Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Por gentileza alguém possui algum bom projeto esquemático, funcional e confiável, para montar um receptor de VHF para ouvir transmissões aeronáuticas (faixa de 108Mhz a 136Mhz)???

Ainda não tenho conhecimento suficiente para projetar algo deste nível, mas por hora gostaria de montar o receptor.

Por enquanto, pesquisando, achei este esquema que foi o que mais me chamou a atenção (dividido em duas partes):

144RX2.pdf

Pll2m.pdf

Porém para montar este, ainda tenho que entender o PLL, para programar o PIC e funcionar adequadamente, e além disso parece que tem alguns componentes  difíceis de achar pra comprar...

Então se alguém tiver uma sugestão ou puder compartilhar algum projeto que já montou antes e que obteve sucesso fico muito agradecido.

Postado

É um blog... não sei* a confiabilidade ^^ mas eles tem um projeto baseado em um de uma revista bem antiga de 1990 (Eletrônica Total Numero 22 , 1ªe 2ª lição). E apostila de autoria de "20/09/2015 - Receptor de FM e VHF – Apostila elaborada por José Airton".

Aqui

Só clicar no blog deles.  Para alcançar as frequência que você quer só trocar o enrolamento da antena ^^

adicionado 6 minutos depois

Adicionando:

Vou deixar o PDF direto da apostila aqui... caso o link caia no futuro.

Rádio Receptor de FM e VHF.pdf

Postado

É possível fazer um aparelho desse tipo usando um rádio comum com frequência entre 88-108MHz, dependendo do rádio é só trocar os capacitores do oscilador de RF. 

• Curtir 2
Postado

@Bommu Perneta Obrigado pela sugestão; eu já tinha encontrado este projeto nas minhas pesquisas, quase peguei pra fazer, mas pelas minhas contas já ia ficar bem caro, então já que ia gastar resolvi tentar achar algo mais moderno e sofisticado kkkk.

@Mestre88 Obrigado pela dica! Também já considerei a modificação de um rádio comum. E por enquanto acho que é sim a alternativa mais fácil barata e viável!