Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto com LM3914


Beu777

Posts recomendados

10 minutos atrás, Beu777 disse:

@Mestre88 E para achar o valor dos resistores?

Sim, é isso que vou dizer agora. Para simplificar vamos "dissecar" o meu circuito, mostrando as partes mais importantes. 

Começando pelos diodos:

imagem2.GIF.ac473b8002f6fac73aac1152339a1d0b.GIF

Cada diodo proporciona uma queda de tensão de aproximadamente 0,7V. Isso é independente da tensão de alimentação, então para que os 5 leds se acendam precisamos de aproximadamente 4,2V no primeiro diodo. Por isso eu disse antes que com motor de 3V não dá certo.

Então vamos seguir no raciocínio do seu dínamo de 24V. Para isso precisamos que essa tensão se transforme em 4,2V ou um pouco mais, para facilitar e termos uma tolerância vou adotar a tensão máxima no D1 como 5V.

 

O circuito que faz isso é o divisor de tensão:

imagem.GIF.b8e45a07f2097cfb2edf27dce83810a0.GIFCircuito do divisor com sua fórmula.

Veja que este é aquele circuito representado no esquema pelo R11 e R12.

Para usar a fórmula primeiro precisamos escolher o valor de um dos resistores, no caso vou adotar o valor de Rb para 10K.

Para resolver é bem simples:

 

VCC = 24V (tensão do dínamo)

Ra = ?

Vs = 5V (tensão de D1)

Rb = 10K

 

Colocando os dados na fórmula temos:

5 = 24 x 10000 

     Ra + 10000

Resolvendo a equação o valor de Ra é de 46000 ohm, ou 47K para um valor comercial.

Então com um resistor de 47k e outro de 10K teremos aproximadamente 5V no diodo D1 toda vez que o dínamo fornecer 24V.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Mas esse esquema é pro circuito que você fez lá atrás, certo? (Este abaixo)

Circuito.GIF.004f3fc00fdb9a5751f4cf08f6c222f3.GIF

E neste caso, estávamos considerando alimentar o circuito com o dínamo. Os cálculos que você fez foi pensando desta forma ou foi com uma alimentação externa (12V por exemplo)? Se foi com a alimentação do dínamo, qual é a modificação que deveria ser feita para que os Leds não fiquem piscando? Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Beu777 disse:

E quanto às modificações no circuito para estabilizar o brilho dos LEDs? Obrigado

Reduza os resistores em serie com os leds para 47 ohm. 

Alimente os leds com um regulador zener:

unnamed.gif.5aba384e61ea036ffcaca829886ac55f.gif

R é de 1K 

T1 é um BC337 

Z1 é de 3V3 / 1W 

RL é o circuito com os leds e transistores. 

adicionado 2 minutos depois

Lembrando que aquele divisor de tensão é ligado onde está escrito Vin. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Cara, desculpa chamar de novo mas só estou com dúvidas quanto aos valores dos resistores, não sei se fiz corretamente. (Nunca mexi com circuitos mais complexos que os do Ensino Médio)

18 horas atrás, Mestre88 disse:

Reduza os resistores em serie com os leds para 47 ohm. 

47 ohms não seria muito pouco? você quis dizer 470 ou 47 mesmo? Se antes os resistores em série com os LEDs tinham 1K, porque reduziu? E de onde saiu este valor?

Enfim, dei os valores dos R de acordo com os circuitos anteriores, se você puder conferir eu agradeço.

Circuito4.thumb.png.0d5623fe589e0986b2b8476eac22825e.png

Mais uma vez, obrigado por toda ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Beu777 disse:

@Mestre88 Entendi, mas os valores dos outros resistores estão ok?

Se eu aumentar o número de LEDs (pra uns 30, por exemplo), eu teria que mexer só no valor de R13? Se sim, como eu calculo quanto?

Da forma que eu expliquei acima, a quantidade de diodos usados vezes 0.7, aí coloca os valores naquela equação. Para 30 leds coloca potenciômetro de 10k. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Agradeço demais a ajuda cara, mas o testando o circuito num software ele não funcionou. Só funcionou depois que tirei aquela parte com o R14, Q6 e o Zener, coloquei o R13 como 7k mas aí só o potênciômetro fez os LEDs funcionarem, a variação no dínamo só controla o brilho. O que (eu acho que) acontece é que a corrente não estava indo pra base do Q6, logo não tem como liberar a passagem do coletor pro emissor. A corrente desce, veja na foto.

image.png.89fe13848631a5b7ab20bcf2eaab18e5.png

Se puder me ajudar a resolver esse problema, agradeço.

 

Ou talvez seja o programa... testei em outro aplicativo e deu certo (após eu trocar os 47K por 20K), funcionou tanto pelo potenciometro quanto pelo dinamo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Beu777 Esse é o tipo de circuito que não tem muita matemática, entendeu agora porque tem um potenciômetro?

 

Nesse tipo de circuito o funcionamento dele depende do ganho dos componentes o que nem sempre é igual, por isso que não adianta fazer muitas contas. 

Se montar na prática já vai perceber outro tipo de funcionamento, com o potenciômetro em outra posição.

 

Em 20/08/2017 às 11:54, Beu777 disse:

Só funcionou depois que tirei aquela parte com o R14, Q6 e o Zener, coloquei o R13 como 7k mas aí só o potênciômetro fez os LEDs funcionarem, a variação no dínamo só controla o brilho.

Esses componentes servem justamente pra não alterar o brilho, se tirou é isso que acontece. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Consegui fazer os LEDs funcionarem, mas em vez de 47K lá no começo coloquei 22k porque só acendia até o terceiro LED. Mas se a gente vai aumentando a tensão até 24V os primeiros transistores queimam depois de alguns segundos. Eu devo aumentar a resistência em série com os LEDs para limitar a corrente (coletor-emissor) nos transistores?

Lembrando que agora não to testando mais em programas, e sim na protoboard.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...