Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mudar tensão de um relé 12v


Posts recomendados

Eu quero fazer um rele de 12v atracar com apenas 1v .  pretendo trocar a bobina do rele , o que devo fazer ?

sei que ele tem 350 omos de resistência , a bobina tem 72m de fio , o diâmetro do fio é 0,07 mm . o carretel tem 7mm de comprimento e o eixo apenas 4,4 mm de diâmetro . 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vito Raimundo disse:

Eu quero fazer um rele de 12v atracar com apenas 1v .  pretendo trocar a bobina do rele , o que devo fazer ?

sei que ele tem 350 omos de resistência , a bobina tem 72m de fio , o diâmetro do fio é 0,07 mm . o carretel tem 7mm de comprimento e o eixo apenas 4,4 mm de diâmetro . 

 

 

 

Você terá que produzir o mesmo campo magnético, só que em 1V. 

Temos 12V em cima de 350 Ohms. Isso dá corrente de 0,034A

Temos uma potência de 12V vezes 0.034A = 0.40 watts

De cara já deduzimos que se diminuirmos a tensão 12 vezes, teremos que aumentar a corrente 12 vezes para mantermos a relação de potência.

Teríamos que refazer a bobina de forma que desse 0,40 A de corrente.

Seria sensato então pegarmos aquele número de 72 metros e dividíssemos por 12, para termos um valor proporcional de espiras para o novo valor de resistência.

 

As formulas dizem que R=V dividido por I.

Então 1V dividido por 0.40A = 2.5 Ohms.

 

Nossa nova bobina teria que ter exatos 2.5 Ohms.

Não mais 350 Ohms.

Com este valor de resistência, teríamos o mesmo consumo de energia, já que 1V dividido por 2.5 Ohms dará 0.4 amperes.

Se multiplicarmos 0.4 amperes por 1V dará 0.4 watts, igual a antes, quando tinha 12V na bobina. 

 

Arrume um pedaço de fio esmaltado que dê uns 2.5 Ohms em 6 metros.

Ou algum valor aproximado a isto. 

 

Consulte aquelas tabelas de fios AWG.

Lá tem os valores de resistência por metro. 

 

O fio 31 AWG é o que mais se aproxima do que você quer: 

http://www.edufer.com.br/tabela-fios-magneticos/

 

Ele dá 415 Ohms por Km, o que dará 0.415 Ohms por metro.

Com 6 metros já dará 2.49 Ohms. 

 

Você precisa de 6 metros deste fio de bitola 31 AWG. 

O fio de 31 AWG possui 0,229 milímetros de espessura. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...