Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV mistsubishi 20" , não liga mas o led fica aceso.


Posts recomendados

Bom dia.

Estou com esta tv que não liga e o led fica aceso. Testei os cap. da fonte alimentação com capacímetro e eles estão bons.

Quando liga a tv a tensão no coletor do transistor horizontal chega a 135v e depois vai para 73v em standy by.

No micro existem as tensões de 5v, mas no ci uoc, não há tensão. Eu procurei o esquema elétrico e não encontrei. E no datasheet não consegui ver direito as pinagens.

Se alguém tem o esquema elétrico desta tv 20" mitsubishi eu agradeço. Preciso saber se o micro está enviando o comando de power, qual é o pino Hvcc, Hout do CI UOC.

Micro  m37221m4-115sp

Uoc   la7688n

Saída horizontal    bu2508dx

Saída vertical    la7837

Saída de áudio    an5236

Desde já muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/07/2017 às 22:44, Bcpetronzio disse:

@gabileu Esse TV é o TC-2009, link para o esquema:

Mitsubishi TC-2009

O Comando power vem do pino 15 do IC701 (M31227M4) e o HVcc do IC201 (LA7688) é no pino 24.

É bem provável que você esta com flyback queimado ai...

boa noite.

Eu verifiquei as seguintes tensões.

power 5v

vcc 5v

hvcc pulso de 7v

data 5v

clock 5v

amplificador de erro ok

pino reset 5v

hout pulso de 15750khz

cristal 3,6v

coletor do driver pulso  15750khz

base do Q951 que recebe a tensão de power 0,7v ok. próximo ao CI amplificador de erro.

Será que eu esqueci de alguma tensão?

Essas medidas foram feitas com o flyback fora da placa.

Como eu faço para verificar sinal no coletor do transistor horizontal sem danificar meu osciloscópio digital? a tensão dele vai até 600v.

Uma pergunta. Se o problema está no flayback, então ao retirá-lo, não era para aparecer a tensão estabilizada de 130v?

Com o flyback fora, da um pulso de 124v e estabiliza em 70v

Agradeço qualquer dica.

Desde já muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não tente medir o coletor do Saída Horizontal sem uma ponta de prova especial!

Meça o pulso somente na base dele!...

A tensão de +B sem o flyback na placa nunca vai ficar certinha, pois a fonte esta sem carga, se você já constatou que tudo esta ok com o resto do TV, sobra trocar o flyback!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

Não tente medir o coletor do Saída Horizontal sem uma ponta de prova especial!

Meça o pulso somente na base dele!...

A tensão de +B sem o flyback na placa nunca vai ficar certinha, pois a fonte esta sem carga, se você já constatou que tudo esta ok com o resto do TV, sobra trocar o flyback!

 

Ok. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/07/2017 às 22:49, gabileu disse:

Ok. 

Eu troquei o flyback por um usado e continua a mesma coisa. Antes da troca no pino 6 do flyback de 170v, não tinha tensão, após a troca do mesmo apareceu 122v. No pino 4 de 12v, no pino 3 de 27v, não tem tensões. 

No coletor continua o pulso de 122v e estabiliza em 70v.

Agradeço qualquer dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabileu

Olá colega.

Provavelmente seu horizontal não está trabalhando.

 

A TV continua em proteção!

 

Confere se o nível DC do pino 23 de IC701 é 5V ou 0V.

 

Desssolde o pino 7 de IC351 e informe se o Nível DC de 16V da fonte fica estável, bem como o +B depois que levantar R558. Porque não podemos descartar a hipótese que este Fly também está ruim - ou retirou ele de outra funcionando?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-7-8 às 17:38, Classificados Mineiro disse:

@gabileu

Olá colega.

Provavelmente seu horizontal não está trabalhando.

 

A TV continua em proteção!

 

Confere se o nível DC do pino 23 de IC701 é 5V ou 0V.

 

Desssolde o pino 7 de IC351 e informe se o Nível DC de 16V da fonte fica estável, bem como o +B depois que levantar R558. Porque não podemos descartar a hipótese que este Fly também está ruim - ou retirou ele de outra funcionando?

