Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um sistema operacional windows 10 64 bits. e uma máquina com 4096 MB de memória física, porém abri o CPU-Z e ele apenas reconhece 3326MB e abrindo as propriedades do meu computador vi que haviam 4,00GB na frente esta (3,25 utilizavel) dando uma olhada pela internet vi que o pc reserva uma quantia de memoria para Hardware (não sei qual) no meu caso esta reservando 770MB, gostaria de saber como faço apra tornar todos os 4096 MB utilizaveis, e existe um outro problema, tenho uma memória de 800 Mhz e no CPU-Z indica que ela esta trabalhando a 400 Mhz, me ajudem já revirei a internet atras de uma solução e não acho.

Postado

Acessa a Bios e procura por algo como "Total Graphics Memory" ou "Video Memory Size" e reconfigura o valor. 

Está utilizando placa de vídeo ou só onboard?

Quanto à memória, o CPU-Z está mostrando o clock real (400 Mhz) ao invés do efetivo - Memórias DDR (Double Data Rate = Taxa de Transferência Dobrada) transferem dois dados de pulso por clock, daí chega aos 800 Mhz.

Postado
4 horas atrás, Azarack disse:

Acessa a Bios e procura por algo como "Total Graphics Memory" ou "Video Memory Size" e reconfigura o valor. 

Está utilizando placa de vídeo ou só onboard?

Quanto à memória, o CPU-Z está mostrando o clock real (400 Mhz) ao invés do efetivo - Memórias DDR (Double Data Rate = Taxa de Transferência Dobrada) transferem dois dados de pulso por clock, daí chega aos 800 Mhz.

Ja revirei a BIOS, não acho nada relacionado, uso uma R7 240 de 4GB, teoricamente não era para o sistema reservar memória para a placa onboard sendo q a offboard está ativa, inclusive fui no gerenciador de dispositivos e o windows ne mreconhece a placa on board mais!@Azarack

Postado

Cara nao resta muita coisa , tenta ver igual o amigo falou , sobre o compartilhamento de memoria para o video .. via bios , se nao conseguir tenta postar prints da tela da bios

Postado

@Henrique - RJ

5 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Edmar Lamas

Esses 4 GB são de dois pentes diferentes ( fabricantes, latências ou clock ) ?

São Dois pentes de 2 GB, porém do mesmo fabricante e mesma latencia e clock!

adicionado 0 minutos depois

@King Of Dark

12 horas atrás, King Of Dark disse:

Cara nao resta muita coisa , tenta ver igual o amigo falou , sobre o compartilhamento de memoria para o video .. via bios , se nao conseguir tenta postar prints da tela da bios

Vou tentar tirar fotos da BIOS, mas sinceramente não achei nada relacionado a isso na minha BIOS não!

adicionado 25 minutos depois

@King Of Dark Segue as fotos da bios!!!

IMG_0531.JPG

IMG_0532.JPG

Postado

55 minutos atrás, King Of Dark disse:

Segue esse link , todas são meio padrão ! 

@King Of Dark Revirei a BIOA atrás de uma opção para desabilidar a placa on board ou minimizar a memoria reservada para elas proem não obtive exito não achei em lugar nenhum da BIOS, e não acho em lugar nenhuma na internet algo que realmente solucione esse problema, to perdendo quase 1 GB de ram e ngm sabe o porque.

adicionado 1 minuto depois

Fui em serviços tecnicos especializados da minha cidade, e nenhum cosneguiu resolver esse problema também.

Postado

@Edmar Lamas

Talvez seja devido a falta de compatibilidade dessas memórias.

Procura no manual da placa-mãe detalhes de como devem ser as memórias e verifica com as tuas ( ás vezes pede memórias com chips dos dois lados ou então limita a quantidade de megabytes por chip e em outras pede memórias sem correção de erros ).

Postado

@Henrique - RJ Olhei o manuel da placa-mãe  e a parte referente as memórias são as seguintes!

"2 x 240-pin DDR2 DIMM sockets

Support up to 4GB of system memory

Dual channel DDR2 800/667MH architecture"

Meu pc possui 2 pentes de 2 GB DRR2 Dual Channel de 800 Mhz, a BIOS reconhece os 4096 MB de memória, e não msotra nenhuma opção para aumentar/diminuir a memoria dedicada para placa on board (acho que porque possuo uma placa offboard de 4GB), sinceramente só esta me restando a opção de retirar a placa offboard colocar o monitor na on, ir na bios tentar reduzir e depois isntalar a placa offboard novamente. e sicneramente não espero que dê certo!

Postado

@Edmar Lamas

Parece que você não leu tudo sobre as memórias ( detalhes ).

O BIOS pode detectar as memórias corretamente mas mesmo assim haver alguma incompatibilidade.

Deve haver inclusive uma lista no manual com as memórias testadas e aprovadas.

Verifica isso com calma.

