Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos. Ganhei de um amigo um motor de DT180, e estive pensando em talvez montar um gerador eletrico com ele.... Meus conhecimentos em mecanica são bons, já na parte eletrica.. deixo a desejar! Pergunto aos companheiros se é viável um projeto desses, estive pesquisando mas encontrei pouca informação sobre como montar um aparelho assim. Minha ideia é construir um gerador com tensão de saída 220v que entre em funcionament quando falte energia. O motor eu desmontei e revisei (foi  o primeiro motor de moto que abri  :D).

Que componentes são necessários para fazer uma naba dessas funcionar?

Espero que possam me ajudar...

Abraço a todos e boa semana

Postado

1ª coisa que me veio a cabeça: o som especifico de uma DT180

2ª coisa que me veio a cabeça: o Cheiro especifico...

...que o cabelo das namoradas ficavam depois de uma voltinha de DT....hahaha...que saudade.

Agora voltando ao seu problema, que eu imagino ser mesmo um problema pois os motores 2 tempos só tem um bom torque em altas rotações, o que inviabiliza seu uso em geradores.

O caso é que quanto mais carga você coloca no gerador, mais peso terá no eixo do motor e maior a queda de tensão por diminuição da rotação do motor, se compensa essa perda com a aceleração do motor, porém com o motor em alta rotação, sua diferença de tensão entre os dois extremos, com carga e sem carga chegará a níveis muito perigosos, fora o barulho, a fumaça e o consumo de combustível.

6 horas atrás, rodrigo rysdyk disse:

O motor eu desmontei e revisei (foi  o primeiro motor de moto que abri  :D).

Muito legal isso, mas dá medo!!

O primeiro motor que eu abri foi de uma XLX 250, retifiquei quase tudo, tive ajuda dos manuais de serviço da Honda e correu tudo assustadoramente bem, mas foi alí que descobri que não tinha vocação alguma para a mecânica.

Abraço

• Curtir 1
Postado

Beleza Cesar! O som realmente é f***, talvez até pior que o cheiro. E realmente o consumo do motor dois tempos é bem maior, mas o uso deste gerador seria esporádico, apenas no caso de falta de energia.

Não qquerendo te corrigir, talvez eu esteja errado, acredito que o motor dois tempos tem um torque parelho, tanto em alta quanto em baixa.... teria que ver no manual da moto as faixas de rotação pra ter certeza (vou ver isso e posto na sequencia). Mas teoricamente, o que seria necessário pra fazer essa "coisa" funcionar? a ideia é apenas uma tomada 220v que suporte eletrodomésticos normais... geladeira, tv, lampadas..

Sei que geradores de pequeno porte tem um preço acessível, mas o fato de fazer um e o aprendizado que se ganha não tem preço. Talvez eu consiga um motor de biz ou de titam e uso o dois tempos em uma gaiolinha pra dar pau na praia!

Abraço!

Postado

Bom, não sou mecânico, não tenho conhecimento aprofundado na coisa e estou com preguiça de pesquisar....hahaha

Mas digo da falta de torque por experiência em andar nessas motos, principalmente essas antigas, DT, RD, RDZ....não tinha torque quase nenhum até certa rotação, mas quando atingia uma certa rotação,aí sim virava o capeta que não tinha Honda que pegava.

Sei lá pesquise aí para nós :P

Para fazer funcionar com um gerador não tem segredo, é só acoplar o eixo do pinhão ao eixo do gerador.

Por polias seria melhor pois ao entrar uma carga muito "pesada" a correia patina, se for acoplamento por corrente a carga pode parar o eixo e apaga o motor.

Só uma curiosidade: com exceção da RD350, eu nunca gostei de Yamaha, até a chegada da Ténéré e DT 200

Postado

Então na questão do torque deixamos quieto pois nunca andei de moto então tua experiência é que conta....

Então, o motor toca o gerador através de polia, beleza. Mas esse gerador eu consigo como? Compro ou construo? Se usasse um alternador e inversor de tensão? Deve existir uma forma....

Postado

Sim, existe para comprar mas não é barato, por isso disse que ficava inviável para esse motor.mas caso você conseguir um motor bom, é desse tipo aí

gerador%20nova-500x500.jpg

bambozzi-gerador-sincrono-monofasico-ger

Um dos menores que achei um tempo atrás foi de 3 KVA

Existe de 1KVA mas é difícil de achar

Pesquise por "Alternador Monofásico"

Da para fazer com alternador de carro/caminhão também, mas aí tem que usar inversor como você mesmo disse.