 

Boa noite.

O pino 23 do IC701, quando liga a tv, dá um pulso de 2V1 e logo em seguida cai para 0,5v.

Dessoldei o pino 7, 1 e 2  do IC351 e a tensão do diodo D951, diodo da saída da fonte, continua igual. Quando liga a tv, dá um pulso de 16v e estabiliza em 7V7.

Dessoldei o R558 a tensão do D951, tensão da saída da fonte, continua igual.

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/07/2017 às 08:24, Classificados Mineiro disse:

O regulador de 9V (IC251) está bom?

dedique uma olhadinha nos capacitores dele

Não tem tensão nem na entrada de 12v e nem a saída de 9v no ic 251.

Seguindo a trilha, a alimentação vem do pino do flyback. E a outra trilha vai até o coletor do Q352 que vai alimentar o pino 1 do ci de áudio IC351.

Eu não estou encontrado da onde vem a tensão para alimentar o CI251?

Ao dessoldar  o pino do  ic703 tanto o pino de entrada como o de saída a tensão estabiliza no diodo na saída da fonte, D951 em 17v. Mas lembrando que a tensão de saída deste regulador é de 5v, e a mesma está estabilizada em 5v, sem dessoldar pino.

Com um dos pinos dessoldado do ic 703 aparece tensão de 123v no coletor do saída horizontal.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, gabileu disse:

Não tem tensão nem na entrada de 12v e nem a saída de 9v no ic 251.

Seguindo a trilha, a alimentação vem do pino do flyback. E a outra trilha vai até o coletor do Q352 que vai alimentar o pino 1 do ci de áudio IC351.

Eu não estou encontrado da onde vem a tensão para alimentar o CI251

 

D551 (BYD33G)

C564 (100uf/25V)

C251 (10uf/50V)

IC251 (L78M09)

3 horas atrás, gabileu disse:

Ao dessoldar  o pino do  ic703 tanto o pino de entrada como o de saída a tensão estabiliza no diodo na saída da fonte, D951 em 17v.

Qual pino de IC703 que dessoldou?

 

3 horas atrás, gabileu disse:

Mas lembrando que a tensão de saída deste regulador é de 5v, e a mesma está estabilizada em 5v, sem dessoldar pino.

Com um dos pinos dessoldado do ic 703 aparece tensão de 123v no coletor do saída horizontal.

Substitua IC703(UPC7805H)

 

Curiosidade...

A tensão nos pinos 1 e2 no fotoacoplador (PC901) estão de acordo com o nível DC informado no esquema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Classificados Mineiro disse:

 

D551 (BYD33G)

C564 (100uf/25V)

C251 (10uf/50V)

IC251 (L78M09)

Qual pino de IC703 que dessoldou?

 

Substitua IC703(UPC7805H)

 

Curiosidade...

A tensão nos pinos 1 e2 no fotoacoplador (PC901) estão de acordo com o nível DC informado no esquema?

A alimentação do ci 251 vem do flayback através do diodo D551. Mas esta tensão só será possível quando a tensão no coletor do transistor de saída estiver normal e o flayback funcionando, correto?

Eu substitui o ic 703 por novo e continuou igual.

O pino do ic 703 que eu dessoldei foi o pino 1 e depois o 3. Ambos ao dessoldar estabilizou a tensão em

17v no diodo D951 e no coletor do transistor de saída.

No fotoacoplador n pino 1 tem 7,6v em standy by, e 18,4v tv ligado. No pino 2 tem 6,5v em standy by, e 

17,4v ligado.  Isto é no esquema. Só que a tensão antes do resistor do pino 1 marca 16v, e depois do resistor marca 18,4v. Ou seja esta tensão deveria ser um pouco menor.

Testando a tv, pino da um pulso de 15,8v e fica em standy by 7,6v. No pino 2 da um pulso de 14,7v e fica em standy by 6,5v.

Já troquei o fotoacoplador e nada. Troquei o ic 951 e nada.

Amanhã vou trabalhar na fonte dela.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!!!

