Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É preciso usar itens de anti estática?


Posts recomendados

Bom dia!

 

pessoal, eu gostaria de tirar umas conclusões sobre anti estática, mas não gostaria de me basear apenas em minha experiencia. O caso é que durante anos trabalhando com computadores de forma geral, eu nunca tive um único caso de pc que parou de funcionar devido supostamente a estática descarregada no hardware, afirmo isso porque sempre que eu pego uma maquina com problema intermitente ela não para, sempre faço ela funcionar, ou quando pego maquina parada total, ou eu concerto em grande parte, ou descarto uma das peças e reponho para voltar a funcionar.

Lavo placa com água e detergente, uso limpa contato quando o problema parece mais simples, não uso manta, luva, bata, pulseira ou tornozeleira ESD, somente não taco o dedo em qualquer lugar da placa, memoria, processador e etc.

 

Tenho forte inclinação a acreditar que todos esses produtos anti estáticos são tão uteis quanto os famosos estabilizadores de tensão, WD-40, e coisas do tipo: ( não estraga de imediato, ou não faz diferença nenhuma. )

 

Gostaria da opinião de vocês sobre isso, pois eu conheço um pessoal falando que é obrigatório usar isso, que se não usar vai estragar tudo, etc, etc, etc.

 

Verdade ou Mito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hoje as placas estão melhores, mais resistentes a este fenômeno. Mas em alguns locais, onde é seco tem carpete, se gera estática facilmente. Então é melhor usar dispositivos para previnir. Já vi em placas de celular por exemplo o chipset ser danificado por este motivo, ele não parou de funcionar, mas a performance wireless ficou muito ruim.

 

As pulseira AE é nada mais que aterrar o corpo, para que você reduza as cargas. Então se você tiver aterramento e segurar no gabinete, você se descarrega e por isto é incomum o problema.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Airon752 disse:

Cara não tenho muita experiência mas na minha opnião é mito eu meto a mão em todas peças do meu pc já funcei os pinos do processador também nunca deu nada!

e também nuca vi relatos sobre o assunto!

pois é cara, é disso que estou falando. É importante falar sobre isso, porque muita gente fica gastando uma grana com porcarias sem necessidade sabe, acho isso sacanagem demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, E. Soares disse:

@Agente Mulder nunca aconteceu comigo tambem, mas sempre fiquei tentado a esfregar meus dedos no cabelo pra gerar energia e pegar em algum eletrônico pra ver se estraga ..

 

 

pois é, mas acho que é como o amigo comentou aqui no topico, hoje o hardware deve ser mais resistente a esse tipo de coisa, antigamente que era mais fácil de acontecer, por isso tem gente ate hoje com isso na cabeça, e colocando na cabeça de outras pessoas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Agente Mulder mas creio que seja algo que possa causar problemas, outro dia estava vendo no youtube uns bang, e cai num vídeo do Gabriel na fabrica da GIGABYTE (acho que era isso, na china taiwan sei la), todo munda usava essas pulseirinhas anti-estática ... creio que se fosse mito mesmo, os chineses não teriam esse custo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, E. Soares disse:

@Agente Mulder mas creio que seja algo que possa causar problemas, outro dia estava vendo no youtube uns bang, e cai num vídeo do Gabriel na fabrica da GIGABYTE (acho que era isso, na china taiwan sei la), todo munda usava essas pulseirinhas anti-estática ... creio que se fosse mito mesmo, os chineses não teriam esse custo ...

ja vi isso sim, mas é normativa de produção, aquelas regulamentações e tal sabe, para que eles possam colocar que o produto deles esta em conformidade com a norma tal e tal.

adicionado 0 minutos depois
4 horas atrás, Czar dos Czares Monteiro disse:

Eu também não uso equipamentos anti estática,mas por precaução nunca pego nos componentes pelos contatos,isso é válido e considero um hábito obrigatório.

exato, considero isso também, mas sem muita firula sabe.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Agente Mulder disse:

Tenho forte inclinação a acreditar que todos esses produtos anti estáticos são tão uteis quanto os famosos estabilizadores de tensão, WD-40, e coisas do tipo: ( não estraga de imediato, ou não faz diferença nenhuma. )

Eu quero comentar aqui mas to sem tempo.

Quero fazer textão

vou resumir

Só usem esses produtos em coisas que não podem ser desmontadas e/ou lavadas com água pois não tem como secar sem deixar resíduos

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/08/2017 às 15:26, Bad Follen disse:

Eu quero comentar aqui mas to sem tempo.

Quero fazer textão

vou resumir

Só usem esses produtos em coisas que não podem ser desmontadas e/ou lavadas com água pois não tem como secar sem deixar resíduos

pse, o wd-40, como exemplo, é um micro óleo, como é mineral, ele não faz mal algum para o componente, e até previne a oxidação, mas ai tem uma contra partida, que é agregar sujeita nos componentes, e vai tornar mais difícil a remoção posteriormente.

Em 02/08/2017 às 11:00, Czar dos Czares Monteiro disse:

Eu também não uso equipamentos anti estática,mas por precaução nunca pego nos componentes pelos contatos,isso é válido e considero um hábito obrigatório.

exato, considero isso também, mas sem muita firula sabe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Agente Mulder disse:

mas ai tem uma contra partida, que é agregar sujeita nos componentes, e vai tornar mais difícil a remoção posteriormente.

Concordo demais, porém, infelizmente, sadly, coisas como celulares e/ou outras coisas que usuários finais tem, não podem ser lavados com água, pois a sua secagem é falha e traria problemas.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/08/2017 às 11:29, E. Soares disse:

e cai num vídeo do Gabriel na fabrica da GIGABYTE (acho que era isso, na china taiwan sei la), todo munda usava essas pulseirinhas anti-estática ... creio que se fosse mito mesmo, os chineses não teriam esse custo ...

Mas cara, o produto final é o caso que o nosso ilustre@dwatashi disse: As peças estão bem mais resistentes. Mas nas fábricas não, eles estão manuseando uma peça delicada.

Quando vem pra nossa mão, já está polida e blablabla

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!