Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Por gentileza alguém possui algum bom projeto esquemático, funcional e confiável, para montar um receptor de VHF para ouvir transmissões aeronáuticas (faixa de 108Mhz a 136Mhz)???

Ainda não tenho conhecimento suficiente para projetar algo deste nível, mas por hora gostaria de montar o receptor.

Por enquanto, pesquisando, achei este esquema que foi o que mais me chamou a atenção (dividido em duas partes):

144RX2.pdf

Pll2m.pdf

Porém para montar este, ainda tenho que entender o PLL, para programar o PIC e funcionar adequadamente, e além disso parece que tem alguns componentes  difíceis de achar pra comprar...

Então se alguém tiver uma sugestão ou puder compartilhar algum projeto que já montou antes e que obteve sucesso fico muito agradecido.

Postado

É um blog... não sei* a confiabilidade ^^ mas eles tem um projeto baseado em um de uma revista bem antiga de 1990 (Eletrônica Total Numero 22 , 1ªe 2ª lição). E apostila de autoria de "20/09/2015 - Receptor de FM e VHF – Apostila elaborada por José Airton".

Aqui

Só clicar no blog deles.  Para alcançar as frequência que você quer só trocar o enrolamento da antena ^^

adicionado 6 minutos depois

Adicionando:

Vou deixar o PDF direto da apostila aqui... caso o link caia no futuro.

Rádio Receptor de FM e VHF.pdf

Postado

É possível fazer um aparelho desse tipo usando um rádio comum com frequência entre 88-108MHz, dependendo do rádio é só trocar os capacitores do oscilador de RF. 

• Curtir 2
Postado

@Bommu Perneta Obrigado pela sugestão; eu já tinha encontrado este projeto nas minhas pesquisas, quase peguei pra fazer, mas pelas minhas contas já ia ficar bem caro, então já que ia gastar resolvi tentar achar algo mais moderno e sofisticado kkkk.

@Mestre88 Obrigado pela dica! Também já considerei a modificação de um rádio comum. E por enquanto acho que é sim a alternativa mais fácil barata e viável!

Vou acabar de me decidir, mas provavelmente vou optar mesmo pela modificação do rádio FM. Vou ver se adquiro o rádio, tento modificar e posto aqui o resultado.

Postado

Realmente se for fazer um projeto inteiro vai sair muito mais caro que só trocar capacitor de um setor ^^ Claro se o rádio também não sair outra facada X)

Vê ai. Boa sorte.

Postado

Quero montar esse projeto, tenho uma duvidas, pode ser um capacitor variável de rádios AM FM?

A confecção da bobina é critica?

Daqui a pouco posto mais duvidas.

Postado
12 minutos atrás, graia disse:

Quero montar esse projeto, tenho uma duvidas, pode ser um capacitor variável de rádios AM FM?

Sim.

12 minutos atrás, graia disse:

A confecção da bobina é critica?

Depende de como será o receptor, o tipo de circuito usado.

Tem dezenas de formas de fazer, já vi com uma única bobina e já vi com 10 também. Com somente transistores, com somente circuitos integrados ou com os dois juntos (maioria).

O melhor tipo de rádio pra fazer isso que eu já vi usava uma bobina variável, como esse:

fig2-dscn8255ed3.jpg

Essas bobinas eram muito usadas nos auto-rádios dos anos 70. Alterando os capacitores que estão em paralelo com elas a frequência muda. 

Postado
Em 19/04/2017 às 20:39, Mestre88 disse:

Sim.

Depende de como será o receptor, o tipo de circuito usado.

Tem dezenas de formas de fazer, já vi com uma única bobina e já vi com 10 também. Com somente transistores, com somente circuitos integrados ou com os dois juntos (maioria).

O melhor tipo de rádio pra fazer isso que eu já vi usava uma bobina variável, como esse:

fig2-dscn8255ed3.jpg

Essas bobinas eram muito usadas nos auto-rádios dos anos 70. Alterando os capacitores que estão em paralelo com elas a frequência muda. 

OK, @Mestre88, desde já agradeço pela pronta resposta, não tenho um radio disponível para modificar quero montar o projeto que o @Bommu Perneta citou? 

Tenho aqui vários capacitores variáveis AM FM com os pinos descritos como c1 e c2 em cada ponta e um no meio e no outro lado c3 e c4 e outro no meio seria o do meio o comum para c1, c2, c3, c4?

Tenho tentado montar este  Doc2.docx em ponte de terminais mas deu certo, o que tu achas?

Postado

Esquema clássico de um Super Regenerativo (e que foi publicado nas revistas Saber Eletrônica, eu acho até que tenho esse número).

Eu também já montei algo parecido, mas não funcionou:(

Pelo que entendi você tem variáveis de 6 ou 7 pinos daqueles de plástico, certo?

Como esse:

cv1.JPG

Não são todos que tem, mas se tiver esse terminal que aparece sozinho do lado esquerdo ele é apenas o terra do pino central, não tem relação alguma com as lâminas do capacitor.

Para o seu circuito vai usar apenas o terminal do meio e um da ponta, pode ser de qualquer lado.

O capacitor variável desse tipo contém 4 capacitores independentes (geralmente 2 para FM e 2 para AM). 

• 3 semanas depois...
Postado

Comprei o rádio, modifiquei e aparentemente não funcionou...

Troquei a bobina de FM por uma que eu pudesse esticar (para não perder a original), e reduzi a capacitância no capacitor variável, a última estação de rádio 107,5 Mhz ficou onde antes o ajuste mostrava 80 Mhz, ou seja se entendi direito sobrou uma faixa de ajuste que alcança algo perto de 130 Mhz. Ainda não consegui captar nada relevante, ainda apareceu o sinal(ruim) de várias rádios, no intervalo de 107Mhz em diante (estranho). li algo sobre harmônicos das frequências mais baixas aparecerem com frequência mais alta (se entendi bem) talvez seja isso... Ou eu montei errado... Sei lá...

