Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

F.A.Q.: GPU Forte + CPU Fraca = Gargalo?


Posts recomendados

Fiquei um pouco cansado de discutir sobre colocar uma placa de vídeo extremamente potente junto com processador mediano, então resolvi criar este tópico levando em consideração alguns pontos de vista para que cada um possa chegar em uma conclusão pessoal.

 


"Um dos assuntos mais polêmicos na hora de escolher uma placa de vídeo é a questão do gargalo em relação ao processador em jogos!
Gera gargalo? Vai ser um investimento ruim? Devo trocar processador junto? São as principais dúvidas."


Termos usados aqui:

GPU - Placa de vídeo.

CPU - Processador.

Antes de tudo, o tópico se refere apenas no caso isolado entre CPU e GPU, onde hipoteticamente o resto das peças são balanceadas para extrair o máximo de desempenho possível! (Lembrando que as outras peças podem influenciar no desempenho final)

 

1) Afinal o que acontece se eu colocar uma placa de vídeo como a Titan X trabalhando com um processador G4400? EXPLODE o PC!
Errado! A não ser que tenha uma programação terrorista nas peças, isto não irá acontecer. Único problema é que causaria um gargalo.
2) O que prejudica este gargalo no caso acima?
O gargalo não faz um computador trabalhar menos do que ele pode, e sim limitar no caso o uso da placa de vídeo. Quanto vai limitar? Isto dependerá do processador usado e da otimização dos jogos.
3) Processador A vai dar gargalo sempre em placa de vídeo B?
Não! Dependerá exclusivamente do uso do processador no jogo em questão. Se o jogo não requisitar tanto do processador, possivelmente a placa de vídeo vai ser usada 100% e até mesmo poderá virar o gargalo.
4) Posso usar GPU forte com CPU fraca?
Poder pode, não haverá problemas.
5) Posso usar CPU forte e GPU fraca?
Poder pode, mas neste caso se o CPU já tiver um vídeo integrado mais forte que a GPU em vista, então não seria indicado investir na mesma.
6) Qual a diferença entre CPU e GPU em relação aos FPS (Frames Por Segundo)?

O CPU pode aguentar até tantos FPS em um jogo e geralmente esta capacidade pouco varia dependendo da resolução ou qualidade gráfica, enquanto a GPU pode aguentar tantos FPS dependendo fortemente da resolução e da qualidade gráfica. O FPS final conseguido se obtém pelo limite menor.
7) Como saber se CPU ou GPU é forte ou fraca?
Saber isto dependerá de sua boa vontade lendo artigos, vendo testes, pesquisando...
8) Vale investir em uma GPU forte apesar de não ser balanceada com os demais componentes?
Dependerá exclusivamente de sua intenção de upgrade futuro.
9) Não pretendo ter CPU balanceada ou superior a GPU por um bom tempo. E agora?
Neste caso, o investimento de uma GPU menos potente seria o indicado.

10) Onde a GPU forte pode ser melhor escolha mesmo com CPU fraca?
Jogos antigos ou aqueles que não exigem muito do processador.
11) Referente a questão anterior, então em jogos novos não seria bom?

Dependerá do seu nível de satisfação ao jogar, o que se leva em consideração as questões 2 e 6.
12) Um jogo pede no mínimo uma placa de vídeo A, mas eu tenho uma B que é menos potente. Sou obrigado a investir em outra?
Não! Os jogos pedem geralmente o mínimo para jogar sem problemas em qualidade alta e em resolução FullHD, o que muitas vezes uma peça menos potente pode servir bem.

Não peça orçamentos ou falar das diferenças de modelos de peças específicas por meio deste tópico, por isto peço por gentileza que crie um tópico com sua dúvida ou pergunta que certamente a comunidade do CDH irá lhe ajudar com prazer.
 

A seguir um vídeo que fala sobre as diferentes combinações de CPUs e GPUs:

 

 

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Lost Byte Acho que para melhorar ainda o artigo, você poderia dizer que não é só a cpu e a gpu que influem no fps ou na jogabilidade.

E ressaltar que as peças do computador trabalham como um todo para rodar um jogo X. e não separado por cpu + gpu. Sendo assim, isso dependeria do resto da config e teriamos mais topicos com mais clareza quando nos forem perguntados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!