Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola amigos, estou precisando de ajuda.

No ccto em anexo, o acionamento da carga RL é realizada através de Q1 quando o ccto RC chega a tensão de acionamento de Q1 em um determinado tempo (no caso 20s), até ai tudo bem, o que preciso é quando S1 for aberto, o capacitor C6 descarregue muito rápido (instantaneamente), assim, o ccto fica pronto para um novo acionamento. A ideia que tive é essa com Q2, R3 e R4, mas não funcionou, pois C6 descarrega por R2 e R4 até abaixar a tensão e ativar Q2, ai vai rápido, mas antes demora muito.

Premissas: S1 vem de um ccto externo, não posso mudar. Não posso usar relê, preciso de um ccto compacto.

Desde já agradeço.

Ccto Capacitor Clube Hardware.jpg

Postado

Coloque um diodo sinal (1N4148) em série com R2

adicionado 5 minutos depois

Não entendi a existência do R3. Deixaria, sem medo de ser feliz, a limitação de corrente por conta do ganho de Q2.

• Membro VIP
Postado

Tire R3 e Q2.. Deixe somente R4 e coloque um diodo em antiparalelo com R2, setinha do diodo voltada para cima,

O capacitor vai se descarregar pelo diodo e depois por R4 de 1k ... Constante RC da carga = 470k x 100 uF

Constante RC de descarga 1k x 100 uF, considerando 5 constantes de tempo para descarga total se tem ai

Descarga total garantida em 5 x 1000 ohms x 0,0001 F = 0,5 segundos..

Se necessário diminuir esse tempo considere a hipótese de baixar o valor de R4

• Curtir 2
Postado

Sérgio Lembro, R3 coloquei por receio da corrente de descarga queimar Q2.

Obrigado faller, solução simples e eu não estava vendo. Serviu perfeitamente e barateou meu projeto. valeu!!!

2017-06-15 Solução Clube do Hardware.jpg

adicionado 20 minutos depois

resolvido

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...