Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caso: Internet Oscilando e caindo


Posts recomendados

Buenas pessoal!

 

Preciso que vocês me ajudem a descobrir o que está acontecendo e como eu posso proceder com a internet da minha casa. Vou explicar em detalhes:

 

Meus equipamentos e serviços:

- Internet NET, 8mb contratados fibra ótica predial (8mb é exclusivo nosso, não é compartilhada)

- Modem + Wifi (fornecido pela NET) Motorola SVG1202

- Repetidor Wifi Tp-link Ti-Wa850re

 

Problemas que estão ocorrendo:

Internet oscila muito de velocidade, com taxas de download que as vezes estabilizam em 1mbps, de repente baixando para 80kbps (mantendo-se assim por horas e as vezes até mais de um dia), as vezes subindo para 2mbps por alguns segundos (!!!!!), as vezes ficando um tempo abaixo de 20kbps por alguns minutos. As vezes resetar o modem parece resolver por um tempo, mas normalmente não ajuda. Esta situação acontece tanto quando conectado na Wifi do modem quanto na wifi do repetidor. Recentemente comprei uma Smart TV que fica conectada na wifi do repetidor. Costuma funcionar bem com streaming, mas quando ela está com o Netflix ligada, os outros aparelhos que estão conectados na internet deixam de funcionar, como se não tivesse mais internet (o streaming da tv continua funcionando normalmente). Os problemas parecem se agravar em horários de pico.

 

Este repetidor Wifi veio mais tarde, pois o sinal da Wifi do modem não chegava no apto todo (tem uma caixa de energia bem no meio do apto). Assim eu instalei este repetidor numa tomada logo abaixo da caixa de luz, no único lugar que pareceria não sofrer TANTA interferência. Em termos de sinal parece ter funcionado. Há algumas semanas eu coloquei um cabo de rede saindo do modem (cabo de 12 metros) até o repetidor. Parece ter ficado mais estável, mas ainda assim ocorrem oscilações.

 

Não consegui fazer muita coisa para resolver, pois não tenho a senha para acessar as configs do modem fornecido pela NET. Tentei diferentes configurações no repetidor, pensando que o DHCP dele poderia conflitar com o modem, mas mesmo estando desabilitado a instabilidade continua.

 

Já fiz várias reclamações para a NET e eles dizem que o sinal está sendo liberado normalmente e que é problema de configuração interna (vago assim). Vou solicitar a troca do modem para ver se resolve, mas não sei o que esperar disso.

 

OBS: Os cabos que trazem a internet para dentro não estão juntos de fiação elétrica, então não deve ser nenhum tipo de interferência deste aspecto.

 

Alguém tem alguma sugestão do que eu posso fazer para estabilizar a minha internet? 

 

 

 

 

 

Tenho 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inicialmente você precisa testar um PC ou notebook conectado por cabo ao modem da NET e avaliar se até mesmo nele ocorre o problema. Se sim, uma troca de aparelho poderá resolver ou uma visita técnica para verificação de instalação e sinais.

 

Caso a perda de desempenho seja via wireless, o ideal é utilizar um roteador próprio, já que os aparelhos das prestadoras costumam ser de uso simples e podem não fornecer o desempenho esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!