Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Apesar de parecer uma questão que devesse ir à outro tópico desde fórum, creio que este é o que mais se encaixa dentro da minha dúvida.

A pergunta: É possível criar um subdomínio, gerenciado pela minha rede, que aponte para um dos computadores dela?

Por exemplo: Vamos supor que eu tenha um domínio cabra.com.br, que aponta pro meu IP 187.231.123.93.

Eu posso fazer com que cabrito.cabra.com.br seja apontado para um dos computadores dentro da minha rede?

No caso a parte do gerenciamento interno, com as regras de firewall, eu tenho uma ideia de como configurar, com o IPtables.

Mas gostaria de saber se é possível configurar um host DNS para responder aos requests para cabrito.cabra.com.br.

Eu já fiz funcionar uma vez, algo parecido, só que não era eu quem gerenciava o subdomínio, eu somente gerenciava o encaminhamento através de regras de firewall, dentro da minha rede, dependendo do domínio que estava sendo acessado.

Em teoria, como o domínio cabra.com.br, está apontando para a minha rede, o DNS do cliente deveria perguntar "quem é cabrito.cabra.com.br?" para o meu IP, no caso o IP que cabra.com.br aponta, estou certo?

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Paulo Victor L. S. Alvares disse:

A pergunta: É possível criar um subdomínio, gerenciado pela minha rede, que aponte para um dos computadores dela?

Oi, Paulo, respondendo à sua pergunta, sim, claro que é possível.

Só não entendi o que você quis dizer com "gerenciado pela minha rede".

E uma dúvida, qual DNS você usa? Você tem controle sobre o DNS autoritativo do domínio que você quer usar?

Postado

Na verdade é mais uma duvida teórica do que uma dúvida prática,

19 minutos atrás, Bruno_Gabriel disse:

Só não entendi o que você quis dizer com "gerenciado pela minha rede".

Quando falo "gerenciado pela minha rede" estou falando de ter o controle do DNS autoritativo sobre o subdomínio.

20 minutos atrás, Bruno_Gabriel disse:

E uma dúvida, qual DNS você usa? Você tem controle sobre o DNS autoritativo do domínio que você quer usar?

Eu não tenho controle sobre o DNS autoritativo do domínio.

E a dúvida parte justamente deste princípio, sendo que como eu não tenho controle do DNS autoritativo de "cabra.com.br", é possível eu ter esse controle autoritativo para os subdomínios desse domínio?

• Membro VIP
Postado

@Paulo Victor L. S. Alvares  Então basta que você registre o domínio "cabra.com.br" em seu nome. Como é domínio .br pode fazer pelo registro.br mesmo.

Registrando o domínio, no painel de configuração você consegue configurar os servidores de DNS do domínio, nesse caso tendo que ser quais serão os autoritativos do domínio.

Aí nesse caso você pode contratar um serviço de DNS na Internet e configurar lá, algum serviço que te dê acesso para configurar os seus sub-domínios e as entradas de DNS ou então você instala um servidor DNS dentro da sua rede e configura no registro.br para apontar para o servidor dentro da sua rede.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!