Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso de um direcionamento


Qwerty1999

Posts recomendados

Glr preciso de ajuda, antes de falar quero deixar bem claro q não estou pedindo um código feito só quero uma ajuda de como começar. Bom o problema é o seguinte o professor mandou fazer um código em c/c++ para colocar um satélite em órbita considerando um foguete para levar o satélite, levando em conta o atrito do ar e o peso diminuindo de acordo com o que o combustível vai acabando. Aí no caso teria que dizer a quantidade de combustível usado a altura da órbita que ele entra e TD mais. Eu não estou conseguindo começar pois não tenho muitos conhecimentos de programação nem uma visão muito ampla eu gostaria de ajuda para entender como iniciar esse projeto

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro em que saber que nível de perfeição seu professor quer do código, pois se for realmente um código para colocar um foguete em órbita, não vai ser um código fácil e nem pequeno...

 

Qual o nível de perfeição que ele pediu?
O que é o mais importante do código para o seu professor? pela descrição acho que ele pediu ênfase na parte da aceleração, atrito, peso e velocidade, não senti que necessita ter rota.

Enfim, é bom ter certeza do que ele quer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O próximo passo depois de definir exatamente o que o programa deve fazer, é definir a física do foguete, ou seja quais equações deverão ser usadas.

 

Tendo as equações definidas você deve analisar quais valores devem ser fornecidos pelo usuário e quais serão assumidos como constantes ou calculados internamente.

 

Seu programa vai consistir basicamente de pedir que o usuário forneça as informações dos parâmetros variáveis da equação, depois usar essas informações nas equações pra calcular os dados finais a serem obtidos, e no fim imprimir na tela e/ou gerar um arquivo com esses resultados.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me perdoe pela possível ignorância, mas ele é um professor de programação ou de física aplicada a engenharia?:tw_confounded:

Vamos tentar enxergar...

Variáveis: Peso do combustível, força de atrito com o ar, altura / altitude do satélite ...

Fixos: Peso do foguete,consumo do foguete, e peso do satélite (se desconsiderarmos a força G, pois com ela esses valores se tornam variáveis também, a medida em que o foguete se afasta...)

Agora, pesquisar em livros de fisica/mecânica (mais especificamente: Dinâmica) quais as fórmulas aplicadas para um foguete que vai sair do repouso, com uma aceleração 'x', atingir uma altura 'y', frear e se manter em órbita... Falando em órbita, verifique se pode ser desconsiderada a velocidade orbital...

Desejo sucesso em sua atividade! Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, CiroboyBR disse:

Primeiro em que saber que nível de perfeição seu professor quer do código, pois se for realmente um código para colocar um foguete em órbita, não vai ser um código fácil e nem pequeno...

 

Qual o nível de perfeição que ele pediu?
O que é o mais importante do código para o seu professor? pela descrição acho que ele pediu ênfase na parte da aceleração, atrito, peso e velocidade, não senti que necessita ter rota.

Enfim, é bom ter certeza do que ele quer.

É justamente essa ênfase que ele quer, o problema é o seguinte o peso tem q ir diminuindo de acordo com o que o combustível vai acabando ou seja uma função entre eles como uma taxa de variaçao

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/07/2017 às 18:22, Qwerty1999 disse:

É justamente essa ênfase que ele quer, o problema é o seguinte o peso tem q ir diminuindo de acordo com o que o combustível vai acabando ou seja uma função entre eles como uma taxa de variação

Então vamos definir uma equação para o peso de combustível:

Pca = Pci - (C * t), onde:

 

Pca=Peso do combustível atualmente;

Pci=Peso do combustível inicialmente, na condição de repouso, supondo que assim que iniciar a 'pós combustão', o foguete já saia da inércia de repouso, considerando esse como o tempo inicial do processo (t=0);

C=Consumo do(s) motor(es), por unidade de tempo;

t=tempo em que o consumo ocorre;

 

Com isso, temos a observação de que após determinado tempo, o produto 'consumo X tempo' será igual ao Pci, fazendo o valor de Pca = 0.

Espero ter ajudado. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!