Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dilema / HDD, SSD, M2 pra Desktop Gamer


Posts recomendados

Fala Pessoal,

 

Novo no forum! E com um dilema em casa que queria a opinião dos gurus do Clube !

 

Minha casa tem algumas maquinas (familia toda, sabe como é cada um querendo sua maquina) e como sou o que conheco mais sobra pra mim qualquer reinstalação, upgrade, venda, compra, etc... fato é que recentemente ando fazendo diversas trocas em várias maquinas e eu venho enfrentando um dilema especificamente na configuração / distribuição de discos para a maquina gamer que eu tenho. O foco da maquina de fato é performance (tem OC, etc..) mas não sou paranoico por performance, ou seja, se tiver a chance de ganhar 10segs colocando o M2 vou fazer, mas usar o M2 pra ganhar 1seg? nao precisa ...

 

Se eu pegar todos os HDs disponiveis hoje o que eu tenho?

 

* 1x M.2 Samsung 960 EVO 500Gb
* 2x SSD Crucial M4 256Gb
* 1x SSD Crucial M4 512Gb
* 2x SSD Kingston SSD Now 480Gb
* 2x HDD Seagate 3Tb 7200RPM (3.5")
* 1x HDD WD 640Gb 5400RPM (2.5")
* 1x HDD WD 500Gb 7200RPM (2.5")

 

O uso da maquina de gamer é basicamente 90-95% gamer e 5-10% internet / office / coisas que não demandam I/O.

 

Alguns pensamentos? 

 

* Sei que nem todo jogo requer um I/O pesado (Witcher 3 por exemplo sei que I/O é super bem vindo).
* Sei também que tem jogo que não faz qualquer diferença colocar no disco de 4200, 5400RPM, no SSD ou mesmo no M.2 já que o jogo realmente não aproveita nada I/O (Por que instalar o Hearthstone no M.2 por exemplo?) e entendo que boa parte dos jogos a diferença de load por exemplo ficaria na casa de pouquissimos segundos (ja tive a chance de testar pessoalmente e em uns 6-7 jogos que testei a diferença usando um disco de 7200 e um SSD nao passou de 3-4 segs).
* Tem muita gente que fala pra mim que o M.2 deveria ficar pra boot. Entendo e concordo que o boot com o M.2 vai ficar praticamente instantaneo mas depois do boot compensa um disco tão "mais caro" pra OS? Alguem tem alguma opinião?
* Outros tipos de arquivos como filmes, musicas, documentos, etc... estarão em outro computador.
* Essa maquina realmente é mais dedicada pra jogo, e hoje tem uns 300Gb de jogos instalado. Não me incomodo ter de remover jogo pra dar espaço se necessário.
* Não tenho a menor pretensão de instalar tudo que tenho nele mesmo porque o que não for instalado vai entrar na dança nas maquinas da familia, mas já que tenho a chance de escolher... 

 

Com tudo isso dito to tentando achar o meio termo entre deixar a maquina legal com boa performance e não instalar o que eu não vou usar já que tem jogos que nao ajudam, ou seja, pensando em custo x beneficio apenas qual a sugestão de vocês pra distribuir os discos?

 

Meu pensamento para o momento?

 

* Drive C (Windows) com os 2x Discos SSD Crucial de 256 em Raid0 via HW
* Drive D com o M.2 ou um dos SSDs de 500
* Drive E (e meu maior dilema) com um dos discos HDD (talvez o de 500Gb / 7200 RPM que minimizaria um pouco o aquecimento gerado pelo disco ja que o HD é fisicamente menor) ou um dos SSDs de 500?

 

Cheguei a pensar em um drive D unico com dois discos SSD de 500, e o M.2 iria pra outra maquina ... mas não sei ...

 

Distribuição de jogos entre o Drive D e o Drive E seria manual mesmo ... jogos que faria a diferença eu mandaria pro M2, caso contrario ficaria no pequeno mesmo. Além do mais até "pouparia" um pouco o M.2 já que a atividade dele vai acontecer apenas nos jogos que estarão instalados nele, em tese, aumentando um pouco a vida util dele .. mas sei que nesse caso teria de fazer testes em cada jogo praticamente ...

 

To louco? alguem ve uma distribuição melhor ou tem uma ideia melhor? alguem ja "brincou" com performance de disco em rig gamers? ou o caminho é esse mesmo?

 

Empolgado pra saber a opinião de vocês a respeito !


Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alambert  Bom dia, li seu artigo e gostaria de sugerir algumas distribuições.

 

Totalmente otimizado:

O objetivo dessa distribuição é ter o mínimo de tempo de loading.

 

  Use o M.2, parece besteira salvar 5 segundos ou apenas 1 para dar boot no PC, mas na minha opinião é bem frustante (e irritante as vezes) esperar o computador iniciar, ás vezes você chega em casa e quer relaxar com uma sessão longa de jogos, e o tempo de loading pode matar seus planos, com um M.2 de 500GB, é mais do que suficiente para guardar o OS e outros jogos que requerem mais I/O.

 

Prós:

Performance sem compromisso.

Velocidades de Read-Write rápidas em Geral.

Espaço suficiente para vários outros títulos pesados.

Velocidade de boot otimizada.

 

Contras:

Preço elevado

Desempenho quase idêntico á um SSD em alguns casos.

 

Econômico:

Caso você não queira gastar muito.

 

Você pode usar uma combinação de um SSD de 512GB para o OS e alguns jogos e 2x HDD da Seagate de 3GB (ou 1x só).

 

Prós:

 

*Velocidade de um SSD e o Armazenamento de um HD

*Barato em comparação a distribuição anterior.

 

Contras:

 

Para os Jogos armazenados no HD, o tempo de loading vai ser muito alto em comparação a um SSD, e só pelo fato de você usá-lo frequentemente, significa que você vai ficar acostumado com um SSD e não vai querer usar um HD, mas cada um tem seu gosto, e acho que esse não seja seu caso.

 

Resumo:

Nunca tive a oportunidade de comprar um bom HD ou experimentar um SSD, mas acho bem legal você pesquisar sobre o assunto antes de tomar uma decisão, também procure também por outras opiniões em outros fórums :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!