Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A data e hora do meu PC estão descontrolados, não volta para hora e data de fábrica, mas sim, para horários próximos aos atuais. Às vezes para última hora que foi desligado ou às vezes em datas e horas e futuras. Já fiz o clear cmos da BIOS. Retirei e coloquei a bateria cmos por uns dois minutos. Aproveitei este tempo para medir a tensão dela e está certa marcando 3V, ou seja, a bateria está boa. Se não é a bateria poderia ser algum problema de hardware dessa minha placa-mãe relacionada com a Bios? O que poderia ser o problema que faz a data e hora não gravarem e aparecerem diferente sempre quando religo novamente o PC depois de desligá-lo na energia?

Postado

Boa noite e seja bem-vindo ao clube.

Se você substituiu a bateria,testou em outra placa-mãe e o problema nesta placa para teste não se apresentou,provavelmente é um defeito na sua placa-mãe.Produto novo ou usado?Se for usado,leve à uma assistência técnica conhecida,o valor de reparo é R$35/R$50

Postado
1 hora atrás, Black Heart disse:

Boa noite e seja bem-vindo ao clube.

Se você substituiu a bateria,testou em outra placa-mãe e o problema nesta placa para teste não se apresentou,provavelmente é um defeito na sua placa-mãe.Produto novo ou usado?Se for usado,leve à uma assistência técnica conhecida,o valor de reparo é R$35/R$50

ah sim, vou testar amanhã numa outra placa-mãe aqui a bateria, e posto aqui o resultado. Já tinha até me esquecido dessa opção q você mencionou rs. De qualquer forma, obrigado por me lembrar. Quanto à placa tenho quase 100% de certeza q ela está boa. É uma da Gigabyte daquela de chipset 970 DS3P Ultra Durable. E tenho ela a pouco mais d um ano. Mas está bem conservada ainda como nova. Se ela tiver algum problema é o contato onde encaixa a bateria ou alguma outra peça ou contato relacionado com a Bios, porque as outras configurações estão perfeitas.

Postado

Então, troquei de bateria e continuou desregulado a hora quando liga. O estranho é q não fica nem a hora de fábrica nem a última hora q foi ligado. Às vezes fica alguns minutos ou horas adiantado em relação ao horário atual, como se tivesse sincronizado com fuso horário de outro país. Mas nas configurações está com o de Brasília padrão. Não pode ser arquivo corrompido da Bios ou resolvia com o clear e reset. Será se pode ser o contato da bateria da placa-mãe? Tem alguma forma de saber se minha placa está reconhecendo a bateria?

De qualquer forma não vou levar em assistência q tenho certeza q vai ser perda d tempo. Até porque tirando esse problema da hora e data está tudo perfeito no PC. E por isso tb não tava querendo perder tempo pra formatar o Windows. Gostaria de saber aqui no fórum se tem alguma solução simples para resolver. Se alguém já teve um problema semelhante ao meu q não foi preciso nem formatar HD nem trocar hardware.

Postado

Eu usei uma IPMH61R3 por 2 anos,realizei o procedimento que costumo recomendar por aqui,conclui que era problema físico.

Recomendo que solicite ajuda de quem entenda de eletrônica para resolver,é uma opção que não costumo aconselhar,insisto na cousa da assistência técnica.

Postado

Espero q não seja nenhum problema q atinja os outros componentes do PC.

Hoje quando fui ligar meu PC tava marcando 15 de abril desse ano. 4 dias adiantados kkk. Antes marcava a última hora q foi ligado, depois começou marcar algumas horas antes do horário atual q ligava, depois algumas horas após a hora atual; e agora 4 dias após. É como se cada vez q eu ligasse o PC o tempo na Bios pulasse algumas horas sem está sincronizado com o relógio do sistema, mesmo estando na realidade. É um caso particular sinistro esse meu problema q não encontrei até hoje ninguém q tenha ocorrido isso. Já encontrei casos de hora q não grava e volta pra hora de fábrica ou pra última hora q foi ligado o PC, mas pra horários progressivos e aleatórios q mudam constantemente cada vez q ligo PC só no meu mesmo rs.

Postado

@Ares Brazuka

Ainda não dá para ter certeza se é o Windows ou o BIOS que trocam os dados do tempo.

