Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

A muitos anos atrás, eu comprei uma linha da empresa "Vesper" que utiliza a tecnologia CDMA, com o aparelho azul da Nokia, homologado pela Anatel, com o passar dos anos eu consegui manter o plano e trocar o aparelho por outro Nokia preto 1508i, também homologado, com acesso a internet via "giro", do qual não pude usar porque meu CEP não teve disponibilidade.

vesper.jpg.9b2994c0e460e24c3f14262d3aa7ca81.jpgnok.jpg.1ac51dc52f8c216027fe4d73e1f1f147.jpg

Sempre acompanhei as ofertas das operadoras que mudaram de "Vesper" para "Embratel" e depois para "Claro" e notei que até dezembro de 2015 era possível fazer a troca ou reposição de aparelho comprando diretamente da empresa, sem que o plano fosse mudado, no meu caso é um pós pago, que se chamava "Livre", custava no inicio R$ 0,07 o minuto local e R$ 0,20 o minuto de celular, hoje é R$ 0,11 o minuto tanto local como celular, com o diferencial de que se não utilizar para fazer ligações não vem a conta, o grande inconveniente é que só funciona no local do CEP habilitado e não funciona dentro de casa, tem que sair na rua para conseguir sinal.

Hoje eu vi uma propaganda para mudar a tecnologia de meu CDMA para o 3G, com grandes vantagens ao assinante porém, sem manter o plano original, resolvi ligar para conferir a possibilidade de troca do aparelho e fui informado de que não há aparelho para reposição, sem previsão de entrega e sem possibilidade de migrar para o 3G mantendo o plano, só dá para manter o número com um plano novo.

No mercado paralelo ainda tem aparelhos homologados novos à venda com a observação de que a habilitação depende de autorização da operadora.

Tudo leva a crer que o CDMA esteja prestes a sumir do mapa ou que não dure mais tempo, já que existem noticias de que o chip SIM, da tecnologia 3G, deixará de existir em breve sendo substituído por um chip virtual.

Também vi artigos sobre pessoas que entraram na justiça obrigando a operadora a manter o serviço com a tecnologia CDMA.

É isso, minha dúvida é se alguém sabe quando não teremos mais CDMA em São Paulo, porque foi anunciado que o sinal analógico da TV seria desligado hoje as 13:00hs e até agora, 15:56hs, tá pegando bem.

• 1 ano depois...
  • Membro VIP
Postado

Apenas para referência pessoal: o sinal da TV analógica foi desligado mesmo, só não marquei a data e a hora aqui em São Paulo, o telefone citado no tópico continua a funcionar e o sinal da antena dentro de casa mudou de dois riscos para sete riscos (máximo), isso apenas perto da janela, se afastar dois metros para dentro, o sinal antes era zero e agora é um risco.

Fizeram alguma coisa para o sinal melhorar.

Já dá para receber e fazer ligações sem precisar ficar pendurado na janela ou ter que descer na rua.

Vi em alguns sites que é possível comprar aparelhos CDMA no mercado paralelo e quando tentar habilitar na Claro, não vai conseguir sem antes abrir uma reclamação na ANATEL.

• 6 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Atualizando minha situação, o aparelho começou a ligar apenas quando quer e resolvi ver como a operadora Claro está lidando com o assunto e o pronunciamento oficial é o seguinte:

Não vendem mais aparelhos de reposição porque não são fabricados e a única alternativa é migrar para a tecnologia 3G com a mudança de plano para um atual, não mantém o plano antigo.

Extra-oficialmente, no mercado-paralelo ainda são encontrados aparelhos que servem como reposição, bem como assistências técnicas que podem efetuar os eventuais reparos.

No caso específico da reposição do meu plano que é muito antigo, tem que abrir uma reclamação na Anatel e então um funcionário da empresa entra em contato num prazo de cinco dias e consegue habilitar o novo aparelho CDMA.

Pelo visto o CDMA ainda tem muito chão pela frente.

• 3 anos depois...
  • Membro VIP
Postado

Para registro e atualização, até hoje 13Mai22, o meu CDMA continua a funcionar precariamente. O aparelho deu defeito no controlador de carga, consigo usar carregando a bateria em outro aparelho. Não existem ofertas de aparelhos CDMA novos no mercado, só tem usados, com defeito e sucata.

• Haha 1
  • 1 ano depois...
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Para os devidos fins; atesto a morte ou o fim do CDMA no Brasil em 19 de abril de 2023 entre 09:00 e 11:00 horas da manhã.

Eu sai por volta das 9 horas e quando voltei às 11 horas o telefone estava com a palavra "procurando" e sem sinal de antena:

tela.jpg.a923883ad6952ebb8db0e73fa957d2ba.jpg

Tentei fazer uma ligação e deu falha na chamada, tentei ligar para o meu número e deu que não foi possível completar a sua chamada, por favor verifique o número discado.

Entrei no site da claro e localizei a seguinte mensagem:

1.thumb.jpg.65773c2cc3c3dd262c1beb1a477b5c6a.jpg

Caso eu queira outra tecnologia tem duas opções nesta operadora:

2.thumb.jpg.6feb2f44f0985d59352be952e5327176.jpg

Com duas possibilidades, ou através do modem da Net ou através de chip de celular e ainda posso fazer portabilidade para a vivo que oferece o único plano de noventa reais. Não encontrei outras possibilidades de telefone fixo.

Aproveitei e tentei pegar o termo de quitação:

termo.thumb.jpg.0641f87dd07353c6bac7a04a847e4886.jpg

E lá estava o velho logotipo da Embratel, também tentei uma segunda via de conta:

fatura.jpg.127e3bae01749a2fad18a06b910bfe07.jpg

Ainda existem anúncios de aparelhos CDMA usados no mercadolivre e curiosamente no AliExpress tem um tal de Dongle para CDMA.

CDMA já era, virou passado igual orelhão de ficha.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!