Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos,

Estou querendo fazer um update na minha máquina, pois os jogos estão evoluindo de maneira ***** e estou ficando pra trás, eu acho.

Pra ser sincero, o upgrade por enquanto seria do processador, porém quero ir logo pra sétima geração do i5.

Minha config:

- Geforce GTX 960 AMP da ZOTAC

- i5 4460 3.2ghz

- Asus B85M-E/BR

- GSkill 16gb (2x 8gb) 1600mhz

- Fonte Corsair 750w

- ssd 240 gb

- hd 500gb (bem antigo e que pretendo muda-lo logo logo)

- Gabinete PCYES Rhino (não quero mudar)

Peças que estou almejando ter (quanto menos eu gastar melhor)

i5 7640x (link da Kabum)

- placa-mãe que não sei qual escolher porque nao achei o socket desse processador (LGA 2066?)

DDR4 Hyperx 16gb (4x 4gb) (link da Kabum)

HD (link Kabum) -> só de a grana der... prefiro focar nas 3 peças acima.

Desde já agradeço muito a ajuda.

Postado

@ultradd Como você já está na 4ª geração, eu iria fazer o upgrade para o i7 da mesma geração, com a grana que você gastaria trocando o kit inteiro já daria pra pegar o i7 4790 de boa, que seria um upgrade melhor, apesar de não te permitir melhorar na mesma plataforma.

O seu setup hoje está ótimo, o que pesa mais é a placa de vídeo. Uma GTX 1060 de 6gb é bem superior à sua GTX 960, e esta é a troca que realmente vai te dar mais ganhos em performance.

Eu faria uma destas trocas acima, não a que você se propõe.

Para você ter uma noção, eu saí de um i5 da primeira geração para um da sexta e não notei muita diferença. Não vai ser da quarta para a sétima que você vai notar. Mas de i5 para i7 sim, terá ganhos melhores.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O socket LGA2066 é para processadores de alto desempenho e placas-mãe que o possuem custam uma fortuna. Você não vai encontrar uma nova por menos de R$1000,00

placamae.jpg

Sugiro fazer o que o @Gabriel Merlo Ferreira recomendou. Pegue um i7 da sua geração, venda seu i5 e gtx960, junte a grana para comprar uma GTX1060 ou RX580 se achar por um preço bacana.

Postado
2 horas atrás, grievous disse:

O socket LGA2066 é para processadores de alto desempenho e placas-mãe que o possuem custam uma fortuna. Você não vai encontrar uma nova por menos de R$1000,00

placamae.jpg

Sugiro fazer o que o @Gabriel Merlo Ferreira recomendou. Pegue um i7 da sua geração, venda seu i5 e gtx960, junte a grana para comprar uma GTX1060 ou RX580 se achar por um preço bacana.

Sinceramente, eu não gostaria de mudar agora a minha placa de video. Ela roda os jogos q eu jogo de boa.

Vale pagar 1400 nesse processador? Sendo q um da sétima é o mesmo valor? E outra, eu só achei esse processador na Pichau e está indisponível.

Postado
12 minutos atrás, Gabriel Merlo Ferreira disse:

@ultradd Vale muito mais a pena pagar 1400 neste i7 do que 1000 num i5 + 1300 numa placa-mãe para ele + 650 pra trocar 16gb ddr3 por ddr4.

O problema realmente é achar para comprar.

O meu intuito é conseguir 200+ FPS em qualquer jogo em uma resolução razoavel. Meu PC é 99% pra jogar.

O que você diz faz sentido, mas é que tem jogo que o foco é o processamento e tem jogo que é a placa de vídeo, quero suprir ambos.

Postado

@ultradd Até hoje o i7 é o melhor processador para jogos. E da quarta para a sétima geração não tem tanta diferença.

Como você mesmo disse, cada jogo possui uma necessidade maior de processador ou placa de vídeo, mas ainda assim a placa de vídeo é sempre mais importante para definir o desempenho do seu pc para jogos.

No seu lugar eu faria esta troca: i7 4970 + GTX 1060 6gb (ou GTX 1070 se couber no orçamento). Ela vai te dar, principalmente em jogos, um upgrade muito maior do que o que você estava planejando fazer.

O upgrade que você pensou vai sair muito caro para você ganhar nem 10% de performance.

Postado
22 minutos atrás, Gabriel Merlo Ferreira disse:

@ultradd Até hoje o i7 é o melhor processador para jogos. E da quarta para a sétima geração não tem tanta diferença.

Como você mesmo disse, cada jogo possui uma necessidade maior de processador ou placa de vídeo, mas ainda assim a placa de vídeo é sempre mais importante para definir o desempenho do seu pc para jogos.

No seu lugar eu faria esta troca: i7 4970 + GTX 1060 6gb (ou GTX 1070 se couber no orçamento). Ela vai te dar, principalmente em jogos, um upgrade muito maior do que o que você estava planejando fazer.

O upgrade que você pensou vai sair muito caro para você ganhar nem 10% de performance.

E qual será o ganho em porcentagem desse upgrade que está sugerindo?

Postado

@ultradd Pra saber exato precisaríamos testar...

