Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vetor impossível?


DAVIFN

Posts recomendados

Estou quase desistindo deste código. Veja se pode me ajudar: eu inicializo três vetores (v1,v2 e vs que, supostamente, seria o vetor que armazenaria a soma dos dois números cujos algarismos estão armazenados em v1 e v2) e atribuo a cada elemento deles o valor -1. Depois, os exibo para confirmar que os elementos realmente estão todos -1 (parte deu tentando debugar). Então, peço ao usuário que entre com dois inteiros de até cinco dígitos, parte esta feita pela função getch(), que recebe carácter por carácter os números digitados pelo usuário em ASCII e os armazena um em cada posição do vetor, a começar pela esquerda. Após receber ambos os inteiros e armazená-los nos respectivos vetores, chega a surpresa: ao menos aqui, ao exibir os vetores, a última posição do segundo vetor "do nada" assume o valor da primeira posição do primeiro vetor. Exemplo: entrei com 2 para o v1 e 2 para o v2; supostamente, v1 e v2 teriam de estar "2 -1 -1 -1 -1", mas apenas v1 o está; v2 está "2 -1 -1 -1 2". Segue código desta loucura:

 

#include<stdio.h>
#include<conio.h>
int main()
{
int v1[4],v2[4],vs[5];
int aux=0,ch=0;

for(aux=0;aux<=4;aux++)
{
v1[aux]=-1;
v2[aux]=-1;
vs[aux]=-1;
}
vs[5]=-1;

printf("\n\nv1 inicialmente:\n");

for(aux=0;aux<5;aux++)
{
printf("%d ",v1[aux]);
}

printf("\n\nv2 inicialmente:\n");

for(aux=0;aux<5;aux++)
{
printf("%d ",v2[aux]);
}

printf("\n\nvs inicialmente:\n");

for(aux=0;aux<6;aux++)
{
printf("%d ",vs[aux]);
}



printf("\n\nDigite o valor a ser armazenado em v1:\n");

aux=0;
while(aux<5&&ch!=13)
{
ch=getch();
if(ch>47&&ch<58){v1[aux]=ch-48;aux++;}
}



printf("\n\nDigite o valor a ser armazenado em v2:\n");

ch=0;
aux=0;
while(aux<5&&ch!=13)
{
ch=getch();
if(ch>47&&ch<58){v2[aux]=ch-48;aux++;}
}

printf("\n\nOk, o v1 recebido foi:\n");

for(aux=0;aux<5;aux++)
{
printf("%d ",v1[aux]);
}

printf("\n\nE v2 ficou:\n");

for(aux=0;aux<5;aux++)
{
printf("%d ",v2[aux]);
}

getch();
}

Alguma luz?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DAVIFN    esse erro que está dando é por que você colocou o v1 e v2 com apenas quatro posições e nos loops você colocou para ir zero até quatro, sendo então cinco posições, com isso a ultima posição será um número qualquer, e no caso não sei bem porque mas está sendo o último digitado,  então para corrigir coloque os vetores v1 e v2 com cinco posições. assim :

int v1[5],v2[5],vs[5];

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...