Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor trifasico 6 fios em rede 220v mono


Posts recomendados

Bom dia a todos.

 

Tenho um motor trifasico de 6 fios e tenho dúvida se consigo ligar ele em uma rede 220v monofásica. Os fios estão indentificados Z  - X - Y  e  U - V - W

Na placa diz que para ligação em 220v preciso ligar Z-U , X-V , Y-W, assim tenho 3 pontas, porém na tomada só chega dois fios....um fase e um neutro...

Vi uns videos onde disseram que deve dar continuidade entre Z e U por ex. mas deu com o W. Sei que a galera aqui é fera, espero que possam me dar uma luz.

Eletrica nunca foi meu forte, mas chego lá.

 

Abraço a todos e bom feriado

adicionado 6 minutos depois

Tirei uma foto da placa pra ficar mais claro, não sei se consegui ser claro na descrição da duvida.

DSC03732.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, rodrigo rysdyk disse:

Bom dia a todos.

 

Tenho um motor trifasico de 6 fios e tenho dúvida se consigo ligar ele em uma rede 220v monofásica. Os fios estão indentificados Z  - X - Y  e  U - V - W

Na placa diz que para ligação em 220v preciso ligar Z-U , X-V , Y-W, assim tenho 3 pontas, porém na tomada só chega dois fios....um fase e um neutro...

Vi uns videos onde disseram que deve dar continuidade entre Z e U por ex. mas deu com o W. Sei que a galera aqui é fera, espero que possam me dar uma luz.

Eletrica nunca foi meu forte, mas chego lá.

 

Abraço a todos e bom feriado

adicionado 6 minutos depois

Tirei uma foto da placa pra ficar mais claro, não sei se consegui ser claro na descrição da duvida.

DSC03732.JPG

Da para ligar com um capacitor, porém não recomendo além de fica fraco o motor, ou pega um rede trifasica ou pode comprar um inversor, alguns podem ser alimentados com 220vac mono, e sair 220vac trifasico, claro dependendo da aplicação e quantos cvs tem esse motor, o inversor pode não vale a pena pelo preço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo o motor tem 6 fios para poder realizar o fechamento para duas tensões, 220 ou 380 volts, se ele fosse apenas 220 ou apenas 380 volts, esse fechamento seria interno e "imexível".

O motor é projetado levando em consideração as ranhuras no estator (orifícios onde se instala as bobinas), sendo que estas obedecem um espaçamento adequado formando os pólos, sendo tudo calculado em função da tensão, rpm, torque, etc.

Com isso não se pode transformar um motor trifásico em monofásico, a não ser que alguém recalculou todo o motor usando apenas o estator, dai a saida de apenas 2 fios como o relatado, fora isso não dá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo rysdyk Por eu ser profissional da área posso afirmar com toda a certeza de que um motor trifásico só pode ser ligado a rede monofásica através de um inversor de frequência.

Como disse o Matheus a outra maneira com capacitor não é recomendada e como deixou claro os motivos o colega misterjohn.

E só para ficar claro esse inversor que eu citei não é o mesmo que nosso amigo Albert disponibiliza.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peço desculpas por afirmar que não poderia ligar em rede monofásica, afinal meu curso de elétrica é de 1974 quando nem existia o inversor e ter mudado de profissão em 1978, dai não conhecer como funciona o inversor de frequência...nesse periodo que trabalhei como eletricista industrial, reinava os motores de corrente contínua obtida em grandes grupos geradores tocado a motores AC trifásico, não era energia AC convertida, isso veio depois com o uso dos tiristores de alta potência, mas eu já estava fora do mercado....eraam imensos os bancos de resistências e os contatores aceleradores que soltavam faíscas pelos abafadores, com a evolução veio o inversor de frequência que eliminou tudo isso no uso de motores de AC trifásicos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!