EDIT

AH! Tem o gerador alterima também, até te aconselho se for comprar, a comprar esse.

Alterima é a marca, muito muito bom, funciona por décadas sem manutenção.

Nunca vi ninguem que reclamasse dele, Nas fazendas no meio das montanhas aqui no ES o pessoal tem muitas rodas d'agua que usam esses Alterima e não dão defeito.

http://www.alterima.com.br/

Postado

Bah cara! Show de bola tua ajuda! E acho que tenho um troço desses perdido em um canto lá na firma do pai... ele comprou leilão de massa falida durante muitos anos e tem pilhas de coisas paradas... tenho quase certeza de ver algo parecido com isso mas pensei que fosse um motor eletrico comum!

Alternador eu tenho um de 90A parado aqui, só preciso dar uma revisada nele pra ver tá ok, inversor eu consigo fácil com a turma aqui....

Vou olhar o Alterima pra ver qual é, fiquei curioso... maquina que trabalha no meio do mato é bagual!

Abraço!

Postado
4 horas atrás, rodrigo rysdyk disse:

Alternador eu tenho um de 90A parado aqui, só preciso dar uma revisada nele pra ver tá ok, inversor eu consigo fácil com a turma aqui....

Inversor consome energia para transformar 12 ou 24V em 110 ou 220V, vai ser muito difícil encontrar um que dê para ligar uma geladeira e se encontrar saíra mais caro que um gerador 220V comum

Inversores em sua maioria são feitos para ligar cargas capacitivas e resistivas, geladeiras são indutivas.

Postado
52 minutos atrás, Mestre88 disse:

Inversor consome energia para transformar 12 ou 24V em 110 ou 220V, vai ser muito difícil encontrar um que dê para ligar uma geladeira e se encontrar saíra mais caro que um gerador 220V comum

Inversores em sua maioria são feitos para ligar cargas capacitivas e resistivas, geladeiras são indutivas.

adicionado 2 minutos depois

Este eu garanto que liga uma geladeira e muito mais. 

https://www.youtube.com/watch?v=n6YmdRNQ3-Q&feature=youtu.be

• Curtir 2
Postado
7 horas atrás, rodrigo rysdyk disse:

Bacana! E quanto custa? Tendo o motor, alternador e esse componente que tu faz cconsigo montar o gerador?

Se seu motor a gasolina conseguir rotacionar o alternador a ponto do alternador gerar 12V com corrente de uns 180 ampères, a placa, componente que eu faço, conseguirá gerar uns 2100 watts. 

Lembrando que em 24V DC a capacidade de potência dobra. 

• Curtir 1
Postado

Prefiro comprar teu equipamento do que um gerador de 2 conto pagando pilhas de impostos. E a diversão e conhecimento que se adquire não tem preço....

Então, o motor 2 tempos que tenho tem a faixa de torque pleno em 7500RPM (1.74kgfm) e potencia máxima a 8000RPM de acordo com o manual que achei, não sei que ano é o motor, não tem carburador nem ignição, faltam algumas peças da partida, mas o conjunto móvel está dentro das tolerâncias embora seja na última medida.

O alternador ue tenho aqui era de um volvo, 80a. 24v.

6 horas atrás, albert_emule disse:

Se seu motor a gasolina conseguir rotacionar o alternador a ponto do alternador gerar 12V com corrente de uns 180 ampères, a placa, componente que eu faço, conseguirá gerar uns 2100 watts. 

Lembrando que em 24V DC a capacidade de potência dobra. 

E tem como usar energia de baterias? Pensei em duas baterias de 750cca, ligadas em serie... então o gerador entraria apenas para manter a carga.... rola uma parada assim?

Agradeço a todos a ajuda! Show de bola!

Postado
8 horas atrás, rodrigo rysdyk disse:

Prefiro comprar teu equipamento do que um gerador de 2 conto pagando pilhas de impostos. E a diversão e conhecimento que se adquire não tem preço....

Então, o motor 2 tempos que tenho tem a faixa de torque pleno em 7500RPM (1.74kgfm) e potencia máxima a 8000RPM de acordo com o manual que achei, não sei que ano é o motor, não tem carburador nem ignição, faltam algumas peças da partida, mas o conjunto móvel está dentro das tolerâncias embora seja na última medida.

O alternador ue tenho aqui era de um volvo, 80a. 24v.