Postado

@Henrique - RJ  tenho certeza que nã oexiste imcompatibilidade das memórias com a placa, o problema é que o sistema esta reservando 770 MB de memória para um Hardware que ue não sei qual é, já verifiquei a placa onboard e não é pra ela que o sistema está reservando, como faço pra descobrir pra qual hardware a memória esta sendo reservada e como eu desabilito essa reserva??

adicionado 15 minutos depois

Obrigado a todos que tentaram me audar com esse problema, esgotei minha paciência e a internet atrás de uma solução, infelizmente não logrei êxito, vou aceitar do jeito que está jutnar uma grana e trocar de máquina. Abraço a todos

Postado

@Henrique - RJ

28 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@Edmar Lamas

Você tem o software ( driver ) da placa de vídeo instalado no Windows ?

Verifica nele se tem como gerenciar a memória.

Tem sim, abri aqui e não achei nada para gerenciar a memória pelo software não, e engraçado que no software da placa, aparece que o sistema tem 4096MB de memória Física. Pc bugado da pelga.

Postado

@Edmar Lamas Já tive e estou com esse mesmo problema, mas comigo era assim 8GB (4GB) como se só tivesse 1 pente conectado, eu resolvi meu problema tirando as memorias e recolocando de volta, quando resolvia meu normal era 8gb (7,12gb utilizáveis) ai eu deixava assim mesmo, só que hoje eu troquei de placa-mãe pra uma asrock fm2+ só que agora ta assim

Utztlrm.jpg

Eu não sei se eu recolocando as memorias isso possa resolver, ou se essa memora utilizável varia de acordo com a placa-mãe, meu desejo era usar o máximo de memoria possível, pois eu não tenho placa de vídeo e necessito de memoria para usar a APU.

Postado

@Henrique - RJ

mas eu sempre tive esse processador, o que mudei agora foi a placa-mãe que antes era asus e agora é asrock, a diferença entre a memoria utilizável de antes pra essa é pouca, mas como disse preciso do máximo de memoria possível para ter um bom aproveitamento com a apu

Postado

@C.R.E.A.M.

É mas PARECE que não tem jeito. O chip gráfico necessita de memória e nisso duvido que se possa mexer.

Na placa de vídeo do @Edmar Lamas  ainda PODERIA haver alguma possibilidade de se alterar a memória compartilhada ( acho que não a dedicada que é da própria pv ).

Acredito que quanto mais memória haja no sistema maior deverá ser a parte compartilhada com a pv ( isso acontece até com programas como navegadores ).

Mas como estamos em dúvida a esperança de que ainda se possa gerenciar continua. Talvez com alguma configuração no registro do Windows. 

--------------------------------

EDIT

Acabei de ler em um site gringo que pode haver um jeito de alterar o uso da memória pelo setup do BIOS/UEFI em configurações do chipset, ou em gráfico, ou em avançado.

.

• Curtir 1
Postado

@Henrique - RJ Peço desculpas ao criador e os demais desse tópico, pois o meu problema é semelhante, e talvez possamos nos ajudar por aqui.

Como disse no print acima, eu troquei de placa-mãe e modelo, formatei meu pc pra windows 7 e acabei de retirar e recoloca as memorias, tentei primeiro 1 memoria de 4GB ficou 4GB (3,46 utilizável) ou seja as duas memorias ficariam exatamente 8GB (6,96gb utilizável), só que antes a minha placa anterior da asus ficava 8GB (7,12GB utilizávell) se não me engano. Sera que esse valor alterou devido a troca de modelo da placa-mãe?Ou é algum erro na hora da formatação?Percebi algumas coisas estranhas desde que formatei, as atualizações automáticas várias deram "Falha" e até agora em nenhuma atualização veio a da AMD Gaming Evolved que era um programinha da amd que sempre aparecia junto as atualizações quando eu formatava, e como disse anteriormente eu preciso do máximo de memoria disponível para ter um bom desempenho em jogos, pois ainda não possuo placa de vídeo offboard.

a2-FmeHnTuyX1t4SiTGWyg.jpg

Estou com 1067MB reservada para o hardware, isso é normal? Eu achei muito, olhando para a internet e vi que a maioria tem menos de 100mb, e essa memoria para o hardware realmente é importante, o amigo criador do tópico acredito que seja esse o problema.

Postado

@Henrique - RJ Tava pensando em trocar a placa-mãe, você saberia me indicar uma boa com Socket LGA 775 que usporte DDR3 até 8 Gb? acho que a única solução seria essa, desconfio que a placa-mãe que faz esse bloqueio.

adicionado 16 minutos depois

@Henrique - RJ

Em 10/07/2017 às 20:41, Henrique - RJ disse:

@Edmar Lamas

Tem que ter paciência cara, até descobrir a coisa.

Verifica a memoria usada pela placa de vídeo nas propriedades do driver dela no gerenciador de dispositivos.

No GPU-Z

http://i.imgur.com/C2ysssz.png

No gerenciador de dispositivos:

dell.png

.

Agora que apareceu pra mim.

propriedade de placa.jpg

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!