Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor ou NAS. Quais diferenças e vantagens?


Posts recomendados

Olá pessoal, 

 

Trabalho numa empresa que tem 6 computadores no escritório e duas impressoras de rede. Atualmente o sistema de rede está precário. Eles ainda usam pendrive de um computador para outro para compartilhar arquivos.

Estou dando ideias de melhorias e uma delas seria um local comum para compartilhamento dos arquivos que quase todos os PCs precisam de acesso. Pensei em duas opções, um servidor de arquivos ou um NAS. 

Fiquei com um pouco de receio e dúvida na hora de escolher entre eles porque não sei quais os pontos fortes e fracos de ambos. Penso que um servidor seria melhor para se por exemplo, a empresa precise rodar algum software de ERP nele.. por outro lado o custo é mais alto. O NAS, falando em um DLINK simples com HDs de 2TB tem alguns recursos legais, e custaria acho que menos de R$1500,00..

O que vocês indicariam?

Será que um servidor seria melhor?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha vocês utilizam algum AD na empresa? Caso não utilizem eu iria preferir colocar um servidorzinho com um Samba4 com uma pasta criada para compartilhar arquivos, já o servidor NAS eu iria recomendar se tivesse mais demanda, por exemplo uns 50 computadores que utilizariam o mesmo.

 

obs: De uma olhada no FreeNAS que é feito sobre o FreeBSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, obrigado pela resposta.

 

O que seria AD?

Sobre servidor NAS, eu ia pegar um simples, como um DLINK DL320 de dois discos, nem ia mexer no sistema. 

 

A estrutura lá é assim: Roteador Linksys > Switch > 4 desktops na rede cabeada e 2 sem fio e duas impressoras cabeadas. Tentei configurar um grupo doméstico e uma rede corporativa pelo Windows mesmo pra tentar compartilhar algumas pastas mas não consegui.. uns computadores se enxergam, outros não... tá estranho. 

Não tenho a senha de admin do roteador principal lá... então vou ter que resetar ele, mas até agora não pude fazer isso porque vão ficar sem internet no escritório por um tempo. Só tendo acesso ao painel de admin vou conseguir entender mais ou menos quem é quem ali...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...