Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Java Aplicativo Java com Persistência de dados


Posts recomendados

Oi pessoal, gostaria da opinião de vocês. Estou trabalhando em uma empresa que utiliza vários dados espalhados em planilhas em pastas localizadas na rede local. Minha tarefa é criar um aplicativo que organize a lógica de negócios e os dados dessas planilhas em um só lugar, até aí tudo bem. Porém estou em dúvida em como fazer para fazer a persistência dos dados, pois o setor possui apenas 4 máquinas, nenhuma delas pode ser dispensada para virar um servidor dedicado. Provavelmente o setor de informática possui um servidor ou até mesmo um banco de dados já configurado, porém no momento considerem essa opção fora de questão por razões que não entram no escopo. Qual a melhor maneira que vocês me indicam para estar guardando essas informações, de modo que o aplicativo possa funcionar corretamente em qualquer nó dessa rede local?

Por exemplo, considerem que os dados consistem apenas em uma frota de 400 veículos, onde o objeto Veiculo possui os atributos: Numero, Placa, Modelo, Ano, Cor, Locadora, Fabricante.

 

Agradeço a disposição de vocês e qualquer contribuição!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lívia Barreto boa tarde.

 

A melhor forma de fazer isso é guardar as informações em um banco de dados. Veja qual desses 4 computadores tem o melhor hardware e instale o banco de dados e o servidor da aplicação nele.

 

Recomendo o uso do banco de dados PostgreSQL. Free, rápido, muito poderoso e leve. Usamos ele para nossa aplicação. Temos cliente com bancos beirando os 250GB de dados e ele funciona lindamente.

 

Desconsidere coisas como armazenamento de dados em arquivos texto, ler e alterar planilhas, etc.

 

E se quiser ainda menos dor de cabeça, faça o programa com interface Web. Não precisa instalar nada em nenhum outro computador. Apenas acessar o browser, digitar o endereço e pronto.

 

Como servidor de aplicação, existem vários disponíveis no mercado para web, como Tomcat, Glassfish, Wildfly, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TwistedSoul Boa noite! Obrigada pelas sugestões! 

Eu não manjo muito de desenvolvimento Web, por isso estava pensando em fazer usando java mesmo.. mas realmente tem a preocupação de criar um instalador para o jar no final. Se bem que depois vou precisar fazer um script de todo jeito para iniciar o banco de dados e o servidor automaticamente quando o Windows ligar, pois o pessoal do setor não manja de informática e quando eu sair, ao final do ano, gostaria que eles pudessem ao menos manter o aplicativo.

Com relação ao armazenamento de dados, estava pensando em além de usar banco de dados, exportar os dados para planilhas (como é feito atualmente) para caso o servidor fique off não impossibilitar os usuários de puxarem os dados, o que você acha?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lívia Barreto Boa tarde.

 

Mesmo com interface em web, o software inteiro seria desenvolvido em Java. A solução desktop, em Swing, também funciona, mas não é necessariamente mais fácil ou rápida de desenvolver.

 

Com interface web, ao iniciar o computador, tanto banco de dados como servidor de aplicação iniciam normalmente, o que dispensa agendador de tarefas.

 

Em caso de Swing, se necessitar de um .jar iniciando com o computador para gerenciar a comunicação com os clients, apenas coloque um atalho do .jar no Inicializar que tudo se resolve.

 

Coloque nos agendamentos apenas um script para backup diário do banco de dados. Aproveite e crie uma conta do Google, Dropbox ou Onedrive para guardar os arquivos de backup do banco. Se você vai sair no final do ano, sabe-se lá quem vai tomar conta do software e, como são PCs antigos, a probabilidade de dar problema é grande.

 

Sobre exportar para planilhas, já te adianto que é chato e meio complicado, mas tem como fazer.

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...