E tem como usar energia de baterias? Pensei em duas baterias de 750cca, ligadas em serie... então o gerador entraria apenas para manter a carga.... rola uma parada assim?

Agradeço a todos a ajuda! Show de bola!

Para alternador, será obrigatório usar bateria, pois a própria bateria atua como um filtro para filtrar o que é chamado de ripple.

A bateria atua como um banco de capacitores de elevadíssima capacitância.

Não dá para usar o alternador sem fazer esta filtragem, pois os ruídos da retificação, o ripple, deixa qualquer inversor instável.

Se tratando de um alternador de 24V, também será necessário o uso de duas baterias para poder formar os 24V DC.

O benéfico de usar as baterias é que também elas atuam nos momentos em que o motor a gasolina perde rotação devido a algum pico de consumo de alguma carga, como geladeiras que consomem apenas 180 watts, mas durante a partida do compressor o pico pode alcançar até 2000 watts que dura até meio segundo aproximadamente.

Inclusive se o gerador não conseguir manter o pico de 2000W necessários para dar a partida, a geladeira nem parte. Não funciona de jeito nenhum.

Por isso que aqueles geradores de 1000W de 2 tempos não conseguem fazer ligar uma geladeira.

O gerador feito com alternador tem esta vantagem. Por causa das baterias que são necessárias, este tipo de gerador consegue suportar os picos, pois os picos quem segura são as baterias.

E o invresor que funciona no final disso tudo, consegue dar um refinamento ainda maior na energia gerada. 

Qualquer inversor senoidal de qualidade consegue fornecer energia com qualidade muito melhor que a fornecida pelas consecionàrias e o inversor também tem sus própria capacidade para fazer estabilização.

O conjunto todo irá funcionar como um gerador que é vendido no mercado com o nome de gerador digital ou gerador inverter.

Pesquise o preço de um gerador digital Yamaha de 1Kva e de 2Kva.

Costumam ser bem caros. 

• Curtir 1
Postado

Eu também tenho um motor de moto. Está completo.

É de moto super 100 Dafra.

Deve ter uns 6CV.

É 4T

Também estou querendo fazer um gerador assim. 

Apesar de estar completo, preciso montar umas peças. 

Está meio desmontado. 

As peças internas estão todas montadas.

Só preciso montar as peças externas. Ignição e carburador.

Postado
Em 19/04/2017 às 11:28, albert_emule disse:

Eu também tenho um motor de moto. Está completo.

É de moto super 100 Dafra.

Deve ter uns 6CV.

É 4T

Também estou querendo fazer um gerador assim. 

Apesar de estar completo, preciso montar umas peças. 

Está meio desmontado. 

As peças internas estão todas montadas.

Só preciso montar as peças externas. Ignição e carburador.

Estamos então no mesmo esquema, este motor que tenho aqui tb tá sem o bura e ignição....

como eu mencionei, não tenho conhecimento sobr motores de moto como tenho nos de carros, mas como o principio é o mesmo, acredito que o motor da moto não precisaria do cambio para funcionar em um gerado.... confere?

Postado
1 hora atrás, rodrigo rysdyk disse:

Estamos então no mesmo esquema, este motor que tenho aqui tb tá sem o bura e ignição....

como eu mencionei, não tenho conhecimento sobr motores de moto como tenho nos de carros, mas como o principio é o mesmo, acredito que o motor da moto não precisaria do cambio para funcionar em um gerado.... confere?

Mas o câmbio é interno. Então não sei como você usaria sem ele.

Do meu eu posso aproveitar a força direto no pião. Aí eu até acho vantagem ter as marchas, pois eu posso adequar o giro correto dependendo da polia.

Aquele gerador inverter lá que custa 6 mil, deve usar alternador de imã permanente para ocupar nenos espaço. Daí a estabilização da tensão é feita no inversor que fica ligado na saída do alternador.

Os alternadores mais comuns usados nos geradores possui o rotor bobinado que se torna um imã quando circula corrente.

Se controlar a amplitude da corrente na bobina acaba controlando também a amplitude do campo magnético. Os geradores tem uma placa eletrônica que monitora a tensão de saída do gerador e magnetiza ou desmagnetiza as bobinas do rotor para manter a saída bem estabilizada. 

Os geradores mais antigos usavam um transformador de realimentação que não funciona muito bem. 

E também tem a parte mecânica do motor.

Tem um mecanismo que controla o RPM do motor para não haver variação de freqüência com o aumento do consumo na saída do gerador. 

