Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite. É meu primeiro post aqui no fórum, me desculpem se estiver no tópico errado más, creio que não.

A questão é o seguinte. Tenho um FX-6350 c/ W.C. H60 setado à 4.2GHz (turbo) cuja temp. máx. desse CPU é 61° que consta no site da AMD. Quando eu uso os programas (HWINFO64, AIDA64, Speed Fan e o Gadget do core temp) eles me mostram que em idle 14° e em full load 38° a 40°, beleza.

Só que quando eu uso o AIDA e o HWINFO ambos me mostram 2 temps diferentes de CPU. No AIDA como vocês podem ver na imagem abaixo a sessão "temperatura" mostra a temp de todos os núcleos que é 14°.

E logo abaixo tem um tal de "AUX" que tem um desenho de monitor e o mesmo indica 34°...Estranho...

591c085695792_AIDATEMP.thumb.png.102aab2983faec044cc6ea175ca9401e.png

Quando eu acesso o HWINFO, veja que, na sessão " CPU [#0] AMD..." mostra que "CPU (Tctl) 14°" e "CPU Package 14°" Não sei o que significa só sei que representa a temp. dos núcleos.

Logo abaixo tem a sessão da placa-mãe. "Asus M5A97 le r2.0" e nessa sessão mostra uma temperatura de CPU também só que diferente e mais alta que é 34° igualzinho ao "AUX" do AIDA. 

591c0912d3fbc_HWINFOTEMP.thumb.png.fd092d67b7925dc88e9dd48df08b949b.png

E quando eu entro na BIOS ela me mostra Temperatura CPU: 34° que essa temp. bate com as temps mais altas mostradas nos 2 programas. Ai eu me pergunto qual a tem real do processador ? 

591c093b851b6_BIOSTEMP.thumb.jpg.fbf93691570dd86362d8572aeb0c3078.jpg

Suspeito que seja a mais alta mostrada. porque quando fiz teste de estabilidade com o PRIME95 e outros programas reparei que quando as temps. mais altas as que marcam 34° em idle ia para  46° em full, o processador diminuía a frequência pra 1.4Ghz. E quando ver as outras temps que são mostradas a temperatura mais baixa a de 13° em idle vai para 39° em full. ent por isso suspeito que as temps mais altas sejam as verdadeiras pois para o processador diminuir a frequência elas são as que mais se aproximam do 61° máx. Só que pelo que pelo que sei o processador só diminui a frequência se o mesmo estiver na temp. máxima 61° no caso o meu modelo ou mais !

Por favor me esclareçam isso !

Obrigado !

Postado

Ent nesse OverDrive só mostrou "Margem térmica" Que também é um valor diferente das 2 que mostrei e funciona ao contrario quanto mais carregada a cpu está mais essa margem térmica diminui. No caso o PC esta em idle e esta mostrando uma margem témica alta, abri um jogo Far Cry 4 como exemplo e essa temp diminuiu ent essa temperatura mostrada não é a temperatura real da CPU. Só Quero saber em qual temp é verdadeira nos programas que apresentei e porque mostra 2x CPU com temperaturas diferentes no mesmo programa? 591ca10e33d31_AMDOverDrive.thumb.png.522a3652ffb7bf134638ae77cf1521b3.png

Postado

@edsduh

Essa "Margem Térmica" é a distância entre a temperatura atual e o limite da CPU..

Infelizmente, CPUs FX são assim mesmo.. A parte de medição de temperatura é meio caótica.. A mais provável de estar certa, seria a da BIOS, pois pra bater 14ºC, você deveria estar numa sala quase em 0ºC.....

Postado

AF que porcaria. Eu iludido que minha CPU ficava a 13 e max. 35°. O ruim que não tem software pra eu ficar monitorando a temp. real. Tipo até tem o HWinfo más não vou ficar abrindo o software toda hora só pra ver... Até o afterburner mostra a temp. mais baixa af...

• mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...