Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia/Boa Tarde/ Boa noite. Uso o Watercooler Maelstrom 120T, desde que o instalei a primeira vez, sempre rodou com as ventoinhas em baixa, entretanto eu usava o programa SpeedFan para coloca-lo em maiores rotações. Mas de ontem para hoje o speedfan passou a não reconhecer mais o fan e ele roda à apenas 600rpm, já mexi na BIOS, coloquei modo turbo, pus limite minimo da vetoinha = 100% e a mesma continua igual. Já verifiquei os cabos. Já formatei o computador (algum vírus), reinstalei drivers e até agora nada.

Meu PC:
placa-mãe: asus m5a78l-m lx/br

Processador: FX6300
RAM: 8GB Corsair
GPU: PowerColor 270x
HD: Seagate 1TB
Fonte: EVGA 600B
WC: Maelstrom 120T

Postado

@Igor Nascimento Veiga meu conselho é não usar o SpeedFan. Esse aplicativo já é meio antigo. Como todo aplicativo (especialmente de placa-mãe), cheio de bugs.

Coloque o fan do 120T no CPU_FAN e a bomba em um SYS_FAN ou qualquer outro conector da placa-mãe. Mas você precisa ir no BIOS e desabilitar o controle do conector (por mais que seja 3 pinos). Coloque em max, full spedd, disable, o que estiver disponível para rodar a 12V.

Postado
13 horas atrás, Contiusa disse:

@Igor Nascimento Veiga meu conselho é não usar o SpeedFan. Esse aplicativo já é meio antigo. Como todo aplicativo (especialmente de placa-mãe), cheio de bugs.

Coloque o fan do 120T no CPU_FAN e a bomba em um SYS_FAN ou qualquer outro conector da placa-mãe. Mas você precisa ir no BIOS e desabilitar o controle do conector (por mais que seja 3 pinos). Coloque em max, full spedd, disable, o que estiver disponível para rodar a 12V.

Inverti os pinos, o que pegava 3 coloquei no de 4 e visse versa. Com isto a bomba pareceu funcionar mais, no entanto o FAN continua o mesmo, ativei o modo turbo dos fans e nada mudou. Era isso que você tinha sugerido? posso estar errado mas aqui não funcionou, grato

Postado

@Igor Nascimento Veiga você tem que ler na placa-mãe o conector que estiver escrito "CPU_FAN", Costuma ficar em cima do soquete. Plugue o fan nele.

A bomba você pluga em qualquer outro conector, mas precisa ir no BIOS desabilitar o controle de rotação ou tensão. 

Postado
9 minutos atrás, Igor Nascimento Veiga disse:

Fiz isso e nada

Vá no BIOS e coloque o CPU Q-Fan em "Turbo". Veja com o HWmonitor como fica o fan. Poste um print do HWmonitor mostrando os fans. Mas tire depois de colocar o CPU Q-Fan em turbo.

Mas o fan do 120T precisa estar no conector CPU_FAN (foto abaixo):

CPU_FAN.jpg

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!