Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, beleza? Comecei com Arduino há pouco tempo e to com uma dúvida que não consigo sanar. Já fiz uma pesquisa mas ainda assim as dúvidas continuam.

Tenho um Led infravermelho que sei que aguenta até 100mA, com ciclos de 1:10 (100ms). Até agora o máximo que cheguei foi 30mA mas a distância do infra é mínima, coisa de 30 centímetros.

Então quero usar um transistor para conseguir chegar a pelo menos 80mA (vou deixar uma margem, só por garantia, mas caso 80 seja pouco penso em subir até 90).

Fiz as contas usando os 5V que o Arduino me fornece. No datasheet do led vi que com 100mA o led usa aproximadamente 1.3V. Portanto usando a lei de ohm obetive que para chegar aos meus 80mA eu preciso de um resistor de 46 Ohms. Isso está correto pelas minhas contas? Se for o caso é perfeito já que tenho resistores de 47 Ohms (não pretendo usar um de maior valor já que estou trabalhando abaixo do limite de 100mA).

Portanto esse resistor de 47 Ohms vai entre a entrada de 5V do arduino e o ânodo do led, correto? O cátodo do led então vai no coletor do transistor e o emissor (do transistor) vai no GND do Arduino.

Outra questão é sobre o resistor que eu uso na porta digital que vai na base do Transistor, como eu calculo o valor? E é necessário um resistor entre o emissor e o GND? Vi alguns que usam, outros não.

Espero que eu não esteja viajando muito, sinto que to entendendo o assunto mas posso estar viajando e falando um monte de bobagens.

Agradeço a qualquer ajuda!

Obrigado.

Uma outra pequena dúvida é qual o limite de corrente do Arduino, teoricamente eu conseguiria obter 1A (ou até mais corrente) com o Arduino usando o transistor certo? Não que eu necessite de nada ainda que usa 1A mas queria saber para não arriscar queimar nada.

Datasheet do led: http://www.soldafria.com.br/datasheet/til32fosco.pdf
Transistor: NPN 2N2222

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!