Liga a máquina, entra no setup do BIOS e acerta a hora e a data e salva ao sair entrando no setup de novo e desligando o PC no botão do gabinete. Depois liga novamente e entra no setup de novo e verifica se a hora e a data foram alterados.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Ares Brazuka

Ainda não dá para ter certeza se é o Windows ou o BIOS que trocam os dados do tempo.

Liga a máquina, entra no setup do BIOS e acerta a hora e a data e salva ao sair entrando no setup de novo e desligando o PC no botão do gabinete. Depois liga novamente e entra no setup de novo e verifica se a hora e a data foram alterados.

Pois é Henrique, fiz tudo isso e na Bios tb é a mesma coisa. Fiz esse procedimento várias vezes e em intervalos de tempo variados e a hora sempre muda mesmo sem entrar no Windows. Um detalhe q eu percebi nesses testes, foi q quanto mais ficava desligado da corrente o pc e eu voltava ligar, maior era o tempo da hora e data q ficavam adiantados. Por exemplo, deixei desligado por uns 3 minutos, quando fui ligar tava marcando umas 3h adiantado na mesma data de hoje. E quanto mais tempo deixava desligado, mais adiantado ficava o relógio. Tanto q quando eu comecei a deixar desligado por mais de uma hora, já adiantava era uma data a mais. É como se o comando da Bios q regula o tempo de relógio rodasse 10 vezes mais rápido q o tempo d relógio roda pra dar uma hora.

E uma observação. Percebi q quando deixo o Pc ligado por mais de 12h, se eu desligar  na tomada e religar em seguida sem dar um tempo de esfriar a placa ou a memória eu acho, quando liga não bipa a memória e não dar vídeo. Mas se eu tiro e recoloco as memórias RAM liga normal. Mas isso só acontece quando o Pc fica o dia todo ligado. Se tá pouco tempo ligado, dar pra desligar e religar normalmente. Não creio q esteja relacionado com o problema da hora e data, mas Isso é normal?

Postado

@Ares Brazuka

Caso misterioso ( já tá te dando trabalho pra resolver ).

Essa coisa de ligar o PC, deixar um tempo funcionando e desligar ligando em seguida nunca foi bom para o hardware ( risco de causar defeito ). É o que chamam de partida a frio ( partida a quente seria o reset ). Toda a vez que um PC é ligado ele sofre um impacto violento ( os componentes são sensíveis ).

Aparentemente o problema com a contagem do tempo está relacionado a algum defeito de algum cristal encapsulado que tem na placa-mãe. Mas pode ser que seja algum distúrbio elétrico que se mantém com a bateria do CMOS. Talvez um curto de hardman dissipe esse distúrbio mas vai ter que ter paciência para fazer o procedimento e ele envolve algum risco de dano permanente.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@Ares Brazuka

Caso misterioso ( já tá te dando trabalho pra resolver ).

Essa coisa de ligar o PC, deixar um tempo funcionando e desligar ligando em seguida nunca foi bom para o hardware ( risco de causar defeito ). É o que chamam de partida a frio ( partida a quente seria o reset ). Toda a vez que um PC é ligado ele sofre um impacto violento ( os componentes são sensíveis ).

Aparentemente o problema com a contagem do tempo está relacionado a algum defeito de algum cristal encapsulado que tem na placa-mãe. Mas pode ser que seja algum distúrbio elétrico que se mantém com a bateria do CMOS. Talvez um curto de hardman dissipe esse distúrbio mas vai ter que ter paciência para fazer o procedimento e ele envolve algum risco de dano permanente.

Quanto à desligar e religar nem vou mais fazer então rs. Deixar umas duas horas desligado pra religar novamente. Na verdade essa d religar depois de ligado muito tempo só fiz hoje uma vez e umas duas vezes a uns 5 meses atrás.

Bom, mesmo meus componentes de hardware estando a pouco tempo de uso (pouco mais de um ano) esse curto de hardman não vou arriscar. De qualquer forma, se for um desses dois problemas: o do cristal encapsulado ou do distúrbio elétrico q você mencionou, são problemas isolados sem risco de atingir outras peças e danificar o conjunto do Pc? Ou já vou ter q começar a me preocupar?

Postado
30 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@Ares Brazuka

Poderia acontecer de essa instabilidade causar outras anomalias te obrigando a tomar providências. Se isso acontecer lembre-se do " curto de hardman " como possível solução.

