Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!  Venho consulta-los mais uma vez.. 

Preciso de um osciloscópio para medir tensão e largura de pulso em bobinas automotivas,  reparos de ECU etc,  hoje o sinal mais rápido que meço é 200hz com 13,8ms de duração,  meu osciloscópio de placa de som da conta,  porém preciso ir além... 

Preciso medir a diferença entre a entrada do sinal e a saida do circuito que atrasa esse sinal (ignição com avanço),  localizar interferências na elaboração de circuitos diversos (ruidos)  para projetar filtros eficientes,  e se possível criar programas para o osciloscópio (ouvi dizer que tem osciloscópio que permite isso,  só nao sei qual)  esse programa iria me mostrar a frequência em rpm e a defasagem de sinal de entrada e saida em milissegundos. 

Quanto a frequência 20-50-70-100 mhz, sei que quanto mais melhor,  porém nessa area automotiva,  e para encontrar ruidos em meu circuito é preciso qual frequência?  Li que o digital seria ideal ser 5x mais que o clock máximo do circuito,  no meu caso 8mhz x 5 = 40mhz seria isso?  Nao existe nenhum acionamento no circuito que passe de 300hz e a duração mínima seja inferior que 500 micro segundos. 

Fiquei em duvida entre tektronix ou minipa mas a primeira marca da 5 anos de garantia e a segunda 2, as duas são passivas de upgrade de frequência 

Desde ja obrigado!  

Postado

Olá,

Pelo que descreveu, acho que um digital lhe cairia melhor mesmo.

Tenho um da Tektronix modelo TBS1052B (50MHz e 2 canais), acho muito bom. Essas medidas de tempo que citou, você conseguiria fazer facilmente.

Postado

Obrigado pela dica! Em comparação com o minipa 50mhz mvb-dso os dois são iguais, mas me interessei pela garantia de 5 anos da tektronix, conversei com meu professor de manutenção de ECU, e o mesmo disse que poucas partes a medir passam de algumas centenas de hertz, no caso dos microprocessadores para testar é usado frequencímetros, e que o mais simples osciloscópio de 2 canais atenderia minhas necessidades. Exceto a parte para analise de ruidos em altíssima frequência, mas nesse caso cabe analisar o projeto e aplicar filtros especiais .

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!