Sugestões?

DSC_0001.thumb.JPG.c82e8bd4beead39a12a0632e7a1b4f7d.JPG

Postado
38 minutos atrás, New Nerd disse:

Ou eu montei errado...

Não, está certo.

E sim, essas rádios com sinal ruim são harmônicas mesmo.

Talvez seja porque ninguém esteja transmitindo algo nessas frequências, tente subir mais para próximo dos 160-170MHz.

adicionado 1 minuto depois

Diminua um pouco a bobina, tire uma volta dela.

• Curtir 1
Postado

Retirei duas espiras e ajustei até sumir a última frequência de 107 Mhz, deixei a faixa de ajuste inteira acima das rádios comuns, agora só restou as harmônicas.

Vou testar bastante depois eu digo o resultado, obrigado pelas dicas!

Postado
5 minutos atrás, New Nerd disse:

@Mestre88 cd2003gp

Foi o que eu imaginei, tenho um rádio com ele aqui.

Alguns CIs de rádio limitam a frequência, esse aí não.

Eu já consegui sintonizar o áudio da TV analógica com ele (frequências acima de 174MHz).

adicionado 0 minutos depois

Coloquei uma bobina de 2 voltas.

• Curtir 1
Postado

Só um comentário:

RF é um negócio enjoado!

Eu ia estudar RF a um tempo atrás mas decidi estudar áudio primeiro por causa da dificuldade de obter material explicativo dos detalhes.

Se acha muita coisa na net, mas são montagens prontas, ninguém explica os "porques".

Eu fiz uma modificação dessa, Eu mexi tanto e em tanta coisa que por fim, na raiva eu coloquei uma chave de fenda no meio da bobina e estiquei tudo para cima, ficou um fio "reto"..... aí funcionou!

Mas eu queria aprender, e não fazer rádio escuta,então eu desanimei e deixei de lado e fui estudar áudio.

• Curtir 1
Postado

Pois é, mexendo nessa "bobina de um espira só" acabei sintonizando a torre do aeroporto de Vitória.

Umas poucas coisas que eu estudei de circuitos RF, eu aprendi que até as próprias trilhas da PCI formam capacitância suficiente para interferir na sintonia e oscilação do circuito, por isso digo que RF é "enjoado" de trabalhar.

Postado

:exorcize: Também notei logo que RF é complicado, até gostaria de aprender esse assunto a fundo mas eu ainda tenho muito chão pra percorrer até lá, não tenho certeza se vou seguir carreira com eletrônica ou se vai ficar sendo só um hobby, então pode ser que demore...

Postado
3 horas atrás, cesardelta1 disse:

Pois é, mexendo nessa "bobina de um espira só" acabei sintonizando a torre do aeroporto de Vitória.

Umas poucas coisas que eu estudei de circuitos RF, eu aprendi que até as próprias trilhas da PCI formam capacitância suficiente para interferir na sintonia e oscilação do circuito, por isso digo que RF é "enjoado" de trabalhar.

Para usar a bobina de uma volta só, provavelmente estão usando frequências acima do VHF. Estão acima do canal 13 da TV analógica. 

Essas bobinas de uma única volta eram muito comuns em televisão. 

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, cesardelta1 disse:

Só um comentário:

RF é um negócio enjoado!

Eu ia estudar RF a um tempo atrás mas decidi estudar áudio primeiro por causa da dificuldade de obter material explicativo dos detalhes.

Se acha muita coisa na net, mas são montagens prontas, ninguém explica os "porques".

Eu fiz uma modificação dessa, Eu mexi tanto e em tanta coisa que por fim, na raiva eu coloquei uma chave de fenda no meio da bobina e estiquei tudo para cima, ficou um fio "reto"..... aí funcionou!

Mas eu queria aprender, e não fazer rádio escuta,então eu desanimei e deixei de lado e fui estudar áudio.

Os melhores livros sobre RF são aqueles handbooks de radioamadores, se você não tem problemas em ler inglês vai ser melhor.

adicionado 3 minutos depois
4 horas atrás, cesardelta1 disse:

A capacitância parasita só afeta circuitos que trabalhe com frequências acima dos 30MHz, mas até os 50MHz a influência não é tanta, acima disso o bicho pega rsrs. Para evitar isso basta fazer trilhas curtas e largas, os terminais dos componentes devem ser os mais curtos possíveis, normalmente é comum ver o uso de três ou quatro capacitores cerâmicos em paralelo no lugar de apenas um, isso evita a capacitância parasita nos componentes.

Postado
1 hora atrás, Picco disse:

Os melhores livros sobre RF são aqueles handbooks de radioamadores, se você não tem problemas em ler inglês vai ser melhor.

Tenho alguns handbooks e um conhecimento considerável do Inglês. Obrigado pela indicação.

1 hora atrás, Picco disse:

A capacitância parasita só afeta circuitos que trabalhe com frequências acima dos 30MHz, mas até os 50MHz a influência não é tanta, acima disso o bicho pega rsrs. Para evitar isso basta fazer trilhas curtas e largas, os terminais dos componentes devem ser os mais curtos possíveis, normalmente é comum ver o uso de três ou quatro capacitores cerâmicos em paralelo no lugar de apenas um, isso evita a capacitância parasita nos componentes.

São esses tipos de "porques das coisas" que eu disse alí em cima,  obrigado pelas dicas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...