Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, sou iniciante em eletrônica, hoje tentei fazer uma fonte com um regulador LM317. Está regulando a tensão normalmente mas ta dando zero amper na saída, quando meço antes do lm317 dá os 1,5 do trafo certinho porém depois do regulador não dá nada, não liga nem um led, alguém sabe o porque ? segue o fotos da montagem e esquema.

-Estou usando um resistor de 10w 8ohns como carga pra medir a corrente, esse da foto.

-O transformador é de 20V 1,5A

-Estou usando uma Ponte retificadora no lugar dos diodos

21476308_1165085696959519_127554193_n.jpg

21443196_1165085656959523_976365209_n.jpg

21553275_1165085650292857_1223705141_n.jpg

21552294_1164969780304444_2087911293_n.jpg

Postado

EU tenho é trauma desse regulador huauahuhaa

Ei... uma pergunta de curioso... segundo o datasheet dele ele é ADJUST, OUTPUT e INPUT da esquerda para direita olhando de frente... Esquema ai de cima, este último do posicionamento dos componentes... ficaria E=ADJUST, A=OUTPUT e S=INPUT.  Ou seja, no input você não está jogando tensão nenhuma, está certo isso? Será que não está invertido isso ai?

Postado
45 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

EU tenho é trauma desse regulador huauahuhaa

Ei... uma pergunta de curioso... segundo o datasheet dele ele é ADJUST, OUTPUT e INPUT da esquerda para direita olhando de frente... Esquema ai de cima, este último do posicionamento dos componentes... ficaria E=ADJUST, A=OUTPUT e S=INPUT.  Ou seja, no input você não está jogando tensão nenhuma, está certo isso? Será que não está invertido isso ai?

Eu botei o regulador de costa ai ficou INPUT,OUTPUT,ADJUST. Ele esta regulando a tensão corretamente, porém não tem corrente nenhuma, estou achando que queimei o regulador de alguma forma, irei comprar outro e testar. Obrigado pela resposta.

Postado

Só retirar ele e medir as pernas* dele na escala de continuidade... se tiver em curto ou aberto está com problema mesmo... se tiver em curto nem precisa tirar do circuito que já dá para ver ^^

Uma coisa que notei só agora é que ele está sem dissipador... Os meus outros que eu tinham queimavam mais rápido sem o dissipador... mas mesmo com ele eles davam curto mesmo assim ^^ enfim... traumas...

adicionado 9 minutos depois

O povo vai aparecer aqui depois, mas tem como você postar a aparte de baixo do teu circuito? Ainda não entendi como você ligou o potenciômetro ^^ Se usou todas as pernas ou só duas...

Postado

@Rogério S De onde tirou esse desenho de placa? 

Ele parece ter sido feito para se usar reguladores 78XX e não LM317. 

Desse jeito não vai funcionar nunca. Veja a pinagem correta do regulador:59b37168755c8_images(1).png.0533f3983e436cc92e23656b8ece1250.png

Perceba que inverter só piora as coisas já que se ligar o pino ADJ. na saída da fonte é queima na certa. 

Postado
13 horas atrás, Mestre88 disse:

@Rogério S De onde tirou esse desenho de placa? 

Ele parece ter sido feito para se usar reguladores 78XX e não LM317. 

Desse jeito não vai funcionar nunca. Veja a pinagem correta do regulador:59b37168755c8_images(1).png.0533f3983e436cc92e23656b8ece1250.png

Perceba que inverter só piora as coisas já que se ligar o pino ADJ. na saída da fonte é queima na certa. 

Foi isso mesmo, peguei esse circuito na internet e não reparei na ordem dos pinos, olha como era pra ser: 

Fonte-vriavel-de-Bancada.gif

Postado

Então compre outro regulador, solde fios nele e conecta na placa da maneira que está desenhado. 

O LM317 esquece bastante, parafuse-o num dissipador grande, pode ser até esses de PC. 

Mesmo se ligar da maneira correta sem dissipador ele trinca. 

Postado
10 minutos atrás, Mestre88 disse:

Então compre outro regulador, solde fios nele e conecta na placa da maneira que está desenhado. 

O LM317 esquece bastante, parafuse-o num dissipador grande, pode ser até esses de PC. 

Mesmo se ligar da maneira correta sem dissipador ele trinca. 

Farei isso, obrigado pela ajuda.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!