Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quem gera o som: placa de vídeo ou placa-mãe?


Posts recomendados

Estou com uma dúvida básica: quem gera o som, a placa-mãe ou a placa de vídeo?

 

Digo isso porque a minha placa-mãe faz toda uma propaganda sobre a qualidade do sistema de som, mas não sei se este sistema continua sendo o utilizado quando utilizo uma placa de vídeo offboard e ligo a reprodução do som (monitor, HT) pelas saídas da placa de vídeo.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende.

 

No HDMI o som é digital, a qualidade que você obtém depende do que vem depois do HDMI e traduz digital para o analógico.

 

A propaganda se refere em sua maioria da conversão D/A ou A/D. Por exemplo um bom CODEC produz menor ruído e por este motivo ele serve como propaganda. (Existem outros que adicionam além do codec, como esquemas para blindar o codec, alimentação, conectores melhores, etc)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até a GTX 295 você precisava de um conector S/PDIF para transmitir o áudio do chip da placa-mãe para a TV/monitor pelo HDMI/DVI da placa de vídeo, e a partir da série 400 as placas receberam um chip de áudio (NVIDIA HD Audio). AMD não sei a geração. No seu caso, se for uma placa de vídeo atual, na ausência do conector S/PDIF, o áudio é gerado pelo chip da própria placa de vídeo e não pela placa-mãe.

 

Por outro lado, se você conectar o monitor ao HDMI da placa-mãe, ainda assim o áudio é gerado pelo chip Intel HD Audio. A única forma de receber o som diretamente do chip da placa-mãe (Realtek, etc) é usando as "audio jacks" ou "optical output".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Razzee verdade, lembro desse cabinho com 1 par, mas mesmo neste caso você não faz uso algum das vantagens da propaganda da melhor aúdio da MB, porque este canal é digital. Trafega bits que não sofreriam interferência de outros componentes, se sofrerem o som ficaria picotado igual ao do celular quando existe perda grande de pacotes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!