Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Tenho esta fonte:

$_57.JPG?set_id=8800005007

connector_atx_pinout.GIF

Pretendo extrair dela os seguintes pinos:

Pino 1 +3.3VDC
Pino 4 +5 VDC
Pino 9 +5VSB
Pino 10 +12V1DC
Pino 14 -12VDC

Para obter os -5V estou a pensar pendurar o 7905 no pino 4. O GND vou buscar a qualquer um dos pino com marca COM.
Para fazer o on/Off vou utilizar o pino 15 e 16.

Pelo que li, o pino 8 (PWR_OK) indica que está tudo ok com os valores na fonte. Por vezes, quando ocorre um curto a fonte vai abaixo. Não sei se esse pino apenas fica ligado quando a fonte está ok ou se desliga em outras situações, para além em casos de curto!

No que toca a corrente. Pelo o que entendo da chapa de caracteristicas posso obter até 21A no pino 4, certo?
Portanto, em correntes tenho:

Pino 14 -12VDC -> 800mA
Pino 4 +5 VDC -> 21A
Pino 9 +5VSB -> 2 A
Pino 1 +3.3VDC -> 14A

Não percebo é uma coisa! Ela informa que no máximo tem 200W de saída. Mas nos valores +5V e +3.3V apenas posso ter 125W. O que significa que apenas posso obter, no máximo 25A. Certo?

O que acham destas ligações?
Obrigado

Postado

Esses valores de corrente na maioria das fontes não é muito correto,vem muito a mais do que a realidade. 

A corrente extraída de cada saída é medida uma de cada vez. Por exemplo: se extrair 20A da saída de 5V não podemos usar a saída de 12V e vice-versa. Tudo não pode ultrapassar os 200W. 

Para ficar mais fácil entender, essas fontes seguem um padrão de cores nos fios. 

Preto - terra/GND 

Amarelo  +12V 

Vermelho +5V

Laranja ou marrom 3,3V

Azul  –12V 

Branco –5V (fontes mais novas não tem). 

Cinza - PG (fora do computador pode deixar a toa) 

Verde - Power (liga a fonte se encostar no preto) 

ROXO - 5V STANDY BY (tensão de +5V que funciona com a fonte desligada, somente na tomada. Geralmente tem uma corrente baixa de aproximadamente 1A)

Se sua fonte não tiver o fio branco e você precisa do - 5V, o 7905 só vai funcionar se ligar ele no fio azul de - 12V, em qualquer outra ele queima. Lembrando que a corrente de saída do - 12V é limitada a menos de 1A, o que limita são os diodos retificadores, geralmente é usado o FR4007. 

Outra maneira de obter essa tensão é abrir a fonte e colocar um diodo + capacitor invertido na saída de 5V do transformador, algumas fontes que não tem a saída negativa vem até com o lugar pra colocar os componentes na placa. 

Postado

Sendo asim, caso pretenda utilizar toda a corrente que aquela saída me forneça apenas posso utilizar uma saída de cada vez. Pois se o limite de potência, 200w, for ultrapassado, a fonte pode queimar.

Fio branco ela não tem, mas tem fio cinza. Que segundo a imagem é um comum. Não percebi o que pretende dizer com isto:

13 minutos atrás, Mestre88 disse:

Cinza - PG (fora do computador pode deixar a toa) 

Em relação ao pino8 (PWR_ON), o que faço com ele?

Obrigado

Postado
1 hora atrás, ilovepic disse:

Pois se o limite de potência, 200w, for ultrapassado, a fonte pode queimar.

Não necessariamente, se for de boa qualidade ela desliga pois se tem um circuito de proteção. Agora se for xing ling pode queimar mesmo.

Fio branco ela não tem, mas tem fio cinza. Que segundo a imagem é um comum. Não percebi o que pretende dizer com isto:

Pode fazer alguma das opções que eu indiquei para ter 5V negativo. Esse fio branco vinha nas primeiras fontes ATX, as placas mães antigas precisavam dessa tensão.

O fio cinza é o que faz isso:

2 horas atrás, ilovepic disse:

o pino 8 (PWR_OK) indica que está tudo ok com os valores na fonte.

No caso ele fica sem ligar em nada, "a toa" como eu mesmo disse antes.

Em relação ao pino8 (PWR_ON), o que faço com ele?

Está confundido os soquetes, PWR ON é o pino 14 no caso de sua fonte ser ATX20 ou 16 se ela for ATX24.

Pode colocar uma chave entre ele (fio verde) e qualquer preto para ligar e desligar a fonte. Chave com retenção, pois Push botton não serve.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!