Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia Pessoal!

Mais uma vez estou com dificuldade em continuar o código, nunca fiz nenhum com essa dificuldade e empaquei logo no inicio do código e não consigo continuar pois não sei direito as formulas matemáticas  e ainda não decorei também para fazer. Gostaria de uma ajuda para chegar ao resultado final,  Eu conseguindo fazer e tirar a duvida  nesse primeiro os próximos parecidos acho que ficariam mais fácil para fazer. Segue tópico da duvida:

// Função : Faça um algoritmo que receba o preço de custo e o preço de 
// venda de 40 produtos. Mostre como resultado se
// houve lucro, prejuízo ou empate para cada produto. Informe media de 
// preço de custo e do preço de venda.

//Parte que ja impaquei bem no inicio:

algoritmo "Exercicio22"
var
   pcusto,pvenda,mcusto,mvenda: real
   x: inteiro
inicio
   para x de 1 ate 40 faca
      Escreval("Qual o preço de custo do produto? R$")
      (pcusto)
      Escreval("Qual o preço de venda do produto? R$")
      (pvenda)
fimalgoritmo

Obrigado a todos desde j

• Membro VIP
Postado

Olá @leandromichetti.

A dica é simples: comece do mais simples, e vá ajustando para o mais complexo.

Faça esse mesmo algoritmo apenas para 1 produto e posta o código aqui.

Algo como:

Citação

Faça um algoritmo que receba o preço de custo e o preço de venda de um produto. Mostre como resultado se houve lucro, prejuízo ou empate.

Mais pra frente faça com 3 produtos;

Após, faça com 3 produtos e calculando as médias.

Por ai vai...

No aguardo.

Postado

Mesmo sendo apenas com 1 produto não consigo continuar, não sei as formulas de custo lucro e porcentagem direito to tentando aprender porcentagem venda e lucro no youtube mas mesmo assim ta difícil de aplicar e continuar:

algoritmo "Exercicio22"
var
   pcusto,pvenda,mcusto,mvenda lucro: real
   x: inteiro

inicio
      Escreva("Qual o preço de custo do produto? R$")
         Leia(pcusto)
      Escreva("Qual o preço de venda do produto? R$")
         Leia(pvenda)
      lucro <- venda - custo
      Se lucro 
fimalgoritmo

• Membro VIP
Postado

Olá @leandromichetti.

29 minutos atrás, leandromichetti disse:

Mesmo sendo apenas com 1 produto não consigo continuar, não sei as formulas de custo lucro e porcentagem direito to tentando aprender porcentagem venda e lucro no youtube mas mesmo assim ta difícil de aplicar e continuar:

Faz parte.. você tem que pesquisar sobre o tema, o que também inclui aprender a pesquisar.

Um dos objetivos dos exercício, além de desenvolver a habilidade de programar, também está em aprender um pouco sobre tema.

Mas vamos ao enunciado (o que está sendo pedido):

1 hora atrás, Simon Viegas disse:
Citação

Faça um algoritmo que receba o preço de custo e o preço de venda de um produto. Mostre como resultado se houve lucro, prejuízo ou empate.

Inicialmente faz uma analise... veja, não precisa se aprofundar no tema... o que é lucro, prejuízo ou empate? perceba que é trivial.

Lucro é quando o foi vendido com um valor maior do que gastou (custo);

Prejuízo é quando gastou mais do que o preço da venda;

E empate é quando você vendeu o produto com o mesmo preço que teve custos com ele, ou seja, não perdeu, nem ganhou. Teve lucro zero.

Não tem mistério... mas aproveita e dá umas pesquisadas sobre o tema: ex.:
https://www.google.com.br/search?q=calculo+de+lucro

No aguardo.

Postado

Fala simon beleza!

Putz cara mesmo assim não consigo, vou deixar pra lá e tentar fazer o proximo exercicio, se alguem futuramente postar ele dando continuidade no meu ou corrigindo o meu, e eu vendo como faz seria de grande ajuda. mas esse negocio de porcentagem lucro e prejuizo nao entra na minha cabeça. Eu teria que ver um concluido para fixar o jeito de fazer. Vou aguardar quem sabe alguem nao poste a solução no futuro. Obrigado pela ajuda!

• Membro VIP
Postado

Não cara... você que está criando uma tempestade em copo d'água, rs. Se trata de uma simples verificação do resultado do lucro. Se é positivo, negativo ou 0.

Veja:

21 horas atrás, leandromichetti disse:

lucro <- venda - custo

Não tem mistério.. e nem precisa se aprofundar no tema (eu acho interessante, mas não é obrigatório), nem usar exatamente os termos técnico (é desejável tb).. só ter uma noção básica.

Exemplo, eu trabalho com manutenção de celular (hipoteticamente). Tenho custo mensal de R$ 2900 (peças, aluguel, energia, água IPTU, a ponta do PM para vigiar meu estabelecimento, publicidade, etc etc, vamos supor que todo meu custo geral dá isso). Se eu consigo vender mensalmente meu serviço num total R$ 1950 por mês, eu tenho lucro, prejuízo ou empate?

Lucro = Venda - Custo.

Lucro = 1950 - 2900

Lucro = -950. Logo tenho PREJUÍZO de R$ 950.

se lucro maior que 0, teve lucro; (pois vendeu o produto num valor maior que o custo que teve nele)

se lucro menor que 0, teve prejuízo; (vendeu por um preço inferior aos seus custos)

se lucro igual a 0, teve um empate... (ou lucro 0)

No aguardo.

adicionado 7 minutos depois

ADENDO:

Perceba que é só uma questão de abstração. Seu código se resume em simplesmente verificar se um número é positivo, negativo ou 0. Apenas muda que esse número vem de uma conta de subtração, ou seja, numero = A - B. Percebe? não faz de diferença de onde o número vem... só quer saber se ele é positivo, negativo ou 0. No problema ele chama os positivos de "lucro", os negativos de "prejuízo" e o 0 de "empate", saca?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!