Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde o som de um fone Bluetooth é processado?


Posts recomendados

Pessoal,

 

Sei que essa pergunta pode soar bem al para alguns de vocês, mas realmente tenho essa dúvida. Já que não há cabos conectando o fone a nenhuma placa de som, onde o som de um fone Bluetooth é processado?

 

Também percebi que o som muda de aparelho para aparelho conectado com o mesmo fone, pois quando liguei o meu simples SHB4000 no iPad Air 2 e criei um preset de áudio no equalizador do Spotify o som ficou perfeito, muito bom mesmo, posso ouvir por horas e não canso. Tentei fazer o mesmo no Spotify do meu Redmi Note 3 Pro e não consegui achar uma configuração de áudio que chegasse nem perto da qualidade de som que estou obtendo no iPad. Porque isso acontece?

 

Aguardo resposta. Fiquem com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente o áudio é processado pelo smarthphone e depois é transmitido via bluetooth através de um protocolo A2DP, como um streaming de áudio MP3 ou AAC, o fone recebe, decodifica e amplifica o áudio. sendo a qualidade do áudio resultante dependente principalmente dessa etapa final de conversão de áudio digital/analógico e na amplificação e reprodução pelos auto falantes.

 

tem também outros profiles Bluetooth como o AVRCP que permitem ao smartphone ou o fone controlar a reprodução das musicas e alterar o volume.

 

A equalização depende do software equalizador que você tem no smartphone, e a qualidade final do audio depende do fone.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, F4b10 disse:

Basicamente o áudio é processado pelo smarthphone e depois é transmitido via bluetooth através de um protocolo A2DP, como um streaming de áudio MP3 ou AAC, o fone recebe, decodifica e amplifica o áudio. sendo a qualidade do áudio resultante dependente principalmente dessa etapa final de conversão de áudio digital/analógico e na amplificação e reprodução pelos auto falantes.

 

tem também outros profiles Bluetooth como o AVRCP que permitem ao smartphone ou o fone controlar a reprodução das musicas e alterar o volume.

 

A equalização depende do software equalizador que você tem no smartphone, e a qualidade final do audio depende do fone.

 

Entendi. No caso estou usando o equalizador do próprio Spotify, mas em plataformas diferentes: iOS no iPad e Android no Redmi Note 3 Pro. Será que a diferença na qualidade do som é por o equalizador diferir entre plataformas ou por os aparelhos estarem utilizando o profile AVRCP como você citou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente esse fone tem alguma deficiência na reprodução de graves ou agudos, e você conseguiu meio que contornar ajustando o equalizador, mas nem todos os equalizadores tem os mesmos recursos, tipo numero de bandas e frequências de atuação.

 

Sobre os profiles, eles são protocolos que fazem parte da especificação bluetooth, e são os mesmos para qualquer aparelhos, o A2DP serve para enviar o audio e o AVRCP serve para permitir o controle remoto entre o headset e smartphone, ambos são usados em conjunto nos fones, que também podem suportar o HSP que permite atender ligações.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Perfis_Bluetooth

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, F4b10 disse:

Provavelmente esse fone tem alguma deficiência na reprodução de graves ou agudos, e você conseguiu meio que contornar ajustando o equalizador, mas nem todos os equalizadores tem os mesmos recursos, tipo numero de bandas e frequências de atuação.

 

Sobre os profiles, eles são protocolos que fazem parte da especificação bluetooth, e são os mesmos para qualquer aparelhos, o A2DP serve para enviar o audio e o AVRCP serve para permitir o controle remoto entre o headset e smartphone, ambos são usados em conjunto nos fones, que também podem suportar o HSP que permite atender ligações.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Perfis_Bluetooth

 

Entendi. Muito obrigado pelo esclarecimento. Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...