Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera!

Andei pesquisando muito na internet e não achei muita coisa, consegui algumas informações básicas, mas enfim eu preciso de uma ajuda pra fazer um projeto, se trata de uma central que abra e feche uma portinhola redonda de aproximadamente 5 cm de raio que ficará dentro de um tubo, já tenho toda a estrutura quase pronta, no entanto não sei como elaborar um relê que execute essas funções por comandos RF e/ou botão. Enfim, não sei a estrutura eletrônica, se já vende no mercado e como procurá-la... Preciso dessa ajuda!

Postado

Penso que um par clássico de transmissor e receptor FM, construído em circuitos analógicos, resolveria o problema. Veja o vídeo abaixo, que mostra o funcionamento de um transmissor FM básico com antena filamentar F5Rua4D.gif.

Quanto à abertura e ao fechamento da portinhola, as opções seriam: construir manualmente um relé e usar sua força magnética para movimentar o objeto; usar um motor adaptado ao objeto e controlar a posição angular do eixo (motor de passo, servomotor, entre outros). Eu indicaria, devido às complicações dos ímãs, o uso do motor.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Postado

Se a portinhola for apenas abre/fecha, sem estágios intermediários você pode usar um solenóide de partida ou de trava de portão ou pode construir um solenóide você mesmo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!