Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, galera!!

Gostaria de compartilhar com vocês uma coisa que é ao mesmo tempo engraçada e intrigante. Desde que fui transferido de setor tenho levado choque ao tocar na maçaneta das portas daqui do trabalho. Começou de forma aleatória; hoje tenho até técnica para não levar choque. Esse choque a qual me refiro é de eletrostática. Toda vez que eu tocava na maçaneta levava uma pancadinha, aquele choquinho chato. Tanto que a minha tática  agora é antes de segurar a maçaneta eu dou um tapinha leve com os dedos nela, de cima para baixo, e aí sim dá para segurar. Até que chegou um dia que me perguntaram o porque de eu fazer isso, se era um tique, TOC, etc. kkkkk

Bizarro? Sigam a leitura. Como se não bastassem esses choquinhos nas maçanetas passei a levar choque ao tocar na roupa das pessoas. Já ocorreu duas vezes e numa dessas chegou a dar um curto estalo. Até fico com receio de tocar nas pessoas; dar tapinha nelas não vai dar muito certo. ^^ Aliás, uma delas relatou que em uma consulta médica o médico levou choque dela quando tocou em sua roupa.

Mais bizarro ainda, né? Agora, segurem essa: outras pessoas estão relatando que passaram a tomar choque nas portas. Da mesma forma. Aí vocês vão dizer "Ah, deve ser algum fio sob o piso que está encostando nas portas". Ok, até aí eu iria, até porque quando vim para onde estou hoje (já tem 5 anos) na segunda semana colocaram carpete, tiveram que tirar a fiação e tal. Mas em todas as portas? E o que explica então o choque nas roupas?

Bom, como explicação teria o carpete, o tempo seco e até as roupas. Mas bem raramente tenho levado choquinhos em casa. Até que um amigo do setor me disse:

"Cara, esses choques que vocês levam... não será por causa do fone de ouvido? O fone de ouvido pode estar carregando vocês com estática".

Olhem, vou dizer para vocês uma coisa. Não achei uma explicação técnica para justificar essa teoria, mas são justamente as pessoas que usam fones de ouvido aqui com muita frequência, seja na hora do almoço, no caminho do trabalho ou escutando música desde que não atrapalhe a execução do serviço que estão levando esses choquinhos, mesmo que estejam sem os fones nos momentos dos choques.

Deixo a bola com vocês.

• Membro VIP
Postado

@N0625 o atrito com o ar gera iminência de carregar, eletricamente, qualquer pessoa. Eu tenho sapatos de borracha que, não raras vezes, me dão choques. Verdadeiros "téc" na faculdade que estudo, ao encostar no corrimão do térreo...

Ainda: já queimei placas-mãe de pc com estática.... mas nunca comprei pulseira anti-estática, apenas... eu caminho de pés descalços...

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, ilkyest disse:

@N0625 o atrito com o ar gera iminência de carregar, eletricamente, qualquer pessoa. Eu tenho sapatos de borracha que, não raras vezes, me dão choques. Verdadeiros "téc" na faculdade que estudo, ao encostar no corrimão do térreo...

Ainda: já queimei placas-mãe de pc com estática.... mas nunca comprei pulseira anti-estática, apenas... eu caminho de pés descalços...

Contemporâneo do FGdH, beleza? Então, você se refere no caso ao tempo seco ou a maior ocorrência nesse período, né? Mas o que justifica no relato só as pessoas que não usam os fones durante o dia não levarem choque?

• Membro VIP
Postado

@N0625  não vejo "por esse lado"... não é o fato de fones ou não.

A questão é a seguinte. Analise "sob o viés atrito" quantas coisas você esfrega, raspa, encosta, todo o dia. A lâ, e alguns sintéticos são perfeitos isolantes... Já alguns nem tanto. Ainda: a questão de sapatos, qual o solado?

o tal "choque" é uma troca de energia, digamos assim. Um dos potenciais pode estar mais baixo ou mais alto, daí existe uma troca de alguns mil volts (10, 15, 30 mil volts) entre essas superficies, que dá o choquinho....

outra... pode ser que "quem não tome choque"... seja porque vai se descarregando durante o dia

Postado

Moro no norte, umidade alta, quase bebemos água quando abre a boca... nunca levei choque de estática, e olha que caminho por mais de 2,5km. 

Sobre o fone é só fazer um teste científico, faz um grupo controle sem fone e outro com fone ^^

Mas o fone é isolado da gente, mas para proteger o mesmo do que a gente ^^

Mais fácil um sofá comum ou um cadeira de mesma fabricação dar isso em você...

O resto pode ser sugestão, caindo para o lado psicológico ^^

Postado

Interessante que isso de choque muda de pessoa pra pessoa. 

Eu por exemplo nunca tomei um choque desses, talvez seja porque minha resistência seja baixa. 

Se eu apertar meus dedos nas ponteiras do multimetro ela fica abaixo de 100k, fiz a mesma coisa com outras pessoas e não ficou menos de 150k. 

Postado

Analisando do lado do componente (fone) e não das possíveis causas científicas:

O fone é um indutor, que alem de ser um filtro para altas frequências e que pode armazenar e descarregar "altas" tensões, porém se isso acontecesse o celular ou player queimaria antes de dar choque em alguém.

O sinal de áudio que vem pelo seu fio é menor que 2Vcc, a própria bateria do celular ou player é menor que 5Vcc.

Altas frequências poderiam "gerar" tensão alternada...entendi...não sei não, é difícil!

De qualquer maneira o fio que traz o sinal de áudio é coaxial, "blindado" por uma malha ligada ao negativo da bateria.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!