Mas considerando que a GTX 1060 6gb é bem superior à sua GTX 960 (inclusive ela é superior à 980, que é a topo dessa geração), imagino um ganho em torno de 50% pelo menos. Se botar a GTX 1070 então...

Hoje a 1060 de 6gb é a placa para quem quer rodar todos os jogos atuais com qualidade alta/ultra em full hd e 60 fps. A 1070 dá um leve overkill em full hd, sendo boa também para quem quer aumentar a resolução ou ter uma vida útil maior em full hd mesmo. O i7 iria tirar o máximo desempenho dessas placas, sem limitá-las.

Postado
58 minutos atrás, Gabriel Merlo Ferreira disse:

@ultradd Pra saber exato precisaríamos testar...

Mas considerando que a GTX 1060 6gb é bem superior à sua GTX 960 (inclusive ela é superior à 980, que é a topo dessa geração), imagino um ganho em torno de 50% pelo menos. Se botar a GTX 1070 então...

Hoje a 1060 de 6gb é a placa para quem quer rodar todos os jogos atuais com qualidade alta/ultra em full hd e 60 fps. A 1070 dá um leve overkill em full hd, sendo boa também para quem quer aumentar a resolução ou ter uma vida útil maior em full hd mesmo. O i7 iria tirar o máximo desempenho dessas placas, sem limitá-las.

Entendi. Até peço desculpas, porque nao entendo nada mesmo.

Quanto valeria esse PC sem o ssd?

Postado
1 minuto atrás, Gabriel Merlo Ferreira disse:

@ultradd Qual pc? Não entendi... Ia postar algum link e esqueceu de botar?

Não tem do que se desculpar. Este fórum é para isso mesmo, trocarmos conhecimentos e experiências.

Espero ter sido útil.

O meu pc mesmo, no meu post :)

Porém sem o SSD.

E sim está ajudando sim.

Postado
1 hora atrás, Gabriel Merlo Ferreira disse:

@ultradd Pra vender ele?

Acredito que consiga algo como R$ 1500 a 2000 nele. Não estou muito por dentro do valor de peças usadas...

Entendi, as vezes compensa vende-lo e comprar um novo em várias vezes na Pichau. Por que querendo ou não, essa troca de peças vai ficar em torno de 3mil ou até mais. Consigo pegar um PC com a 1060 e i5 da sétima geração por 3.2, porém terei somente 8gb de ram ddr4.

• 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

@ultradd A diferença de desempenho deve ser mínima, normalmente a diferença está na qualidade dos materiais ou da fabricação. Não sei te dizer qual é a melhor mas se eu fosse você iria na mais barata.

• 4 semanas depois...
Postado

@grievous

Em 03/09/2017 às 09:23, grievous disse:

@ultradd A diferença de desempenho deve ser mínima, normalmente a diferença está na qualidade dos materiais ou da fabricação. Não sei te dizer qual é a melhor mas se eu fosse você iria na mais barata.

Acabei pegando uma Asus GTX 1070 e vendi minha GTX 960.

Agora vou juntar e trocar o resto. 

i5 7600k ou i7 7700k (se conseguir bancar)

16gb ddr4

mobo da Asus que suporte os 16gb ..

Postado
2 horas atrás, ultradd disse:

@grievous

Acabei pegando uma Asus GTX 1070 e vendi minha GTX 960.

Agora vou juntar e trocar o resto. 

i5 7600k ou i7 7700k (se conseguir bancar)

16gb ddr4

mobo da Asus que suporte os 16gb ..

Ou pegar R7 1700 ou R5 1600 + B350

Qual o modelo atual do seu monitor e resolução ? Qual o orçamento do novo orçamento ?

Você quer um Custo X Benefício, a plataforma AM4 vai ter suporte até 2020 e até lá serão lançados a segunda e terceira geração RYZEN com 7 NM e posterior refinamento ou seja você pode pegar no futuro processador melhor e compatível com essa plataforma.

Você comprando INTEL na plataforma Laby Lake e anteriores, não compensa em relação ao Custo X Benefício, já que não será compatível com os novos processadores Coffe Lake que serão lançados esse ano e posteriores, você fica preso em uma plataforma que não receberá novos processadores e portando sem possibilidade de futuro upgrade caso precise, vai precisar comprar uma nova placa-mãe e novo processador ao contrário do RYZEN com a plataforma AM4 que vai ter suporte aos novos lançamentos de processadores até 2020. 

A nova plataforma de placa mães Coffe Lake não será compatível com os novos processadores Intel de oito núcleos "octa core" que serão lançados daqui 9 meses a partir da data de lançamento do Coffe Lake em Outubro de 2017, a data de lançamento dos octa core da Intel é no segundo semestre de 2018 ou seja no mês de Junho em diante. Então no segundo semestre de 2018 chega a sucessora da série Z370, no caso a Z390 compatível com os processadores Intel octa core ou seja a atual plataforma Coffe Lake só aceitará processadores de seis núcleos “hexa core” ao contrário do RYZEN que todas suas placas mães são compatíveis com octa core.