Esse curto de hardman não serve não é pra recuperar a placa-mãe de uma sobrecarga?

porque me lembrei q até ontem eu deixava conectado o cabo de rede e o HDMI quando desligado o PC. O cabo da fonte tb, mas este eu tirava da tomada do filtro de linha então não passava corrente elétrica. Mas o cabo de rede que fica conectado no modem ligado poderia talvez passar corrente. E o HDMI ficava na TV ligada passando corrente pro PC tb.

Mas agora já estou retirando o cabo de rede e quanto ao HDMI ainda deixo conectado, mas desligo a TV da tomada.

Sim, a propósito, está certo esse processo do curto de harman?

1º Passo: Remova a bateria de lítio, as memórias e o processador da placa-mãe

2º Passo: Arranje uma folha de papel alumínio um pouco maior do que a placa-mãe

3º Passo: Coloque a folha de papel alumínio em uma superfície fofa (Sabe aquela esponja que vem na caixa da placa-mãe, pois bem pegue-a e forre com o papel alumínio)

4º Passo: Coloque a placa-mãe sobre o papel alumínio (lembrando que somente a parte de "baixo" da placa-mãe deve ficar em contato com o papel alumínio)

5º Passo: Aperte a placa contra a espuma para que todos os contatos da placa-mãe fiquem ligados simultaneamente e aguarde umas duas horas! (quanto mais tempo melhor)

6º Passo: Depois das duas horas, remova o papel alumínio e certifique-se de que nenhum pedaço do alumínio ainda se encontra na placa-mãe! Tente ligá-la normalmente

Postado

@Ares Brazuka

Eu já recuperei umas duas mobos com esse procedimento.

O que acontece é que algum CI pode estar magnetizado causando as anomalias e o " curto de hardman " desfaz isso.

O procedimento é esse sim mas eu deixaria a placa uns 3 dias.

Se for defeito no cristal, esse recurso não irá resolver ( pode ser também problema no circuito que alimenta esse cristal ).

.

• Curtir 1
Postado
46 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@Ares Brazuka

Eu já recuperei umas duas mobos com esse procedimento.

O que acontece é que algum CI pode estar magnetizado causando as anomalias e o " curto de hardman " desfaz isso.

O procedimento é esse sim mas eu deixaria a placa uns 3 dias.

Se for defeito no cristal, esse recurso não irá resolver ( pode ser também problema no circuito que alimenta esse cristal ).

.

Esse curto de hardman por enquanto ainda não vou fazer pois requer muito tempo.

Mas quanto ao problema do cristal q você mencionou, se caso for esse meu problema pode ser consequência do cabo de rede e do HDMI q antes eu deixava sempre conectado na placa com o Pc desligado passando assim corrente?

Postado
4 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@Ares Brazuka

Que fonte você está usando nesse PC exatamente ?

Qual a configuração do teu hardware ?

Processador Fx-8350;

Memoria: 16GB (4x4GB) dual channel 1600MHZ;

1 HD SATA III 7200 RPM;

1 HD SATA II 5400 RPM;

Placa de vídeo GTX 1070;

placa-mãe Gigabyte GA-970A-DS3P (1.0);

Cooler Hyper 212X com outro cooler atrás;

5 cooler de gabinete Akasa de 12 cm, 2 na frente entrando ar, 2 em cima e uma atrás como exaustores;

FONTE EVGA 600b 80 plus bronze; 588W na linha de 12V e 130W naquela combinado restante.

Postado

@Ares Brazuka

PC parrudo

Eu ia botar a culpa na fonte mas ela é de qualidade e com bastante potência.

Acredito que não tenha relação com o HDMI ou com o cabo de rede mas sempre desplugue em caso de se avizinharem temporais ( os raios e derivados deles podem cair em qualquer lugar a qualquer momento ).

Isso está parecendo mesmo uma indisposição e não exatamente um defeito em algo do teu hardware considerando tudo o que escreveu até agora.

E tenha um bom aterramento pois não adianta filtro de boa qualidade ou todos os cuidados sem ele ( já vi alguns relatos de PCs com bons filtros e boas fontes terem sido danificados e que não estavam aterrados ).

• Curtir 1
Postado
58 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@Ares Brazuka

PC parrudo

Eu ia botar a culpa na fonte mas ela é de qualidade e com bastante potência.