Postado

O circuito eletrônico regulador atua na saída deste retificador mostrado abaixo, controlando a corrente da bobina (bobina se torna imã) em função da tensão de saída: 

Se a tensão de saída do gerador abaixa para menos de 220Vac devido a uma carga de potência elevada que faz o motor a gasolina perder rotação, o circuito regulador aumenta um pouco a tensão da bobina de excitação. Assim o gerador gera um pouco mais e compensa as perdas. 

Se você retira a carga, a tensão terá tendência de subir acima de 220Vac.

Mas aí o circuito regulador abaixa imediatamente a tensão da bobina de excitação e assim a tensão permanece em 220Va, sem variação.

Um circuito regulador bom reage tão rapidamente que nem da tempo da tensão variar. 

Este circuito regulador chama-se AVR.

https://www.youtube.com/watch?v=RooOMM-_xY0&t=331s

Um exemplo de circuito regulador AVR:

https://www.youtube.com/watch?v=mHYVSuPXEdk

Postado

Em outras palavras é o mesmo circuito usado nos alternadores de automóveis. Não importa a rotação do motor ou o que está ligado na bateria, mas ele sempre manterá os 14V. 

Postado
26 minutos atrás, Mestre88 disse:

Em outras palavras é o mesmo circuito usado nos alternadores de automóveis. Não importa a rotação do motor ou o que está ligado na bateria, mas ele sempre manterá os 14V. 

Isso mesmo.

adicionado 6 minutos depois

Por isso que usar alternador e em seguida um inversor, é a melhor alternativa que tem. 

Vai sair mais barato, já que os alternadores dos geradores são vendidos em potência a partir de 5Kva e por isso são caros.

O alternador parece ser mas fácil de ser conseguido. acha até em ferro velho. 

Vai sair mais barato e vai funcionar do mesmo jeito.

Na verdade funciona melhor ainda devido ao inversor.

Energia de alta qualidade para usar em aparelhos eletrônicos tais como computadores e TVs.

Postado
2 horas atrás, albert_emule disse:

Por isso que usar alternador e em seguida um inversor, é a melhor alternativa que tem. 

Ainda mais que o @rodrigo rysdyk já tem um alternador sobrando. E conforme já foi dito o motor de moto trabalha melhor em alta rotação, se colocar um gerador comum complica um pouco pra ele trabalhar próximo de 60 Hz.

E enquanto isso estou aqui tentando fazer uma "cópia" do seu inversor senoidal. Eletrônica pra mim é hobby, sempre crio um novo desafio. No caso aqui vou montar um pequeno (300W) apenas para acender lâmpadas Led ou fluorescente, a parte do oscilador e regulador com componentes comuns (ampop, transistores e CIs de porta lógica).

Postado
Em 2017-4-17 às 16:17, cesardelta1 disse:

Sim, existe para comprar mas não é barato, por isso disse que ficava inviável para esse motor.mas caso você conseguir um motor bom, é desse tipo aí

gerador%20nova-500x500.jpg

bambozzi-gerador-sincrono-monofasico-ger

Um dos menores que achei um tempo atrás foi de 3 KVA

Existe de 1KVA mas é difícil de achar

Pesquise por "Alternador Monofásico"

Da para fazer com alternador de carro/caminhão também, mas aí tem que usar inversor como você mesmo disse.

EDIT

AH! Tem o gerador alterima também, até te aconselho se for comprar, a comprar esse.

Alterima é a marca, muito muito bom, funciona por décadas sem manutenção.

Nunca vi ninguem que reclamasse dele, Nas fazendas no meio das montanhas aqui no ES o pessoal tem muitas rodas d'agua que usam esses Alterima e não dão defeito.

http://www.alterima.com.br/

Este Alterima  é bem caro. Mas é justo. Funciona por décadas sem manutenção, como você mesmo disse.

Tem que só estudar se há necessidade de poucas manutenções.

Veja outra curiosidade:

Um gerador Weg antigo de 1Kva.

Mas se você olhar a placa dele, vai ver escrito que é Gerador assíncrono.

Tem até descrendo a quantidade de capacitores e os uF. 

http://rj.olx.com.br/serra-angra-dos-reis-e-regiao/eletrodomesticos/gerador-weg-1kva-317939742

A palavra assíncrono diz que é um motor de indução.

Os capacitores só confirmam.

É um motor de indução usado como gerador. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...