Citação

A alimentação do ci 251 vem do flayback através do diodo D551. Mas esta tensão só será possível quando a tensão no coletor do transistor de saída estiver normal e o flayback funcionando, correto?

Corretíssimo.

 

Citação

Eu substitui o ic 703 por novo e continuou igual.

O pino do ic 703 que eu dessoldei foi o pino 1 e depois o 3. Ambos ao dessoldar estabilizou a tensão em

17v no diodo D951 e no coletor do transistor de saída.

talvez um consumo alto na linha de 5V esteja derrubando a de 16V

Citação

No fotoacoplador n pino 1 tem 7,6v em standy by, e 18,4v tv ligado. No pino 2 tem 6,5v em standy by, e 

17,4v ligado.  Isto é no esquema. Só que a tensão antes do resistor do pino 1 marca 16v, e depois do resistor marca 18,4v. Ou seja esta tensão deveria ser um pouco menor.

Testando a tv, pino da um pulso de 15,8v e fica em standy by 7,6v. No pino 2 da um pulso de 14,7v e fica em standy by 6,5v.

Já troquei o fotoacoplador e nada. Troquei o ic 951 e nada.

Ainda acredito que esse fly não está bom. Mas vamos aguardar os testes...

Boa sorte colega  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-7-13 às 06:55, Classificados Mineiro disse:

Bom dia!!!

Corretíssimo.

 

talvez um consumo alto na linha de 5V esteja derrubando a de 16V

Ainda acredito que esse fly não está bom. Mas vamos aguardar os testes...

Boa sorte colega  ;)

Boa noite.

Como você mesmo disse. "talvez um consumo alto na linha de 5V esteja derrubando a de 16V".

Eu dessoldei o pino 22 do micro, pino de vcc. A tensão no D951 estabilizou em 16,5V, e no coletor de saída

Horizontal também, em 123V.

A pergunta é. O micro está com defeito? Além do micro vocês acham que o flayback também está danificado?

Só lembrando que o pino 22vcc a tensão antes da dessoldagem era 5v estabilizado.

Se acharem que os dois estão danificado, vou devolver a tv para o dono, pois o preço não vai compensar, pois se fosse só o meu tempo não tem problema.

Mas muito obrigado a todos.

Um apelo. Se alguém ler e puder responder o quanto antes, eu agradeço muito pois meu parente vai para cidade onde tem os componentes. E fica muito longe da onde eu moro.

Desde já meu muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, gabileu disse:

Como você mesmo disse. "talvez um consumo alto na linha de 5V esteja derrubando a de 16V".

Eu dessoldei o pino 22 do micro, pino de vcc. A tensão no D951 estabilizou em 16,5V, e no coletor de saída

Horizontal também, em 123V.

A pergunta é. O micro está com defeito? Além do micro vocês acham que o flayback também está danificado?

Se acharem que os dois estão danificado, vou devolver a tv para o dono, pois o preço não vai compensar, pois se fosse só o meu tempo não tem problema.

 

 

51 minutos atrás, gabileu disse:

A pergunta é. O micro está com defeito? Além do micro vocês acham que o flayback também está danificado?

Boa noite.

Você ainda pode conferir se existe alguma rebarba de solda em qualquer dos terminais de IC701, porque do contrário, deve substituir o mesmo.

 

Quanto ao flyback, precisamos considerar um defeito no mesmo também, mas ainda é cedo pra dar 100% de certeza/ "talvez" esteja bom. Depois que o micro funcionar e mandar os 15khz iremos ver no que dá.

 

O estranho é que você disse que havia pulsos de sincronismo horizontal antes.

Ele ainda gera os pulsos no pino 1?

Citação

O pino 23 do IC701, quando liga a tv, dá um pulso de 2V1 e logo em seguida cai para 0,5v.

E o nível dc do pino 23 mudou também? 

essa tensão é que vai nos dizer se o culpado é o micro mesmo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Classificados Mineiro disse:

 

Boa noite.

Você ainda pode conferir se existe alguma rebarba de solda em qualquer dos terminais de IC701, porque do contrário, deve substituir o mesmo.

