Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

recomendacao de air cooler e de um bom drive


Posts recomendados

E ai galera tudo bom? Preciso de uma boa recomendação para um air cooler para socket AM4, comprei um Ryzen 1600X e o danado não vem com o coolerbox. Gostaria também de uma recomendação de um bom drive CD/DVD-R (leitura e gravação)

compatível com a placa MSI B350 Tomahawk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_Gabriel_Silva_ os air coolers em geral precisam de um kit adaptador para o soquete AMD, com exceção de alguns coolers da DeepCool e da Cooler Master, como o Gammaxx S40, Gammaxx 300, Hyper TX3, Hyper T4 e Blizzard T2. Esses usam a presilha do soquete e já são compatíveis.

 

Se não for fazer overclock, e o 1600X já tem um gerenciamento de clock, pode ser qualquer um desses. Acho que até o Blizzard daria para fazer um over leve, pois os Ryzen não esquentam tanto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa  obrigado amigo vou pesquisar a respeito, uma coisa peculiar desse processador e que quando eu ligo o computador ele vai a 100ºC e depois em idle ficar a cerca de 49ºC eu pensei que meu cooler e que tava com defeito mais depois de ver uns testes eu percebi que ele e bem torradeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_Gabriel_Silva_ você está fazendo alguma coisa errado, pois ele não pode bater em 100ºC com um water cooler de 120. Mas antes de tudo, você já atualizou o seu BIOS? Esses Ryzen X vinham com um offset de temperatura de 20ºC (não me pergunte por que - bananadas da AMD). 

 

Se o BIOS estiver atualizado para a última versão (eu não usaria a Beta), você montou o MasterLiquid errado. Mesmo com o offset você não poderia chegar nisso aí.

 

Como ele fica em uso alto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa nao atualizei ainda, quando eu usei o driver booster ele bem que me avisou que tinha umas atualizacoes pro ryzen e pra minha mobo, quanto ao meu watercooler eu fiz o seguinte botei uma pasta termica no processador so pra espalhar em forma circular mesmo nao preenchi tudo e quanto aos cabos conectores a bomba liguei no pump_fan1 e o fan do radiador no cpu_fan, de resto ele ta bem apertado no socket.

so que eu coloquei o fan primeiro e depois o radiador. tipo o format inverso do que o normal que se ve por ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_Gabriel_Silva_ não tem problema colocar o fan primeiro. Mas você precisa inverter a ordem dos conectores da bomba e do fan do radiador. O fan do radiador precisa ir no CPU_FAN. A bomba você coloca em qualquer outro conector da placa-mãe. Mas depois você tem que ir no BIOS e setar o conector da bomba para full. Geralmente é full speed / max / turbo ou disable.

 

Mas você precisa fazer o update de BIOS. Sem isso não tem como saber a temperatura correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa você disse pra eu inverter a ordem mais a que voce falou e a que eu coloquei os conectores, o conector da bomba e um 3 pinos então sempre vai tar setado pro maximo eu olhei na bios ficou por volta de uns 2200rpm.

eu so nao sei se o fan do radiador tem que agir como exaustor ou ventilador você sabe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_Gabriel_Silva_ ah, sim, o fan do radiador está correto.

 

Mas essa história do conector de 3 pinos engana muita gente. Várias placas-mãe tem conectores setados pelo default a 7v, como a minha, por exemplo, que o conector inferior esquerdo vem pelo default a 7v. Dos water coolers que eu testei, todos eles rodam abaixo da especificação neste conector específico.

 

Do que eu tenho pesquisado sobre a linha Masterliquid, eles rodam com a bomba a 3000rpm. 

 

Você precisa setar o conector da bomba em full no BIOS. É a única maneira de garantir. Ou você pode ler no manual como eles estão setados, mas manual não é garantido. Eles costumam fazer um manual genérico para alguns modelos de placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa e rapaz vou dar uma olhada nisso, eles me mandaram um manual tão xulo que devia chamar so de guia de instalacao vou fazer a att manual do bios e ver no que da por que se caso eu vou for usar o processador e ele chegar 100graus estressando ele vou tentar mudar o jeito do cooler e se nao der certo eu compro outro.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!