Acredito que não tenha relação com o HDMI ou com o cabo de rede mas sempre desplugue em caso de se avizinharem temporais ( os raios e derivados deles podem cair em qualquer lugar a qualquer momento ).

Isso está parecendo mesmo uma indisposição e não exatamente um defeito em algo do teu hardware considerando tudo o que escreveu até agora.

E tenha um bom aterramento pois não adianta filtro de boa qualidade ou todos os cuidados sem ele ( já vi alguns relatos de PCs com bons filtros e boas fontes terem sido danificados e que não estavam aterrados ).

@Henrique - RJ

Pois é, e todas essas peças, tirando o HD SATA II (que já deve ter uns 10 anos), não tem 2 anos.

Quanto à cuidados com energia quando chove forte com trovoadas eu nem ligo o PC, fico até com medo meu amigo rs. Apesar do filtro de linha ser bom e a rede elétrica daqui estável e aterrada.

Agora essa indisposição do hardware você quis dizer o q? É em relação ao cristal encapsulado?

Postado

@Ares Brazuka

Sim

Quando a tempestade está longe é a hora de desligar a máquina e tirar os plugues das tomadas e não durante elas ou quando já chegaram.

Não se deve nem ficar perto de máquinas elétricas plugadas na corrente elétrica em tempestades pois há risco de morrer por choque em caso de queda de raio por perto.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Ares Brazuka

Sim

Quando a tempestade está longe é a hora de desligar a máquina e tirar os plugues das tomadas e não durante elas ou quando já chegaram.

Não se deve nem ficar perto de máquinas elétricas plugadas na corrente elétrica em tempestades pois há risco de morrer por choque em caso de queda de raio por perto.

@Henrique - RJ

Hoje quando fui ligar o PC aconteceu de novo de não bipar a memória nem dar vídeo e eu tirar e recolocar as memorias e funcionar normal. Dessa vez aconteceu mesmo depois de desligado muito tempo. Mas logo depois q deu video, no setup mesmo desliguei e religuei uns 5 minutos depois e deu vídeo. Está parecendo meio aleatório. Hoje não deu pra testar de novo o problema da hora e data porque resetei a Bios e fiz uma limpeza no PC. Amanhã vou testar e digo aqui.

Postado
5 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Ares Brazuka

Isso de não ligar pode ser fonte com problema.

A tendência é não ligar mais e então terá que testar com outra.

@Henrique - RJ

Ela ligou, parecia está tudo funcionando mas não deu nenhum bip o speaker e não deu vídeo. Depois então que eu retirei as memórias e coloquei de volta que funcionou. Mas já reparei que sempre quando mexo com essa bios (jumper ou bateria) quando vou ligar às vezes dá esse problema e de 5 dias pra cá o da data e hora descontroladas. O problema de não dar vídeo às vezes ocorria antigamente quando eu trocava de memórias ou processador (que antes tinha um Phenom), mas bipava a memória quando dava isso. Naquele caso que ocorria, eu solucionava fazendo o clear da bios pelo jumper. Sempre que eu testava um hardware novo tinha que resetar a bios para dar vídeo (mesmo bipando memória e funcionando tudo normal). A uns 9 dias atrás que passei a resetar a bios com o uso da bateria por começar a aparecer esse problema da data e hora descontroladas. Mas até antes de aparecer esse problema da hora, com exceção de quando eu trocava de hardware, pc funcionava normal sempre quando ligava. Agora de 2 dias pra cá que começou esse outro problema (meio q aleatório) de quando eu ligar funcionar tudo normal, coolers, leds... , mas sem dar vídeo e não bipar memória (q no problema da troca de hardware também não dava vídeo mas bipava). Resumindo, tem o problema de troca de hardware que sempre preciso resetar bios para dar vídeo. Tem o problema da data e hora descontroladas que começou a uns 9 dias. E esse novo problema q começou a aparecer a uns 2 dias de apesar de ligar o pc, não dar vídeo nem bipa quando vou liga-lo. 3 probleminhas misteriosos apesar de por enquanto não parecerem algo grave.

Agora liguei o PC ( havia desligado a uma hora) e ligou normal sem precisar tirar e recolocar memória. A hora q tava 8:00 de amanhã.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!