Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um Athlon 64 X2 4000+ há 9 anos, e o cooler box dele parou de funcionar. Pesquisei alguns coolers aqui e encontrei três alternativas:

Coolermaster DK8-9GD4A-0L-GP

Soquete: até o AM2

Velocidade: 2200 rpm

Fluxo de ar: 30,67 cfm

Ruído: 22 dBA

Preço: R$ 19,99

Cooleermaster Blizzard T2

Soquete: até o AM4

Velocidade: 2200 rpm

Fluxo de ar: 43 cfm

Ruído: 30 dBA

Preço: R$ 59,00

Hyper TX3 EVO

Soquete: até o AM4

Velocidade: 2800 rpm

Fluxo de ar: 54,8 cfm

Ruído: 35 dBA

Preço: R$ 85,90

Meu objetivo é manter esse processador vivo o maior tempo possível (só vou trocar quando queimar), e ao mesmo tempo quero aproveitar o cooler para o processador que comprar futuramente. Tudo isso gastando o mínimo possível. Então, já descartaria o DK8-9GD4A-0L-GP, porque ele só suporta até o soquete AM2. Os outros dois suportam o AM4, então escolheria o Blizzard T2, porque é mais barato. Só que andei olhando nas especificações e diz que o conector dele é de 3 pinos, e o conector da placa-mãe aqui é de 4 pinos, teria alguma forma de adaptar? Ou não preciso me preocupar com isso e posso comprar um cooler BOX mesmo?

Postado

@Rafael Timbu pode comprar o Blizzard. O conector de 3 pinos é compatível com a entrada de 4 pinos da placa-mãe. Só se oriente pela chanfra do conector. O fan não vai ter controle de rotação e vai rodar sempre no máximo, mas não faz muito barulho. Depois, se quiser, você pode trocar por um fan de 4 pinos e usar o PWM (controle de rotação). Já o TX3 tem controle de rotação. 

Pode ver também o Gammaxx 200T e o Gammaxx 300. Os dois tem fans de 4 pinos.

Postado
12 minutos atrás, Contiusa disse:

@Rafael Timbu pode comprar o Blizzard. O conector de 3 pinos é compatível com a entrada de 4 pinos da placa-mãe. Só se oriente pela chanfra do conector. O fan não vai ter controle de rotação e vai rodar sempre no máximo, mas não faz muito barulho. Depois, se quiser, você pode trocar por um fan de 4 pinos e usar o PWM (controle de rotação). Já o TX3 tem controle de rotação. 

Pode ver também o Gammaxx 200T e o Gammaxx 300. Os dois tem fans de 4 pinos.

Esses Gammaxx está mais caro, então por enquanto a opção é o Blizzard mesmo.

Esse cooler (Blizzard) já vem com pasta térmica?

Postado

Acabei comprando esse cooler baratinho da Coolermaster (DK8-9GD4A-0L-GP) hoje cedo mesmo... A temperatura está 10 graus mais baixa em relação ao cooler BOX antigo.

No entanto, monitorei a velocidade dele e tá dizendo que ele tá rodando a 1600 rpm, sendo que nas especificações diz que a velocidade máxima é 2200 rpm. É normal isso? Esse cooler não tem controle PWM.

Postado
46 minutos atrás, Contiusa disse:

@Rafael Timbu normal não é. Ele é de 3 pinos, não é isso?

Vá no BIOS e sete o conector do cooler para full speed / disable / max (varia de placa-mãe). Se for no CPU_FAN ele já deveria estar entre 2000/2400rpm.

Era isso! Tem uma opção na BIOS da minha placa-mãe chamada CPU Q-Fan Control. Desabilitei e passou a funcionar na velocidade máxima.

Obrigado.

• Curtir 1
  • 2 meses depois...
Postado

Comprei o Coolermaster Blizzard T2, funcionou por um tempo. Do nada minha máquina começou a desligar sozinha, e não é problema de ventilação, pois meu gabinete tem vários coolers. Demorou pra descobrir o que era, mas quando coloquei o cooler box do processador não desligou. Não sei se é pela falta do pino para o sensor de velocidade... Se alguém souber o que é isso, pode ajudar aqui.:)

Processador AMD FX 6300

placa-mãe asus m5a78l-m lx/br

placa de vídeo asus amd r7 360 2gb oc

HD 1 TB + HD 160 GB

8 GB de RAM

Fonte Corsair cx 430

Gabinete bluecase gamer

• 3 meses depois...
Postado
Em 16/10/2017 às 11:53, Thianderson disse:

Comprei o Coolermaster Blizzard T2, funcionou por um tempo. Do nada minha máquina começou a desligar sozinha, e não é problema de ventilação, pois meu gabinete tem vários coolers. Demorou pra descobrir o que era, mas quando coloquei o cooler box do processador não desligou. Não sei se é pela falta do pino para o sensor de velocidade... Se alguém souber o que é isso, pode ajudar aqui.:)

Processador AMD FX 6300

placa-mãe asus m5a78l-m lx/br

placa de vídeo asus amd r7 360 2gb oc

HD 1 TB + HD 160 GB

8 GB de RAM

Fonte Corsair cx 430

Gabinete bluecase gamer

Conseguiu resolver esse problema ? Era o cooler ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...