou melhor, mancha morta).

- Dias depois uma linha branca começou a apareceu na parte superior da tela, no topo mais alto, mas não seria um caso que atrapalhasse;

- Mais alguns dias depois, logo no ligar do Windows, a tela ficou toda colorida e manchada, mas voltou em segundos. Após alguns minutos de uso, a tela começou ficar estranha novamente e colorida, travando a tela em si (imagem em anexo). Só resolvia desligando o monitor e ligando novamente, mas em segundos acontecia novamente;

- Desliguei o computador e religuei deixando somente na tela da Bios para ver o que acontecia, e nada aconteceu, nessa tela da Bios não apresentava defeito, funcionou normal;

Fiquei com receio que poderia ser a placa de vídeo, pois só no Windows apresentava defeito, mas quando liguei novamente o PC, horas depois, logo que a tela começou a apresentar o mesmo defeito, desliguei o monitor e religuei novamente e imediatamente mudei a resolução para uma menor e funcionou perfeitamente. Assim, o monitor funcionando na resolução menor, resolvi voltar para a resolução padrão e não falhou mais. Curioso com a situação, eu fui pesquisar nas configurações de vídeo o que poderia ser e percebi que nessa mudança de resolução para uma mais baixa e retornar para a original, a taxa de atualização que antes era de 75hz estava agora em 60hz e me lembrei de imediato que sempre esteve em 75hz. Com isso, fui retornar para os 75hz e o que aconteceu? A tela voltou a apresentar defeito, e assim deixei até onde ia, questão de segundos, o próprio sistema automaticamente retornou para os 60hz e não apresentou mais defeito até o momento.

Pergunto aos amigos aqui, o que poderia ser, se o monitor está em seus últimos dias de vida, se o driver da placa de vídeo (que eu acho muito pouco provável) precisa ser atualizado, algum problema no cabeamento.

Agradeço à todos pela atenção!

imagem1.jpg

imagem2.jpg

Postado

@daniboyleite

Embora os sintomas apontem pra sua VGA, ESSE defeito parece ser sintoma de filtragem deficiente na fonte.

Nesse caso,  devem ser verificados os capacitores da fonte de alimentação do seu monitor.

Se não possui entendimento em eletrônica, continue usando seu monitor com uma resolução menor até o dia que ele manifestar o mesmo defeito também nessa configuração.

Postado

@Classificados Mineiro, boa noite,

Esse monitor não tem fonte de alimentação, o cabo é ligado diretamente na tomada.

Outro ponto, se fosse a placa de vídeo dando problema, a tela deveria se manter manchada ao desligar e religar o monitor, ou não? Pois quando começa a apresentar defeito, desligo e ligo o monitor e ele volta ao normal, mas depois começa novamente, isso se manter na frequencia de 75hz.

Agradeço pela atenção!

Postado

@daniboyleite

Boa noite.

Citação

Esse monitor não tem fonte de alimentação, o cabo é ligado diretamente na tomada.

Sim, ele usa uma fonte interna das quais derivam várias outras para o funcionamento do equipamento.

Citação

Outro ponto, se fosse a placa de vídeo dando problema, a tela deveria se manter manchada ao desligar e religar o monitor, ou não?

Não necessariamente. Porque ainda não temos informações suficientes. Por isso recomendei que comece com os capacitores eletrolíticos.

Citação

Pois quando começa a apresentar defeito, desligo e ligo o monitor e ele volta ao normal, mas depois começa novamente, isso se manter na frequencia de 75hz.

Isso só reforça o que eu disse acima/ É claro que pode ser outra coisa, mas o caminho é este.

É um prazer compartilhar com você  ;)

Postado

@Classificados Mineiro boa tarde! 

Uma boa e um má notícia... 

A boa notícia é que constatei que não é defeito na placa de vídeo. A má notícia é que é defeito no monitor, rsrsrs... 

Descobri isso quando liguei meu notebook nesse monitor, colocando o vídeo integralmente e unicamente para o monitor, deixando a do próprio note apagado. Em seguida ajustei a resolução máxima no monitor junto com a frequência, como se estivesse ligado no próprio computador, na mesma hora aconteceu o mesmo problema. Fiz esse teste 3 vezes, na resolução máxima com frequência (hertz) mais baixa, funcionou normalmente, mas ao aumentar para a frequência máxima de 75hz, o problema apareceu.

Eu não acreditava que seria a placa de vídeo, pois sempre usei nas condições normais, sem overclock, e apenas 1 vez por semana, mas claro que defeitos de fabricação pode acontecer. 

De qualquer forma estou aliviado, pois um monitor é bem mais barato e menos incômodo de substituição do que essa placa de vídeo. 

Agradeço pela sua atenção e disposição!! 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...