 

Quanto ao flyback, precisamos considerar um defeito no mesmo também, mas ainda é cedo pra dar 100% de certeza/ "talvez" esteja bom. Depois que o micro funcionar e mandar os 15khz iremos ver no que dá.

 

O estranho é que você disse que havia pulsos de sincronismo horizontal antes.

Ele ainda gera os pulsos no pino 1?

E o nível dc do pino 23 mudou também? 

 

 

No pino 23 tensão estabilizada em 2.3v.

No pino 24 hvcc do uoc tensão de 7.3v estabilizada.

Pino 25 uoc tem sinal de 15.720khz. logo na frente tem um resistor e o sinal não passa por ele.

Nem na base e nem no coletor do pré tem sinal.

Quando liga a TV, no coletor do pré não aparece tensão, quando desliga aparece 63v.

Verifiquei os pinos do micro, tudo normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, gabileu disse:

Pino 25 uoc tem sinal de 15.720khz. logo na frente tem um resistor e o sinal não passa por ele.

Nem na base e nem no coletor do pré tem sinal.

Se refere a R503 (4,7K), correto?

Certamente checou se ele está aberto e trocou C506.

 

Eu até preferiria fazer mais alguns testes e medições. Mas o fato é que vai perder muito tempo. Sem outro micro aí pra testar vamos ficar andando em círculos.

 

Seja o que decidir, estamos juntos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Classificados Mineiro disse:

 

Boa noite.

Você ainda pode conferir se existe alguma rebarba de solda em qualquer dos terminais de IC701, porque do contrário, deve substituir o mesmo.

 

Quanto ao flyback, precisamos considerar um defeito no mesmo também, mas ainda é cedo pra dar 100% de certeza/ "talvez" esteja bom. Depois que o micro funcionar e mandar os 15khz iremos ver no que dá.

 

O estranho é que você disse que havia pulsos de sincronismo horizontal antes.

Ele ainda gera os pulsos no pino 1?

E o nível dc do pino 23 mudou também? 

essa tensão é que vai nos dizer se o culpado é o micro mesmo.

 

 

Tudo leva crer que seja o micro. Eu dessolde o diodo zener D705 e as tensões se estabilizaram, até o pino 22 vcc ficou normal, troquei o diodo  por um novo e não adiantou,  e a tensão ficou em standy by. então deixei soldado o pino vcc e dessoldei o diodo zener D705. seguindo a trilha deste diodo fui dessoldando até chegar no pino 25 reset, que estava com 0,12V Mas com todos pinos soldados o pino reste fica com 5V.

Também notei que o IC 703 está mornando com todos pinos soldados, E quando retira a solda do pino reset esquenta mais, esquenta também quando não tem solda no diodo zener.

Em questão ao R503 está normal, e o C506, dessoldei e continuou igual.

Vou ver se compro o micro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Classificados Mineiro disse:

Ok. Esperamos que resolva logo.

abraços.

Agradeço de coração toda ajuda, toda dica e informação que me passaram pra mim e guardarei para as próximas tvs.

Mas vou parar por aqui, pois o micro custa 80,00 com o frete, só encontrei na internet, e não se tem certeza que é só o micro esteja com defeito. Depois tem mais a mão de obra. 

Muito obrigado, que Deus os cubram de bençãos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, gabileu disse:

Agradeço de coração toda ajuda, toda dica e informação que me passaram pra mim e guardarei para as próximas tvs.

Mas vou parar por aqui, pois o micro custa 80,00 com o frete, só encontrei na internet, e não se tem certeza que é só o micro esteja com defeito. Depois tem mais a mão de obra. 

Muito obrigado, que Deus os cubram de bençãos.

E o fly que trocou é dúvida também.

Eu particularmente fico meio assim com essa TV. Se olhar os capacitores de 1uf que ficam perto do micro, verá que a maioria deles tá com fuga, é raro encontrar um bom aí. Não dá pra confiar e entregar com confiança que não vai dar retorno. Sei lá/ Pode ser coisa minha...

 

Mas é isso.

Foi um prazer compartilhar. Sinto que realmente valeu a pena.

Fica com Deus.

Abraços e até uma próxima oportunidade.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!