Vídeos que deve esclarecer todas as suas dúvidas sobre RYZEN 

Todas as peças podem ser compradas nas lojas kabum ou tera ou pichau, se não estiver disponível na loja podem ser substituídas por peças similares

Opção de gabinete barato:

GABINETE COUGAR ARCHON MID TOWER R$ 170,00  (kabum ou tera ou pichau)

GABINETE AEROCOOL AERO 500 R$ 210,00  (kabum ou tera ou pichau)

GABINETE CORSAIR CARBIDE 400C R$ 380,00  (kabum ou tera ou pichau)

Opção de placas mães:

A melhor B350 de maneira geral: GIGABYTE GA-AB350-GAMING 3 R$ 650,00  (tera ou megamamute) - áudio de mesma qualidade da série X370, 5 FAN HEADER, DUAL BIOS, opção de conectar o RGB do cooler do RYZEN 7 1700 e mudar as cores e etc.

A melhor Custo X Benefício barata: GIGABYTE GA-AB350M-GAMING 3 R$ 500,00 (kabum ou tera ou pichau)  - DUAL BIOS, 3 FAN HEADER e etc.

A melhor B350 para overclock e somente nisso: ASUS B350 PRIME PLUS R$ 510,00  (kabum ou tera ou pichau) - 3 FAN HEADER, opção de conectar o RGB do cooler do RYZEN 7 1700 e mudar as cores e etc.

Postado

@brender

Eu não penso em fazer overclock e o meu gabinite é o PCYES Rhino.. creio que seja bem arejado.

Aproveitando e claro sem querer abusar do post: Eu estou usando uma PSU da Corsair CX750 e ela está fazendo uns barulho que antes não estava. Para ligar o PC uso um Clamper daquele que é transparente e com 8 tomadas.

Barulho que a fonte está fazendo (filtro de linha também)

Desde já agradeço.. e vou pesquisar mais sobre o R7.. mas pelos videos ele perdia 40FPS em relação ao I7 :/

Postado
23 minutos atrás, ultradd disse:

@brender

Eu não penso em fazer overclock e o meu gabinite é o PCYES Rhino.. creio que seja bem arejado.

Aproveitando e claro sem querer abusar do post: Eu estou usando uma PSU da Corsair CX750 e ela está fazendo uns barulho que antes não estava. Para ligar o PC uso um Clamper daquele que é transparente e com 8 tomadas.

Barulho que a fonte está fazendo (filtro de linha também)

Desde já agradeço.. e vou pesquisar mais sobre o R7.. mas pelos videos ele perdia 40FPS em relação ao I7 :/

Deve ser Coil Whine esse barulho, mesmo que não faça overclock pegue umas dessas 2 então que possui DUAL BIOS

Recomendo que assista esses vídeos sobre RYZEN e leia o post sobre RYZEN, e também encontrará desempenho do R7 1700 com bios e drivers atuais, a maioria dos vídeos é recente e RYZEN possui ganho de performance comparado a uns meses atrás

O Custo x Benefício a longo prazo é do RYZEN e os motivos já foram relatados no primeiro post

O i7 atual é 4 core / 8 threads e o R7 1700 é 8 core / 16 threads

Como já disse no post acima, pegando a plataforma atual da Intel você ficará nesse i7 7700 sem possibilidade de trocar CPU ao contrário dos RYZEN que terá 12 NM próximo ano, e depois 7 nm e 7nm+

Vai ser i7 7700 e pronto ao contrário do RYZEN

A longo prazo vale a pena como já foi os motivos no primeiro post

Postado

@brender Entendi... a pinagem AM4+ n vai mudar por mais tempo.. já a da intel vai mudar...

Pro caso da AMD seria necessario water cooler se eu n for mexer com OC ou streaming? vou apenas jogar mesmo.

Postado
22 minutos atrás, ultradd disse:

@brender Entendi... a pinagem AM4+ n vai mudar por mais tempo.. já a da intel vai mudar...

Pro caso da AMD seria necessario water cooler se eu n for mexer com OC ou streaming? vou apenas jogar mesmo.

Ryzen são frios que até o cooler box aguenta o overclock nas B350

Ryzen são excelentes para streaming

Não precisa de Water Cooler

Postado

@brender

Bom saber hehehe :) Obrigado novamente pelas informações!!!

E sobre o coil whine que comentou, tem algo que possa fazer? é um problema na fonte ou na rede elétrica?

Postado
3 minutos atrás, ultradd disse:

@brender

Bom saber hehehe :) Obrigado novamente pelas informações!!!

E sobre o coil whine que comentou, tem algo que possa fazer? é um problema na fonte ou na rede elétrica?

Ai recomendo pesquisar mais no youtube e na internet sobre Coil Whine e barulhos de fonte

Acho que é na ventoinha, coisa assim

Postado
40 minutos atrás, brender disse:

Ai recomendo pesquisar mais no youtube e na internet sobre Coil Whine e barulhos de fonte

Acho que é na ventoinha, coisa assim

@brender

Meu receio é que o mesmo barulho sai do filtro de linha também.. e se eu tiro o cabo do computador, ele para.. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...